28 junho 2023

Hoje o mundo inteiro comemora o Orgulho Gay. Você também pode comemorar. É uma conquista que diz - respeito- a nossa humanidade

      A  comunidade LGBTQIA+ comemora hoje o dia do Orgulho Gay, por que neste dia, em 1969, na cidade de Nova York uma grande conquista foi realizada no West Village, na  Christopher Street, no bar Stonewall, um lugar de acolhimento a população homossexual e transexual. Um "reduto", palavra dessa época, um ponto de encontro, mas principalmente um lugar um pouco mais seguro, onde uns podiam proteger aos outros das sucessivas investidas tão agressivas e cruéis, da polícia e de civis. Proteção muito importante e vital, em uma época em que ser gay era "ilegal, crime". Ser gay também era considerado "doença mental". Dava-se eletrochoques para "curar" a homossexualidade. Dá para ser crime e doença mental ao mesmo tempo? É a logica da segregação, onde qualquer motivo era e é suficiente para tentar uma espécie de extermínio, de cancelamento, de linchamento. E foi ali mesmo, naquele bar, na ilegalidade- era proibido também aos gays se reunirem e beberem alcool- que reunidos e com a força que a opressão contínua e a luta perseverada fornece a cada um, que conseguiram enfrentar uma grande batida da polícia, e dar um basta.  A partir daí as leis do Estado de Nova York e dos EUA- não todo o país- começaram a mudar. Ainda há muito para conquistar nos Estados Unidos da América, no Brasil, no mundo. Mas informe-se.

   A partir de um pequeno letramento sobre o assunto, você, como eu, poderá comemorar este dia. Mesmo que você não seja gay - tem certeza?- todos nós temos um inconsciente bem pouco mapeado em termos de sexualidade. Todos nós poderemos ser qualquer coisa nesse campo. Mas isso é outra questão. O mais importante aqui,  no dia de hoje é que, mesmo que você "não tenha nada a ver com isso", tem.  Cada vez que uma população tão bonita quanto essa, luta por seus direitos e conquista mais espaço, somos nós humanos- somos?-  que subimos um degrau na nossa humanidade. Nos tornamos mais gente. Gente boa. Não boazinha. Boa gente. Entendeu? Entendemos?

  Caso você se interesse em saber mais sobre o tema, sugiro o filme "Stonewall, quando orgulho começou". Tem no Globoplay. E tem no youtube, dublado. Nem precisa ler as letrinhas. Nas entrelinhas, sempre. Assista que faz bem. Não é nem de longe um documentário- esses trariam um tanto mais tragicamente toda a situação vergonhosa do preconceito, da ignorancia, da sordidez, para com o universo gay.  É um filme colorido, de 2017. Que dará a você a possibilidade de conhecer um pouco mais, alguma coisa de fundamental na nossa cultura. Os diferentes modos de ser nesse mundo. Experimente. O meio ambiente tem você no meio.

Hoje, dia 1 de julho de 2023 assisti o Lulu Santos, no quem Pode Pod. Vale a pena: https://www.youtube.com/watch?v=0erQFq86PvE&t=3103s

  No mais desejo um arco-iris de felicidade  a todos vocês amigos que tanto amo, a todos os parentes que tanto respeito, a todos os pacientes que já passaram por meu consultório,  com suas questões de gênero. Seus medos, suas rejeições de família, suas lutas internas e externas, suas conquistas, e sua esperança de um mundo melhor. Vocês são um lindo exemplo de amor a vida e suas inúmeras possibilidades. Parabéns para vocês querides!!! Viva!!! O mundo também é de vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...