22 setembro 2022

O envelhecimento vem sem manual de instrução. É ir aprendendo com o que se apreendeu a vida toda.

   Enquanto Cláudia Raia experimenta e trata de realizar o desejo de ser mãe mais uma vez, aos 55 anos, fico aqui pensando o quanto importante é aceitar o próprio envelhecimento que vem chegando.  O meu, claro. Somos singulares, no organismo também. 
  Quem tem pique de ter um filho nessas alturas, faz muito bem. Quem não tem mais essa necessidade, também. Quem sabe se "os 50 são os novos 30", como a mídia anunciou que a atriz tenha declarado, é ela mesma. Já eu penso que quem tem 30 de fato, hoje, tem mais a  aprender com Cláudia do que sua possibilidade atual de colocar no mundo um lindo bebê- e  saúde para ambos. Aos 20, 30 ou 40, é preciso tomar consciência de que a vida segue seu rumo. É importante cuidar-se desde ali. Veja a futura mãe: foi bailarina, é ligada ao exercício físico, aos bons hábitos alimentares, à arte de viver bem. Isso ajuda? É fundamental.
  Nem tente fazer em casa, na idade dela. Claudia parece ter treinado, se exercitado durante sua existência para encarar esse momento. Outras mulheres podem pensar: se ela pode, eu também posso. Em termos. Conceber um filho é uma coisa, levar a gravidez a termo, outra. Requer preparo físico. Um organismo equilibrado. Uma vontade férrea. E sorte.
   Lembro da também atriz Michelle Pfeiffer, que ja deve estar cortejando a casa dos 70,  dizendo ha uns anos atrás: "bonita por fora, nem tanto por dentro", mais ou menos isso. E eu não entendia bem ao que estava se referindo. Era ao próprio organismo, que já não funciona tão bem. Mais cansaço, menos folego, a boa memória dando lugar a algum esquecimento. A pandemia e o recolhimento social forçado pelas circunstâncias mostrou com muita clareza, a vulnerabilidade do vivente, ainda maior de acordo com a idade. Quem duvidar desse fator, que se cuide. E muito bem. Para gerar qualidade de vida, a própria. E não necessariamente, mais uma vida. 
    O envelhecimento realmente não vem com manual de instrução, temos que prestar atenção em nós mesmos. Saber o que nos cái bem em termos de alimentação. Talvez habitos de tempos atrás precisem ser repensados. A intolerância a glúten por exemplo, pode acontecer a qualquer pessoa. Já não temos mais a mesma capacidade de digestão. E se pensarmos com honestidade, quando o ser humano em qualquer época deveria ingerir determinados alimentos? Açúcar pode ser prazeroso, mas estudos mostram que corroem os ossos, desde o Egito Antigo. Então não nos enganemos. Muito mais do que uma retocada de botox, uma massagem para tirar celulite, a questão do cuidado consigo mesmo passa por conscientização: vamos mudando, desgastando, precisando repor vitaminas. E manter um propósito. Manter-nos curiosos e desejantes, em movimento, para seguirmos bem.
    Vamos em frente? Boa e atenta caminhada para você. Para todos nós. 

2 comentários:

  1. O importante é envelhecer com dignidade mantendo os nossos valores e características únicas que nos fazem especiais. Não adianta só uma boa aparência se você é vazia por dentro.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com voce Lulu. Isso ai. Bjos

      Excluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...