Esse é o enredo metáfora do filme "Não olhe para cima". Tem gente chamando de "obra prima". Não é não. Mas é uma bela chamada para os negacionistas de toda ordem acordarem. Será? Será que os negacionistas de plantão sabem o que é uma metáfora? Sabem inclusive que são negacionistas?
O filme tem um elenco bacana. Merryl Streep no papel de Presidente dos EUA. Que pena, uma mulher de olhos vendados no poder. Em compensação é também uma mulher, Jennifer Lawrence no papel, da cientista Kate Dibiasky, quem descobre o cometa, catástrofe cada vez mais proxima..
Americano para fazer um filme faz muita produção, interessante. Um filme imperdível com o mesmo tema, é o" Melacholia "de Lars von Triers, Ali um cometa também vai colidir com a Terra. Um fim anunciado, e a forma do leigo medir a aproximação é uma simples bola de arame, como um coador de café de pano. É dali que se vê quanto falta para o cometa preencher todo o espaço da bola. Quanto falta para colidir com a Terra. O recado é o mesmo. Na pele de duas irmãs, uma que nega e nada quer saber sobre isso, e a outra consciente desse fim, cada vez mais preparada. Um unico cenário dá o panorama. Bonito que as duas morrem juntas. Tem situaçoes que parece, tanto faz, acreditar ou não, morre-se do mesmo jeito.
Foi o que aconteceu com a Covid, antes de surgirem as vacinas: negacionistas e desesperados com a realidade morreram. Muitos. Mais de 600 mil pessoas. Agora com as vacinas, a coisa é diferente. As pessoas podem escolher se salvarem de uma infecção forte, fatal, ou não. As crianças inclusive terão essa oportunidade.
Mesmo sem a poesia de Melacholia, talvez esse filme consiga o objetivo de mostrar à grande massa sem informação, cultura, ou castração, que o desleixo para com o planeta Terra, é o desleixo com nossa própria vida. A interferencia constante nos biomas, o dramatico desmatamento da Amazonia, a oscilação nos cuidados com relação ao Covid. A pobreza, a criminalização da pobreza, as desigualdades gritantes, tudo isso vem acabando com nosso lugar. E com a humanidade.
Quem puder que feche a torneira na hora de escovar os dentes. Essa agua que escorre constante ainda ha de nos faltar. Para dizer o mínimo dos minimos.
E vacine-se contra o covid,( todas as doses que puder, use mascara, use alcool gel). . Esse meteoro que vem com suas investidas. E que podemos evitar.
Vamos imaginar: o que você salvaria se estivesse chegando o dia dessa colisão, o fim do planeta?
Em uma hora dessas tudo cai, tudo perde a importância. E podemos olhar o mundo sem mais engano. Nada faz o menor sentido. Espero que não precisemos chegar até esse encontro com o rochedo para finalmente concluirmos alguma coisa sobre nós mesmos.
Feliz 2022! E que seja um ano bem vivo. E bem vivido.
Feliz 2022! Vivemos tempos difíceis... Esta pecha de "negacionista" está sendo muito usada atualmente. Não acredito que seja o seu caso, mas, muitos a usam indiscriminadamente contra aqueles que têm opinião diversa, não podemos mais discutir, duvidar, inquirir sobre alguns assuntos que já vem ela... negacionista, terra planista etc. Penso que não podemos negar ao outro a liberdade de ter opinião diferente. Em tempo, eu já tomei a terceira dose da vacina, mas não deixo de questionar o curto espaço de tempo em que ela foi desenvolvida, acho que ainda precisamos de um pouco mais de tempo para termos a certeza de sua segurança, ou seja, fomos todos forçados pela urgência a nos tornarmos cobaias. Acredito que o tempo revelará a segurança destas vacinas, mas, ninguém ainda, nem os fabricantes, têm esta certeza. Estou bastante preocupado com a vacinação em crianças. Vou conversar com o pediatra do meu filho para decidir...
ResponderExcluirOla Paulo, muito obrigada. Um feliz ano novo, cheio de alegrias e boas surpresas para voce e sua familia!
ResponderExcluirAs pessoas estão muito perdidas e discutindo por besteira a maior parte das vezes não é? Ter opinião é bem diferente de negar a realidade. Então estou utilizando esse termo para incluir essas pessoas que no filme acreditavam na presidente que custou a acreditar e depois a declarar que um cometa de proporçoes avassaladoras colidiria com a Terra. Assim como no mundo inteiro milhares de pessoas morreram sem vacina, por Covid. Primeiro por que nao tinha. Depois por que se recusaram a tomar. A situação nos EUA ´´e gravissima. Como dizem os jornais ha umm abismo em termos de perigo, de dano, entre quem tomou desde a primeira vacina e quem nao tomou. Quanto a vacinação de crianças realmente a gente se preocupa com as nossas crianças, com toda razão. Antigamente uma vacina levava um tempo muito longo para ser realmente comprovada a eficacia. As circunsrtancias permitiram uma urgente eficacia. Hoje na Folha de São Paulo a Margareth Dalcomo escreveu um artigo muito bom sobre a vacinação em crianças. A pesquisa que foi feita entre a idade de 5 a 11 anos. E a segurança que a vacina da Pfiser vem apresentando nessa populaçao. Da uma olhada, que voce vai ficar mais tranquilo. Essa mulher é brilhante.
Boa tarde. Decidi, depois de conversar com o pediatra do Arthur, a vaciná-lo. Tudo indica que os benefícios são muito maiores do que os riscos... Obrigado pela visita lá. Abraço.
ResponderExcluirQue bom que voce tomou essa decisão. Ontem o Dr Ricardo Chaves, um pediatra bem conhecido no RJ. E a quem prezo muito, postou uma fala com uma explicação minuciosa de por que o sim pela vacina. Eu me esqueci como é que manda alguma coisa aqui para o blog. E postei numa antiga pagina que tenho no FB, O Mulheres sem prazo... A gente não sabe o que mais vem por ai. Precisamos deixar nossas crianças protegidas. Ele fala em uma idade menor que 5 anos. Espero que logo vacinem crianças bem menores. Inclusive aquelas que ainda não falam de tão pequenas. Bacana Paulo. Saude para todos nós.
ResponderExcluirSou louca para ver esse filme.
ResponderExcluirEstou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.
Big Beijos,