18 junho 2023

Acho que a série Black Mirror queimou e a tela não acende mais.

     Sabe quando você liga seu celular e aparece apenas aquela tela escura e sem vida... é ele parou de funcionar. Está na hora de comprar um novo. A gente já percebeu como as novas tecnologias preparam seus produtos para terem vida curta e serem rapidamente substituídos. É o capitalismo cada vez mais selvagem, o consumo desenfreado e suas múltiplas consequências. O planeta é que o diga, com tanto lixo eletrônico descartado. E tanta natureza sucateada para que novos produtos sejam feitos. Nossos biomas em desequilíbrio. Quem leu sobre isso, ou  pelo menos se interessou, durante o confinamento na pandemia já se deu conta do quanto tudo está interligado e não apenas a internet: a própria vida, o meio ambiente, o fim da Terra. 

  Mas não são apenas nossos aparelhos que compramos para durar, que caem em desgraça. Assisti a nova temporada de Black Mirror. E parece que a criatividade que deu origem a uma das séries mais instigantes dos últimos tempos, está em extinção. 

 Do primeiro capítulo da  primeira temporada, quando a sanha de haters exigia que o primeiro ministro ingles transasse com uma porca- era violenta a coisa sim- em cadeia nacional para que a "rainha do facebook" fosse libertada de um suposto sequestro, dava o tom do que viria a seguir. Situações antes inimagináveis, onde o conhecimento de informática, robótica, comunicação, ciências de todos os naipes, comportamento do consumidor, deslizariam por roteiros ágeis, assustadores, surpreendentes e inteligentes em  mais algumas temporadas.

  Ai  sexta feira eu entro na rede e decido "maratonar" a sexta temporada. Começa o primeiro episódio: uma mulher tem sua vida copiada no streaming, ela vive aqui e aparece ali na tela quase em tempo real. Só que. Selma Hayek ( que eu adoro desde Frida) faz o papel da vítima clonada na ficção- ficção não, por que é a vida real dela, ok.  Mas está representada por essa atriz, que de fato não estaria interpretando a vivente de enredo copiado,  a imagem de Selma é recriada artificialmente, para contar a história de vida da vítima em questão. Das vítimas.

 Enrolado, mas nem tanto. Taí, a moral da história é a de que não costumamos prestar atenção no contrato que damos anuência- será que você já leu algum deles- pergunto- quando  resolvemos fazer parte de uma rede social ou contratar um streaming.  Sabe aquele boato que surge de vez em quando no velho e bom FB dizendo que "a partir de amanha  nossas fotos e fatos poderão ser usados como eles bem entenderem"... por ai. Somado ao fato de que -existe sim uma escuta- nos sistemas que ligam os celulares e, nossa vida pode estar sendo escutada e aproveitada em algum folhetim.. vai saber. Bom saber mesmo. Tá, boa. Meio arrastado o episódio, mas gostei. vamos continuar.

O segundo episódio fala de uma cidadezinha deserta, devastada no passado por notícias de assassinatos de um suposto torturador. Hum, assiste esse, você. O fato de ter filmadoras antigas e novas,  e máquinas fotográficas. não quer dizer nada. Esse episódio francamente já está fugindo muito da idéia inicial. 

 Terceiro, decido pular e assistir um que tem um nome de mulher. Ela vira lobisomem. Hein... embora a moral do enredo queira mostrar a morbidez e falta de ética do humano, via esses fotógrafos "paparazzi.".. não tem nada que ver diretamente com "Black Mirror". E o próximo episódio se chama "Demonio". Aí desisto. Não dei um spoiler. Só um sinal de alerta caso você como eu, sejá fã da série. Não me acendeu a imaginação, curiosidade, nem aquele frio na barriga de pensar no que a tecnologia é capaz. O lado bom disso: é possível que nossa capacidade de pensar seja muito maior do que as novas tecnologias que logo se tornam obsoletas. E portanto, a série teria ficado datada ou sem assunto. 

 O lado melhor ainda é que eu desliguei o computador e fui ler "O que é o racismo estrutural" de Silvio Almeida. Ali tem um enigma a ser desvendado- estrutural, por que a utilização dessa palavra. Vale a leitura, Melhor do que perder a cabeça com uma série de streaming, é mergulhar fundo nas questões mais importantes que nos faz menos humanos. O racismo é uma delas. Entenda como esse conceito foi construído especificamente para a manutenção de privilégios da branquitude, arrogante e vergonhosa em sua capacidade segregadora. Que essa temporada de horror, há mais de 500 anos no Brasil, finalmente termine.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...