17 maio 2012

Saúde é uma questão pública ou privada?

Ha dois dias assisti , na USP, uma palestra com o Professor Emerson Merhy, que falou sobre o nosso Sistema Único de Saúde e as multiplas facetas dessa realidade.

Hoje recebi pelo correio o livro do querido amigo André Pereira: "Conselhor de Favores - Controle Social na Saúde: a voz dos seus atores" e vou começar a ler agora mesmo.

Já assisti a uma entrevista do André , sobre o que descreve no livro, e fiquei impressionada com a situação: pessoas compram cirurgia, vaga na fila e o que mais for, no SUS. Que alías, apesar de "público" "atende a interesses muito particulares", no dizer do Professor Merhy.

Quero entender tudo isso a fundo. E felizmente não preciso conhecer como consumidora, usuária ou paciente.

Podemos ter sim um Sistema Unico de Saúde, aos moldes da Inglaterra por exemplo. Para isso nossa noção de Estado, público e privado também terão que mudar. É um trabalho molecular, como disse o Professor Merhy. De formiguinha. E é uma escolha.

Eu quero um país com saúde, e você?

Parabéns ao amigo André e muito grata pelo livro. Será devidamente divulgado, nas minhas duas pós. E vida longa so Professor Merhy, para que com seu pensamento esclarecido e bem articulado, consiga mais e mais conscientizar as pessoas da necessidade de mudança, por um país mais decente e saudável. É isso. E já é um tanto de coisas para pensar a respeito.

Quem quiser ler sobre a palestra do professor Merhy, está em www. cameliadepedra.com.br

(foto de divulgaçao do livro de Andre Pereira e foto do professor Emerson Merhy, encontradas no Google)

2 comentários:

  1. Oi Luma.
    Tudo bom amiga? Nao estou conseguindo arrumar esse texto aqui. Eu coloco tudo junto e se espalha de novo, por que sera? obrigada. Bjos

    ResponderExcluir
  2. acho q precisamos muito debater sobre o tema, já q o brasil anda complicado nesse segmento. beijos, pedrita

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...