27 abril 2020

Sobre o corona virus e o preconceito contra os idosos. Que grande engano.

          Tenho ouvido aqui e acolá que se iniciou um preconceito contra idosos, com relação ao corona virus. Por que hein? Alguém é tão ignorante de pensar que o idoso é um vetor preferencial de transmissão  do virus? NÃO.  Ao contrário. O idoso se pega o virus, de uma maneira geral,  tem um grande risco da coisa  evoluir para sintomas mais graves, até morrer. Percebe? Não é que o idoso possa ser portador de uma forma mais grave do virus. NÃO.. É como eu disse, o idoso tem o risco de , ao contrair o corona virus, igual para qualquer pessoa, evoluir para um quadro mais grave e "ir a óbito" como os médicos acabam falando pelo jargão da profissão. 
         
     Então pára com isso. Se você estiver em lugar fechado e ver um idoso, uma idosa, um casal de idosos com a máscara, não é por que eles estão com corona virus. Eles estão usando a mascara para se protegerem de você, mocinho ou mocinha, que se acham invencíveis. E vocês sim , podem ser portadores do virus, encubado ou nas suas roupas, nos lugares que vocês tocaram, nos espirros que vocês dão e também no seus halitos.  Então, olha o respeito. O virus é democrático mesmo, pega em qualquer um. A diferença é que mata com mais frequência, as pessoas dos grupos de risco. Os idosos são grupo de risco. Assim como  as pessoas que tem problemas cardíacos, pulmonares,( como asma) , pressão alta, e diabetes são grupo de risco também. O que acontece? Uma pessoa idosa é mais propensa a ter essas comorbidades, não é verdade?
       
    O novo ministro, já falou em seu primeiro pronunciamento no cargo- que fala mais infeliz- que entre um jovem que tem o futuro todo pela frente e um idoso, escolheria o jovem para viver. E ai pergunto eu: o país é tão sem recursos que será preciso fazer esse tipo de escolha? Que falta de empatia, sujeito. Está na hora de conseguir mais recursos, de transferir recursos de uma área para outra, de vocês abrirem mão de seus salários e privilégios estratosféricos em beneficio da SAÚDE. 

     ( Até rolou aquele meme: Sr Ministro entre o Sr X milionário de 82 anos, e o garotão ali,  que veio a pé, por que não tinha para a condução, quem o Sr escolheria?) Provavelmente o Sr idoso, por que ao falarmos em futuro pela frente... o corona virus veio para chapar na nossa cara o tamanho das desigualdades sociais.

       É isso, está esclarecido?  Muita saúde para você. Muita capacidade de  gestão da crise  para os governantes desse pais. Muito cuidado com você. Com sua saúde psiquica e  física. FIQUE EM CASA. É a unica maneira de não arriscar a pegar o virus. E estancar a pandemia,  não super lotar os hospitais. E não acontecerem essas escolhas malevolas. citadas pelo tal ministro. 

  Enquanto isso faça planos, leia um livro, trabalhe se puder , arrume uma ocupação temporarária que possa ser feita dentro de casa, faça palavras cruzadas, arrume o armário e doe o que não quer, pense na vida, nas coisas boas e nas besteiras que você não quer mais fazer. E converse com os idosos, por telefone, por skype. Eles certamente tem muita sabedoria e experiência de vida. Ou seja, se voce e ele estao em casa, a potencia maior é deles, mais sábios, mais vividos, menos crentes em qualquer bobagem que se diz por ai, menos preocupados com o que os outros vão pensar...... Beleza? Saude para você, saúde para todos nós. E muita imunidade. FIQUE EM CASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...