17 março 2023

Salvador Dali bem aqui, na caixa do supermercado. E aí Brasil...

   Escuto assim: "chocolate derretido"...será que foi isso que ouvi....relógio derretido... Nossa... o que você está me perguntando... saio de minha distração a observar pessoas pagando nas diversas  caixas do supermercado. É a minha vez, passo os produtos e a moça sorridente do caixa fala comigo. Ela insiste na pergunta: é o relógio derretido do Salvador Dali? Olho para ela sem entender direito. Ela aponta para meu colar. 

  Começo a sorrir de alegria. E repondo: sim! É sim!  Claro! É isso mesmo. É o relógio derretido de Salvador Dali ! ( o pintor  surrealista espanhol  o repete em quadros. E está ali reproduzida em uma pequena bijuteria prateada no meu pescoço).  Por mais alguns segundos lembro do museu em Paris e do dia em que compramos essas pequenas jóias: eu,  minha filha e minha mãe. Que viagem linda e importante para nós, apesar do calor anormal que fazia, lá se vão 12 anos. 

    A moça continua animada com a conversa e  suponho, com a minha receptividade.. Eu pelo menos fiquei entusiasmada em escutar o que me dizia. Ela fala em Magritte. E aí diz: eu gosto dos surrealistas, mas  prefiro os impressionistas. Vai  discorrendo uma lista de comentários inteligentes, rápidos o suficiente  para manter a conversa, enquanto passo as compras e ela digita..Já não me lembro com que gancho, pergunta se gosto da Frida Kahlo. Sim! E se conheço uma pintora contemporânea dela: Remédios Varo. É mesmo? Não conheço, mas vou procurar saber. A moça me fala de um quadro com o céu que vai descendo pela tela...Você estuda Artes? Ela diz que não. Eu digo: ah sim, você gosta, aprecia as artes plásticas. Ela sorri. É isso.

   É isso e muito mais. Ou muito menos. La vou eu com minhas sacolas pensando: escola, universidade, oportunidades, futuro...

   Alguns dias depois volto ao super mercado. Reconheço a moça do caixa: foi você quem me falou do Salvador Dali? Ela confirma e pergunta: você já leu sobre a Remedios? Ainda não, respondo. Mas vou ler. Contei para todo mundo o que você disse sobre meu relógio derretido. Você foi a única pessoa até hoje que conseguiu associar a imagem dos quadros aquela bijou... É verdade.  Mais tarde penso: meu pequeno reconhecimento- um elogio, tentando tapar o buraco das imensas desigualdades desse país, ainda mais com a população negra, historicamente desprivilegiada, que tem dois muros pela frente: a pobreza e o preconceito racial. Talvez o sistema de cotas possa fazer alguma justiça. Mas, e o percurso até a universidade. É possível? Ou alguém com tanto interesse e entusiasmo pela vida, ha de estacionar no caixa de um supermercado? Nem adianta o auto- engano redentor de nossas consciências, não se trata de "meritocracia" . O futuro é desafiador, requer muita luta de um lado, e o abrir mão, de outro.

Torço por você moça do Dali. Que o mundo seja acessível ao seu usufruto, para além da sua caixa registradora.

2 comentários:

  1. Olá, Camille!
    Muito interessante teu texto. Eu adoraria ter uma conversa assim com uma pessoa que trabalhasse num caixa de supermercado. Mas é um acontecimento raro. Legal refletir sobre a universidade, a arte, o conhecimento,etc. mas será que ela -- a moça do caixa -- deseja ser universitária? Será que ela tem planos nesse sentido? Creio que essas questões, são verdadeiras alavancas para buscar novas oportunidades na vida, pois estão, todas elas, imbricadas no viver de cada um.
    Adorei o texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Marli, nada sabemos sobre o desejo do outro, apenas inferir. Pelo entusiasmo com que a moça me abordou, olhou para a tal bijouteria, reconheceu ali Salvador Dali, fiquei pensando no quanto ela estaria muito interessada sim, em oportunidades que a levem mais longe. A realidade de nosso país hoje ainda é: que bom ter um emprego, poder colocar comida na mesa. Muito legal que voce mantém seu blog, e até da um rolezinho pelos outros blogs. Obrigada pelo comentário.

      Excluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...