11 março 2016

Quem assistiu a série "Black Mirror"? Não viu? Então assista.

Assisti quase toda a que tinha disponível  no NetFlix.  Um mix de tecnologia com fenômenos de massa.Manipulação das massas de forma radical. Por aquilo que pensávamos, tornaria a comunicação mais singular,one to one,  do que a televisão ampla e geral. Que nada, é  a internet tomando conta da vida. A informação como redução de possibilidades, massacrante, acachapante. Ninguém mais pensa, as pessoas são  levadas pelos ditames do social. O grande Outro aqui é um" big brother" do quinto dos infernos.


Talvez o mais chocante dos capítulos (  independentes, mas coerentes no todo)  seja o primeiro, o do ministro que se vê obrigado a pagar o resgate da "princesa" do facebook, através de um valor inusitado: sua própria honra, seu corpo, sua humilhação pública. Para soltarem a princesa sequestrada pedem( quem pede?Não importa quem, todos os "espectadores" desse circo que a vida se tornou  exigem que ele cumpra o pedido de resgate) e transe com uma porca,sim com uma porca, transmitido na Inglaterra, em cadeia nacional. Qual o sentido disso?  Nenhum. Mas é uma série que mostra o ser humano entre a indiferença total ao seu semelhante ao ódio  gratuito e  mais do que exacerbado.


Ha também uma caça as bruxas.Um moralismo sórdido, que rejeita qualquer diferença. E um sentimento de culpa também é sublinhado..  E as punições mais horrorosas a todo tipo de crime e não crime. O homem é meio  sociopata. A outra metade é um mero acessório a serviço da tecnologia.  Uns gatos pingados sentem. Medo e  culpa, principalmente. Amor? É puro reflexo no espelho.  Interessante, assustador. Estética futurista predizendo mesmo o que ha de vir por ai. Assim como todo o resto.  Socorro.


Imagens de divulgação da série encontradas no Google.  Vou assistir as próximas temporadas. Muito criativo, bem idealizado, coerente toda a proposta e assustadora.

0 comentários:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.