Estou assistindo o programa "Papo de Segunda" da GNT. É uma espécie de "Saia Justa", que eu gosto muito. Mas com homens. Vão de um assunto ao outro, coordenado pelo Marcelo Tás. Os quatro são inteligentes:Chico Sá, Leo Jaime, e o João do "Porta dos Fundos" que também é otimo, articulado, reflexivo. Muito bom,
Começaram falando sobre o Estado Islâmico. E partiram em seguida para a violência contra a mulher. Sobre esse ranking maldito: o país está em quinto lugar no assassinato de mulheres. E a maioria das vitimas são mulheres negras. O Brasil está tão em último lugar em tanta coisa, por que deveria estar em tão "boa" posição num assunto desses. LEI MARIA DA PENHA, disseram eles. E a boa notícia é que, uma vez feita a queixa, não pode ser retirada. Claro que o maldito que agride, vai assediar,ameaçar, ou agredir para livrar a cara da "cesta básica", se for primário.
Os rapazes também dizem:denuncie. Há muitos anos atrás, quando eu era bem jovenzinha e não havia a Lei Maria da Penha, denunciei muitas vezes um vizinho que batia na mãe e na irmã. Todas as vezes a mãe pedia para que eu retirasse a queixa. E o rapaz não ia preso. Até que aconteceu o pior. Ele estuprou e matou uma menina de 13 anos e aí, morreu na cadeia. Onde a lei é implacável: poderia ser a mãe ou a irmã de um dos presos e eles não perdoam.
Mas a violência contra a mulher não é somente a radicalidade da morte. Existe também um matar homeopático. Nos relacionamentos que não deveriam existir, por que certos homens deveriam se manter celibatários. São predadores incuráveis. Por isso que sempre digo: vai ver o histórico do "fofo". Em geral não se deu bem com mulher nenhuma e sempre foi "culpa delas". Essa figura que odeia, vai odiar você por algum motivo. E aí vem as desculpas: ela merece, ela fez, ela me magoou, ela me tirou alguma coisa, ela , ela, ela. Chega!!!!! Nada justifica. NADA.
Portanto tolerância zero. DENUNCIE, seu vizinho, parente e MARIDO, NAMORADO, AMANTE, o que for. E busque ajuda. Muita ajuda. Por que quem passa por um sofrimento desses pode ter o sentido da vida confiscado, a motivação soterrada, a capacidade de trabalhar invalidada. E sentir medo. Além do medo de morrer, medo de viver.
Por isso também foi bom assistir esse programa. Alerta importante. Lembrança para ter sempre em mente: o terrorista mais perigoso e cruel pode viver com você. Se cuide, se proteja, se ame, coloque limites e realmente, DENUNCIE.
LIGUE 180
Vergonha é destruir sua vontade de viver. Ir a uma delegacia é o mínimo que você pode fazer para colocar limites em quem não tem, e para se proteger. Quanto mais tempo sofrendo, mais difícil é se reerguer. Sua vontade vai minando....Reaja e tenha coragem de salvar a sua vida.
Palmas para o programa "Papo de Segunda".Um assunto de importância primeira.
Nota de quem não é cego:este blog foi visitado 25 vezes na postagem "Mulheres Sem Prazo de Validade" pela mesma pessoa, a propósito da violência contra a mulher.... Vai se tratar. Psicopatia é ausência de caráter, mas quem sabe um psiquiatra te salva de você mesmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A eutanásia da cachorra. O quarto ao lado. A morte nas cores de Almodóvar.
Se teve uma situação que me comoveu muitíssimo, me entristeceu e também me tranquilizou, foi quando durante a pandemia, minha fil...
-
Domingo passado fui assistir “Coração Vagabundo”, filme documentário que tem o mesmo título de uma canção que Caetano Veloso interpreta: “m...
-
Ontem a vizinha bateu aqui em casa, estava bem , tranquila, lúcida. Que bacana. Veio "devolver" o pratinho e resolveu nos dar u...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.