22 março 2020

E O QUE FAREMOS DEPOIS DO CORONA VIRUS?

       Olá. Tanto eu quanto você e o resto do mundo, estamos pela primeira vez - na minha vida- sob a mesma ameaça. O corona vírus. Não vivi guerras mundiais. Mas certamente guerras internas. Então claro que não é a primeira vez que eu, você e o mundo estamos sob a mesma ameaça. Vivemos constantemente, uns mais, outros menos, guerras internas. E medos: medo de morrer, de não sermos amados, e tantas outras questões que fazem parte da singularidade de cada um mas que claro, podemos nos entender com nossos percalços.

       Agora temos isso. Já estou desde a semana passada na quarentena. Não adianta esperar um toque de recolher oficial, pode ser tarde demais. Nem esperar que  o medicamento que trata lúpus e cura malária, irá nos redimir. Não sabemos. Todos sabem pouco. Embora os cientistas estejam trabalhando nisso. No mundo, e no Brasil especialmente, mesmo sem verbas condizentes com o esforço que estão fazendo.

       Podíamos falar sobre polÍticos. Mas falaremos quem sabe da politica da vida. Viver é um ato político. Em um sentido profundo. E em metáfora: todos os dias votamos em nós mesmos para continuarmos vivos. É uma escolha. É uma escola. Mas poderíamos estar aqui sem aprender nada.

                        FIQUE EM CASA POR FAVOR. ISSO É SALVAR VIDAS.

       No entanto chega o inimigo comum: o corona virus. Sem partidos. Inteiro em seu poder de espalhar-se e tornar-se letal a todos, principalmente os mais frágeis em idade, em capacidade pulmonar, em comorbidades: doenças do coração, diabetes, pressão alta, todas agravam o caso.

      Temos outro inimigo monstro: a ignorância. Ontem um vizinho me dizia: corona virus? O que é isso? Toma umas cachaças que passa...Hello. Não tenho corona virus, não temos essa intimidade, não tomo cachaça. Não por ser bebida  alcoolica. Mas por que não gosto do sabor. E para ser clara, ha muito tempo que não gosto do sentir a vida com um mínimo de alcool que seja. Um gole de vinho? Não preciso.

      Me parece que estamos em um front. Para mim, super fora de hora. Passei dois anos estudando. Cabeça enfiada nos livros, estudando. Dia 11 de março terminei. Dia 12 de março a universidade fechou. E pensei: que sorte. Por um dia, eu não teria defendido o meu trabalho. Que bom.  De resto, adoraria sair por ai. Sem nada que me obrigue....  vem ai o imposto de renda para fazer. oK.  Muito mais, agora temos o corona virus, não  dá para esquecer. Tudo me lembra. Ainda bem. É para lembrar mesmo. Esse confinamento quando nos é imposto,  é pressionante, causa estranhamento, Mesmo que a pessoa- no caso eu- adore ficar em casa.


     Espero que assim como os canais de Veneza, ficaram transparentes, límpidos e os golfinhos apareceram felizes , pulando, mostrando que há vida, quando a mão do homem se recolhe, muito provavelmente os canais da nossa cachola vão limpar também. Nossos pensamentos ficarão mais claros vivos, poderemos encontrar vida onde julgavamos que era só lamaçal: memórias tristes, ressentimentos, medos, traiçóes, tudo isso há de limpar agora. Por que é a hora.

   Senão ficarmos em casa, e com muitas precauções, podemos morrer ou matar,  pela transmissão. Se ficarmos temos esse bonus: poderemos fazer essa limpeza, mesmo que não queiramos ela vai acontecer. Mesmo que a realidade pareça tão desgraçadamente ruim, os impasses gigantes, as mortes em grande número, nosso canal de Veneza resplandecerá. É o real da guerra, tirando fora o excesso.

    Então boas vindas a um novo mundo. Que encontraremos depois de extirpado o corona virus. Um mundo cheio de consciência sobre a existência. Um mundo admirável que afinal ainda não conhecemos. Mas conheceremos. Nos sobreviventes, o mundo, a Terra redonda. Veremos.. Cuide-se para que você permaneça nesse mundo, para ver tudo de novo que há de surgir desse agora.                         


                                           imagem encontrada no google. Imagem publica:
                                   https://www.publico.pt/2020/03/19/fugas/noticia/peixes-cisnes-patos-quarentena-deixar-aguas-veneza-cristalinas-nova-vida-1908484
                                      FALAM DE CISNES, PEIXES E PATOS, TALVEZ GOLFINHOS
                                        SEJAM FRUTO DA MINHA IMAGINAÇÃO. QUE SEJAM.








Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...