15 novembro 2015

Bom Retiro. Adoro esse nome.

   Bom Retiro é o nome de um bairro de São Paulo. Perto da Estação da Luz e de toda essa efervecencia cultural que tem por ali: Sala São Paulo, Museu da Lingua Portuguesa, Pinacoteca do Estado... Um bom passeio, bem grande para quem quer conhecer a cidade.
 
   Mas o Bom Retiro tem outras peculiaridades, tem um restaurante grego, bem despojado, cara de buteco, que é delicioso e de comida fartissima. Atenas? Não me lembro o nome, mas é o único que tem ali. Tem também uma presença forte da comunidade judaica, que mora no bairro.

   E certamente é mais conhecido por ser um lugar de compras baratas e boas. Tem gente de todo o Brasil que vai comprar ali. E faz muitíssimo bem. No meio de roupas bem populares, tem lojas com um padrão de qualidade excelente, só que dez vezes mais barato que uma butique famosa, de marca famosa.

  Eles são super antenados ali, tudo de novidade que surge na Europa e nos EUA, logo a "tendencia" é assimilada e aparece lá , antes de qualquer loja "chique" sonhar em colocar em suas vitrines.

   Como sou do Rio, falo com prazer da Rua José Paulino. E se estiver vestindo uma roupa de lá, pode contar com isso, falo sem cerimônia.  Me lembro uma vez ha muitos anos, estava num jantar ,  e uma pessoa- que nem é de SP mas mora aqui-  perguntou onde eu havia comprado minha  bata tão linda. Eu disse com naturalidade::na rua José Paulino, não lembro o nome da loja, mas posso te explicar.

    A pessoa, disse assim:"fala baixo, aqui em São Paulo ninguém fala que compra la".... É mesmo? Pois eu sou carioca e compro la sim. Quando morava e trabalhava em Curitiba, numa visita a São Paulo, minha mãe me levou ao Bom Retiro. Eu adorei, comprei montes de coisas e nunca deixei de prestigiar aquela área. Que tem roupas até para casamentos. Em algumas ruas inclusive, só para casamentos. Vale a pena, no minimo conhecer.

   Foi o que fez a estilista de Sex and the City, o seriado que ficou conhecido também por suas personagens que adoravam se vestir com coisas diferentes do usual. Mais especificamente a Carrie,Bradshaw,  a personagem que escreve sobre relações amorosas e é uma graça,  Essa estilista virou freguesa do lugar.

Vá conhecer. Passear por lá.  Tem lugares de São Paulo que você "sái da cidade". O Bom Retiro é um deles.








Fotos:Rua José Paulino e uma de suas lojas. Imagens encontradas no  Google. ( se for sua,coloco os créditos) de toda forma é propaganda grátis para o bairro, e sem fins lucrativos. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...