02 julho 2016

PARA CRIAR UMA CRIANÇA É PRECISO UMA VILA. Quer fazer uma coisa boa? Assista "O Começo da Vida".

  Acabei de assistir no NetFlix. No cinema deve ser muito melhor. O documentário "O Começo da Vida" percorre os quatro cantos do planeta, para encorajar as pessoas a darem mais valor a primeira infancia( periodo que vai de 0 a 6 anos.) Mostrando o quanto é importante também, os primeiros três anos, onde a criança tem a maior capacidade de aprender de toda a sua vida. A plasticidade neuronal é imensa. Caiu na rede é peixinho. Possível de assimilar com facilidade e alegria,  um sorriso, um gesto, uma palavra nova, um mundo novo, tudo que será marca, para sempre.
          Essa ideia de que "para criar uma criança é preciso uma vila" procura resgatar a noção de comunidade. Uma mãe e / ou um pai sozinhos nesse vasto mundo, já não dão conta de criar um filho sem apoio.  No amplo sentido,  de que uma criança pertence a uma comunidade, a humanidade, é de todos.  E quando existe uma falha, não foi apenas aquela mãe, aquele pai,  que falharam, mas todo um entorno ambiental que não deu suporte. " Toda criança tem uma avó, uma tia, uma vizinha, uma professora".... uma amiga de não sei quem. É isso. Está super na hora de dar as mãos as nossas crianças. Não por que são pobres, ou ricas, ou fracas, ou fortes, mas por que são crianças. Pessoas em formação.
     Dá um sorriso, um aceno, uma palavra,  para o menininho que passa na rua, para a filha da vizinha que mora no prédio ao lado, para a criança que passa no colo, ofereçamos a nós mesmos para algum carinho, cuidado, aconchego, solidariedade, sentido de comunidade. Adorei. Ah muito bom.
     A gente assiste tanta porcaria de filme, pois faça um favor a você, assista "O Começo da Vida", uma alegria, um prazer a ser compartilhado. Um convite a uma mudança de postura com relação a forma de viver nesse mundo. De estar no mundo, De agir e ser no mundo. É para você também.

0 comentários:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.