21 agosto 2013

"Nunca fomos um. Sempre fomos dois e por isso nos preferimos." ( Antes da Meia Noite)

 Conhecer bem uma pessoa é como se aprofundar em um idioma. Há sempre muito mais a aprender.
A língua que se fala é viva, dinâmica, cheia de novos empregos para palavras antigas, e cheia de novas palavras. Novo jeito de dizer as coisas. Contém toda a poesia que ainda não foi escrita. Feito aquela história do pedaço de mármore que guarda a escultura que ainda não foi concebida, descoberta. Assim é o idioma, e um ser humano diante do outro.
 Acabei de assistir, Antes da Meia Noite com aquele casal dos filmes anteriores: a francesa e o americano. Preguiça de olhar os nomes que não sei de cor. Gosto muito do trabalho dos dois. Ele especialmente em Gattaca, grande filme, que ja comentei por aqui.antes.
 O filme se passa na Grécia. Um ambiente romântico, para falar de relações, nosso assunto predileto- nós seres humanos em geral. Bom filme, quem nunca foi casado que atire a primeira pedra. Quem não viveu aqueles conflitos, quem não travou aquelas batalhas verbais.Quem não teve uma mulher tagarela sem limites, ou um homem que não quisesse discutir a relação? Ah bom para assistir quando se chega em casa e relaxar. Assistir fazendo esteira, quando se quer correr. Aliás o que diriam os gregos antigos, os fenomenólogos alemães diante de uma esteira que não sai do lugar? Mas anda, os músculos se movem, ganha-se condicionamento, No mesmo lugar,. Tem movimento é verdade. Mas no mesmo lugar. Enfim, como um casamento tem movimento, mas sempre com o mesmo par. Isso é sono. Cansaço. Tanta coisa para contar. E me calo. Boa noite. Bom dia. Bom por do sol.
                                            Quanto tempo você aguentaria viver com alguém
                                                       é uma das questões do filme.



foto de divulgação do filme encontrada no Google.

12 comentários:

  1. Oi, Camille...

    Uma boa pergunta. Quanto tempo? Antigamente viviam a vida toda, pois se acostumavam. Mas hoje... tudo tão descartável, tão imediatista, tão sem paciência pra nada. O novo sempre é mais interessante do que o reciclar, o recomeçar de novo.
    Eu admiro quem passa a vida inteira com uma única pessoa e vive bem, com respeito, amor, mas gosto dessa liberdade de hoje, de poder viver por livre e espontânea vontade e fazer escolhas.
    Cada um é cada um.
    Acho que antes a vida a dois era uma esteira e hoje é uma maratona.

    Beijos...
    Uma maravilhosa semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Antigamente a vida era mais curta. A vida toda era uns 40 juntos. No maximo. Rarissimo alguem fazer "bodas de ouro". Agora nao é mais assim. A vida toda ou é sorte ou camisa de força. Se tiver bom, que bom. Se não tiver as pessoas podem ate ficar amigas e procurar outra vida para viver. Concordo com voce Clara, admiraçao e tb liberdade. Bjos

      Excluir
  2. Ainda não vi esse filme, parece bem bacana.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se ja conheço voce um pouco Lulu, vai gostar sim. Pode assistir. Bjao

      Excluir
  3. Gostei da analogia. É verdade, as relações exigem algum esforço por conhecer o outro e não deixar escapar a própria individualidade. Como o outro e nós mesmo estamos em constante mudança, a relação requer ajustes contínuos, por isso estar nela exige vontade. Boa vontade. Numa sociedade em que cada um olha cada vez mais para o próprio umbigo, relacionar-se com alguém afetivamente é um desafio.

    Tanto pra dizer e você se cala... Está cansada, amiga? Mas o texto ficou muito bom, imagina se decidisse falar pra valer! Como naqueles textos seus em que faço mil viagens, a caixa de comentários nem cabe o tanto de coisa bacana que tenho vontade de conversar contigo.

    Respira fundo, você dá conta.

    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Michelle, você é uma fã muito generosa dos meus textos. Pois eu gosto muito dos teus comentarios. E concordo com eles. É preciso sim, vontade e boa vontade. E o texto do filme nao é burro não. Mas tb não é nenhuma obra prima. É menos imbecil que a maioria. Tem alguns belos momentos, de conversas entre esse par. A critica sentou o sarrafo. Claro, falar é facil. Vai fazer, valente!!! Estou exausta Michelle, meus dias andam com muito trabalho, estudo e acontecimentos complexos. Ja não posso ficar falando tudo que bem entender no blog, uma vez que Camille foi ligada o nome aos bois. Mas... voce sabe... BJOS

      Excluir
  4. Eu vi o filme. Gostei. Mas acho que gostei mais pelos filmes anteriores e do ator e da atriz do que o filme em si próprio.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito dos anteriores, especialmente o primeiro. O segundo lembro bem. O primeiro precisaria ver de novo, é uma ideia.
      Voltou de viagem? Quero saber as novidades.
      Boa semana querida.
      Bjos

      Excluir
  5. Oi, Cam!!
    Quanto tempo conseguiria viver com alguém? Essa é a pergunta que não se faz, afinal, ninguém sabe a resposta se não 'conviver' (viver junto), mas existem casais que vivem juntos mas não convivem. Até acho que para o casamento ser duradouro é preciso um certo mistério e glamour. Não precisamos dizer tudo e muito menos sermos relaxados demais.
    Eu quase dormi nos dois primeiros filmes, mas fui persistente, até porque queria saber o final :) Já esse terceiro, me disseram que a mulher fala demais... Taí uma coisa errada nos casamentos - fala-se demais, reclamam-se demais, como se a parceria fosse para encher o saco. Acho um porre discutir relação e penso que antes do casamento é preciso colocar na mesa o que se espera desse casamento, pois saberemos de antemão se o que esperamos desse casamento compactua com os anseios do outro.
    Eu acredito na união duradoura. Acabei de vir de um blogue (Sexta-feira) que a Elvira completou 46 anos de casamento. O companheirismo tem que existir, pois sem ele, as crises financeiras, sexuais, emocionais, etc.. não serão superadas. As crises sempre existirão em nossa vida, mesmo que solteiras - as crises são individuais - no entanto, saber que temos alguém com quem dividir o peso delas torna a vida menos assombrosa.
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Figuraça voce Luma. Claro que só vivendo. Mas tem gente que consegue imaginar que nao passaria nem X anos com ninguem. O fato é o que filme chega a esse nivel de questão, por que a avó de não sei quem. O fato é que hoje vive-se muito tempo, muitas vidas. E ai viver 50, 60, 70 anos com alguém se torna assunto em debate. Sem tornar o filme chato. Acho que esse talvez seja o mais interessante, pensando bem; Bjos querida, bom final de semana!!!

      Excluir
  6. Querida Camille,

    Não assisti o filme, mas fiquei interessada, vou alugar no proximo fds.

    Quando a conhecer alguem, penso que podemos viver uma vida inteira e não conhecer totalmente. Sempre haverá algo, mesmo que seja puro.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce, inclusive acredito que podemos mesmo viver a vida toda, todinha e vamos morrer sem conhecer tudo de alguem ou nde nós mesmos. Quanto ao filme, acho que é dos teus, você vai gostar. Aluga sim. Você entende desses assuntos do coração. Vide suas lindas poesias. Bjos flor.
      Cam

      Excluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...