22 janeiro 2011

Olhos Azuis de José Jofilly. Ele é O cara.



Assisti "Olhos Azuis", um filme brasileiro atípico, daqueles que conseguem mesclar o ator estrangeiro com o ator brasileiro, o cenário (pelo menos em tese, o que é ainda mais interesssante) estrangeiro com o sertão brasileiro e contar uma história bem contada. Que não tem cara de novela da Globo e também não tem cara de "Cinema Novo" reeditado à exaustão. O que eu quero dizer com isso? Não é jogar pedrada no que já foi feito, mas me admirar do que pode ser feito e do que já está sendo feito. Já faz um bom tempo que o cinema brasileiro precisava sair dessa neurose de só contar a história da miséria e o que é pior, sempre da mesma maneira, como se isso fosse ser "crítico" e "desalienado" da nossa realidade. Esse filme - Olhos Azuis- corta esse nó com tesoura, ao invés de ficar tentando desatar cansando os dedos. No sentido de que, vamos deixar disso: não é pecado falar Inglês, contratar um gringo para contracenar, expandir os temas. Ser ainda mais crítico, só que de forma inovadora, interessante e envolvente. Sem lançar mão de talentos consagrados como Tony Ramos e Gloria Pires como vimos recentemente na boa comédia "Se eu fosse você" 1 e 2. Onde a linguagem das novelas , seus atores e seu estilo se transportam para a telona e suspiramos: finalmente uma comédia nacional, que não é uma chanchada. É uma história leve e contemporânea para a gente gostar de ir ao cinema ver os brasileiros darem um show de bola.
"Olhos Azuis" não precisou botar globais em campo para marcar um lindo gol. É uma atriz desconhecida -Cristina Lago, um ator de quem nunca ouvi falar- Irandhir Santos e o ator americano David Rasche- que lembra de longe a fisionomia do grande ator Burt Lancaster- com quem jamais tinha visto nenhum filme, que dão um show de cinema. Numa história triste, cheia de preconceito e arbitrariedade, passada no serviço de imigraçao nos Estados Unidos ( com a perspicácia de não mostrar nem em um segundo a cara de Nova York e você conseguir acreditar , pela boa direçao e boa atuação que está diante do departamento de imigraçao do aeroporto JFK) e entremeada pelo cenário de natureza tão nua e seca como a do sertão nordestino.
O filme vai mostrando pelo olhar do diretor e roteirista José Jofilly, a fragilidade humana, seus enganos, sua segregação idiota.No meio da avalanche de morte que a vida traz, somos sempre, todos iguais, independente do sotaque, da educação, da origem ou da cor dos olhos.
Só tinha visto um filme assim antes: "Urubus e Aspirinas", que conseguiu misturar com tanta naturalidade, ingredientes tão misturáveis como o Brasil e um país estrangeiro. O que antes parecia um tabú intransponível. Gostei muito mesmo. E não foi surpresa descobrir que a direção e o roteiro de "Urubus e Aspirinas" também são de José Jofilly. Ele pegou a mão, pegou o jeito de fazer a coisa. Não sei o que a crítica especializada anda ou andou dizendo sobre esse filme, mas estou curiosa. No meu entender, com trabalhos assim o Brasil sái da sua inferioridade com relaçao ao cinema argentino que vem caminhando a passos largos no sentido de criar tramas com carater universal. Não só recomendo esse filme como digo: você tem que ver com seus próprios olhos, sejam eles azuis ou não.
(fotos de divulgaçao encontradas no Google)

5 comentários:

  1. quero muito ver. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Oi Camille, minha cinéfila predileta.
    Gosto dos comentários que você faz sobre os filmes que assiste. Quando se trata de uma obra que já assisti, não poucas vezes a tua perspicácia descobre uma nuance dramática que me passou despercebida. Mas geralmente, como agora, você traz à luz filmes que, suspeito, normalmente não despertariam à minha atenção. (Cinematograficamente, preciso ser guiado para não ser tragado de vez pelos blockbusters de Hollywood). Anotei a obra no meu caderninho, para conferir quando passar por aqui.
    Cinema é, sobretudo, entretenimento.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa resenha e indicação Camille.
    Deve ser um filme muito bom mesmo, saindo da linha dos policiais heróis ou histórias da miséria brasileira.

    Bom domingo

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Boa dica, anotada.

    Hoje tem bolo lá no O que elas estao lendo te espero por lá.

    Bjao

    ResponderExcluir
  5. Ola Camille!
    Tambem adoro filmes, mas sou muito seletiva. Quando chegar no Brasil, quero ver olhos azuis, pois aspirinas e urubuis e um filmao!
    Olha, que pena que a sua amiga nao conseguiu vir a Auroville.Mas tudo tem seu momento. E tao lindo o mundo virtual, proporcionando reencontros, e assim que sinto em relacao a voces. Um dia nos encontraremos para um cafe!
    Namaste.

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...