27 julho 2013

Fragmentos de Uma Analise.com de Rubens Molina. Agora li o livro todo, tenho mais o que falar: Leia você também. Vem.

  Nada como a madrugada para  ler um livro inteiro. Quando é bom, não há esforço. É diversão garantida: dei gargalhadas com o bom humor do Mestre. Ali vai de tudo um muito: muita menção ao futuro, as novas tecnologias, aos homens construídos com cérebros mil vezes mais capazes do que os nossos. Também prefiro o futuro, desde sempre. Me fez lembrar minhas leituras de fim da infância: Adous Huxley e seus admiráveis mundos novos. Onde as crianças já não nasceriam mais de um ventre biológico, mas todos, bebês de laboratório. Valorizados de acordo com sua capacidade pensante: uma hierarquia intelectual, como castas. Parece a mesma coisa. E é quase. Os seres que Molina fala já não são feitos de carne e osso, mas tem consciência, humor e espiritualidade.. Admiro muitíssimo essa capacidade visionária de pessoas geniais. Huxley era meu Julio Verne. Que mais tarde virou Molina.
                                                                Rubens Jagger Molina:
                                                               Admiração e reconhecimento.


Foram aqueles 12, 13 anos de análise que já me sugeriram botar no currículo, como uma preciosidade. O Lattes não aceita essa parte tão importante do histórico de uma pessoa. Mas um dia isso há de mudar. De preferencia, logo. Quem não passou por uma análise na própria pele, vai fazer o que diante do sofrimento, da paixão de ser humano? Tudo parece meio engessado no mundo acadêmico. O reverso do que gira em torno de Rubens Molina, seus alunos, seus analisandos, seus gratos admiradadores, no mais alto respeito por sua constância no lugar que o ocupa há tantas décadas. Um Mestre e uma  escola de vida, sem esse nome. Sem rótulo algum, mas imensamente consistente.

 Então voltando ao livro que pergunta: Psicanálise é Ciência ou Arte? E responde, comparando a Ciência ao coelho de Alice, sempre atrasado em relação ao inconsciente. O sonho vem antes da realização. E portanto, há de se tornar uma "coruja antenadíssima" para exercer a arte de acolher os sonhos de quem chega pedindo socorro.(" pedindo penico", ele diz em outro momento).  Harry Potter e o espelho  Ojesed que reflete seus pais. Desejo de quem não os teve, diz Molina. Se os tivesse, o Ojesed refletiria o que os filhos gostariam de fazer com eles. E outros tesouros, como  uma carta de Freud se abstendo de apoiar o Sionismo, contra os ataques árabes a Israel,  traduzida em amplo sentido pelo autor de FragmentosdeUmaAnálise.com. A questão viadosXgays: "já não  fazem viados como antigamente". E viva Mme Satã. As tristezas de Edith Piaf, a arrogância  genética e neurocientífica. A precisão do morcego. Nada passa batido.

 Sua admiração por seu analista MDMagno, e a Nova Psicanálise. E sua aposta e fé nas pessoas que nasceram depois dos anos 90, essas que já chegaram com novíssimos chips e exigência de velocidade máxima. Para elas, uma análise só poderia mesmo ser on-line. Quem perderia tempo no transito se com um click se alcança a escuta apurada tão importante? São esses moços e meninos que provavelmente conviverão com os tais seres fabricados que, segundo Molina, também chamaremos de humanos.
                                                          Mick Molina Jagger: os dois com
                                                          70 anos. E um percurso muito lindo.
                                                           Sim sou fã. Da energia, da vivacidade,
                                                           do talento de cada um.


O repertório é vasto. E é só um "menu degustação" da obra de uma vida inteira. Não é para o bico de quem foi feito a "quatro tamancadas". É preciso tirar o cascão para começar a apreciar pensamento tão refinado. Que pode ser polêmico na visão de alguns. Mas irônico não é. É bem humorado mesmo. Quem diria: me lembro de um analista tão carrancudo,  com cara de Mick Jagger e coraçãozão canceriano. Mas esse é o meu. O da Zoia  Schvartz deve ser o dela, aliás ninguém faria prefácio mais bonito, com olhar tão preciso para este livro e autor. O da Maria Luiza Valente também, um analista único e pessoal.  E minha filha pré-adolescente,  tem ainda outra opinião, através do seu divã on-line. Nunca viu o "Molina" ao vivo. Nem reparou nisso. Ela conhece a voz e um rosto na penumbra de um consultório logo ali, naquele ambiente tao íntimo: o Skype.

 Agora, que sou eu a  mãe da moça, as vezes  peço: pelamordedeus, mais devagar. Esse ritmo geração 2000 me causa estranheza quando é a minha pequena que está na  reta. Em um processo que "nada garante", mas alivia o peso do trajeto que conduz a "indiferenciação"- que afasta das identificações fáceis com "crenças e ideologias" .  Que nos tira do aprisionamento.

E depois de passear pelos avanços do mundo que ainda virá, mas ele já está la, Molina chama a atenção para o grande fantasma: a exclusão. E pergunta: será que para o Brasil ainda há tempo de correr atrás do prejuízo? Quem sabe? Que cada um corra atrás do próprio tempo.
Peça já o seu livro:
 http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php idLivro=1191&idProduto=1223 




Se não entender de cara o que está sendo dito, faça análise. Não é por falta de grana que essa 

possibilidade se fechará para você. Como diz o Mestre, na sua generosidade, "ninguém resiste a uma boa "cantada."
 
 Finalmente quero dizer que, além de babar por um livro bom, me derreto mais e melhor,  quando sou citada e com tanto carinho. Pode não ser uma confraria, mas fico feliz em fazer parte. E deixo aqui um  apontamento da novíssima Psicanalise : " se a cura quer dizer alguma coisa é isso: Cuide-se".
É você e só você quem pode querer a sua construção ou reconstrução, o seu melhor estar-indiferenciado- na civilização. A sua capacidade de dizer não quando achar que deve. Já é boa essa conversa. No mais, divirta-se. Com um livro que é pura subversão, na veia. E de preferencia, com a vida.
                                              FragmentosdeumaAnalise.com
                                               Agarre as  oportunidades.


Pauline Herbach


Hoje, 19 de setembro de 2013 morreu Rubens Molina, perda irreparável para um Brasil que precisa tanto de dignidade. Ele foi psicanalista de algumas das boas cabeças pensantes desse país. A gente não nasce pensando livremente. É preciso aprender a olhar e ver. E a pensar, sem tanta influência daquilo que se diz por aí. Quem é você? Aí é que está. 
Pois que a genialidade e o coração generoso de Rubens Molina tenha aproveitado dessa estada, na civilização, bem dizendo o melhor possível do mal-estar que é a vida, a maior parte do tempo. A ele,  respeito e carinho. E infinito agradecimento.

14 comentários:

  1. fiquei curiosa. excelente texto. anotado. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Cam, um texto muito bom este teu. Parece interessante, mas o livro para chegar aqui teria que atravessar primeiro o Atlântico, rs.

    Pois é, tem dias que penso que eu estou como a História da Tartaruga e a Lebre. Eles correm numa velocidade vertiginosa rumo ao futuro, suas ansiedades tb sao enérgicas e suas necessidades por causa da velocidade estao passando desapercebidas. Talvez lá no futuro eles vao perceber que mesmo a tartaruga no caso eu, tb chegará sem pressa...mas quem sabe nós tb fomos assim para os nossos pais e nao vimos e nem percebemos a nossa pressa. Talvez nossos olhos ficaram mais vagarosos e por isso achamos que a geracao dos nossos filhos sao apressados, rs.

    Bom domingo beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Georgia,
    Mães antenadas conseguem acompanhar os filhos, mesmo que seja pedindo para irem mais devagar. Até um determinado momento somos nós que temos que dar conta mesmo. E espero que possamos chegar la no futuro, atuantes, corujonas, antenadíssimas.
    Adoraria que todas as pessoas que entram aqui por dia, deixassem um comentario, para que pudessemos ter um grande debate. Não seria tão bom? Mas acho que até pra isso existe uma timidez. Hoje 18 pessoas compartilharam esse post na pagina do livro. Você acredita que so 4 deram a cara pra bater? Nem sabia que ha essa modalidade, de conseguir compartilhar sem colocar ali sua "face". Mas há. Esse mundo está assim desse jeitinho. Bem mascarado. A gente é que aprenda a ver através delas. E não vejo que nossos filhos tenham exatamente pressa, eles estão na velocidade deles, a mil por hora. Talvez sem nem mesmo perceber, no ritmo natural. Nossos olhos continuam atentos. Ligadas que somos nesse pimpolhos. Quanto ao livro, chega rapido como o Amazon. Voce compra pelo paypal, com toda a seguranã. Leve fé. Bjos e grata pelo comentario.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler esse livro. Será que conseguiria? Não ia ficar boiando? Tenho uma curiosidade que é quase um fardo! Não pela vida do outro, mas por assuntos assim, por exemplo. E mais um monte de outros.


    Um dia, quem sabe... Agora que tive uma folguinha, tenho muitas preferências na lista.

    Dois meses no Brasil a partir de 24 de agosto, iuuuupi! Vamos passar uns dias em Minas? Em setembro estarei lá, ante visito meus pais.

    Bjão,

    Michelle

    ResponderExcluir
  5. Que otima noticia Michelle. Ah vou dar um jeito de visitar voce. Ou de voce visitar SP. Isso esta encantado faz tantos anos!!! São ferias ne? Que maravilha!!! Vou sim. E levo o meu exemplar do livro. Voce vai ver que uma das graças desse livro é falar facil. Pra quem ler, entender. Foi escrito com textos do blog, que foi escrito com essa função. Mas mesmo quando o autor era Lacaniano não falava daquele jeito que so meia duzia entende. Quem sabe sabe. Quem nao sabe torna tudo mais enrolado. Portanto é pra todo mundo ler.
    Beijos Mi. Fiquei feliz de saber que você vai ter um tempo de ajuda inclusive, por que sua mãe ajuda com os pimpolhos nao é? Bjao

    ResponderExcluir
  6. Não conheço esse livro, mas adorei a resenha. Muito obrigada pelo seu carinho cada vez que visita meu blog. Esse ano completo 10 anos de blogosfera e não sabia que meu blog tá virando referência.. hahaha quem dera.
    Gosto de blogar e conhecer pessoas.
    Qual muso você quer ver no blog?Me avise no blog por gentileza
    Ótimo dia.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe de modestia guria, voce esta virando a referencia mesmo. Daqui a pouco esta recebendo convite ate para lançamento de novelas. Otimo Lulu. Quem tem talento e persiste sempre alcança. Quanto ao muso? Pode colocar o Mick Jagger que as 70 ainda esta batendo um bolao. Quando perguntaram a ele quanto tempo achava que aquele sucesso todo ia durar( nos primeiros shows, ele disse : naõ sei, talvez uns 2 meses. A gente ve muita dança e careta,mas o que tem ali é muita disciplina e humildade, para saber que ninguem é nada, e que o negocio é dar duro mesmo. Se lixando pra opiniao alheia, ele consegue ser. Bjao lindinha. E grata pelo comment.

      Excluir
  7. Camille,
    Eu já vi este psicanalista e escritor na tv, super moderno e antenado, mas não se eu seria capaz de ler um livro assim com olhar sobre a psicanálise. Será?
    Gostei da resenha tão positiva que fez e me deu vontade de pegar o livro nas mãos para ver se vou gostar mesmo.
    um super abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, ele é mesmo um craque. E tem a humildade de um ser humano que sabe o que a vida é. Quer dizer, humildade, oposto de arrogancia, por tanta sabedoria. Por que no final das contas a gente nao sabe nada de nada. É o saber do inconsciente. É uma grande jornada, aprender sobre isso que nao esta em livro algum. Mas... o Rubens Molina soube traduzir muito bem, um saber, sem falar de teoria. Ele é BLOGUEIRO como nós, viu amiga? Escreve como a gente escreve, pra todo mundo ler. Pode ler sossegaga. É comprar no paypal, que é tranquilo, seguro. O livro leva uns 2,3 dias. Acredito que o seu chega mais rapido por que a editora é no Rio. Leia, voce vai gostar. E vai entrar um pouco, sem perceber, num modo de olhar a vida. Bjao e grata pelo comentario.

      Excluir
  8. Também fiquei com vontade de ler e assim já o coloquei na lista das futuras aquisições. Gostei imenso de sabê-la defensora e propagandista de uma boa terapia/análise!
    Beijuuss Camille e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Regina. A gente fala do que a gente conhece na própria pele e tem como transmitir não é? Defende com conhecimento de causa. Compre o livro, e leia sim. São textos selecionados de um blog e é de compreensão bem acessível a todas as pessoas. Mesmo as que não passaram pela psicanalise, e ficaram no âmbito das terapias, da Psicologia. Ou nem precisa. É um livro para todos.
      Bjos e grata pelo comentário.
      Cam

      Excluir
  9. Oi Camille!

    Gostei da resenha super elaborada e pode crer: vou comprar o livro, fiquei interessada. Você era a minha "Personal Movie Indicator" agora ganhou mais um título... rs rs

    Filhos crescem, problemas também. Alegria triplica, tenha certeza. Vale viver.

    beijo grande com carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  10. Oi querida, você é uma fofa. Compre o livro sim, indico e assino embaixo. Foi meu analista por 13 anos, responsável, junto comigo mesma, pelo meu percurso. E ha tantos anos Tina!!! É uma pessoa muito bacana, fala de jeito simples. Não tem uma frase ali que seja citação, teoria decorada ou algo no gênero. É para todos, é muito divertido e aproxima da Psicanalise, sem a pessoa nem se dar conta. Quando viu, ja foi. Bjao minha flor. Adooorooo ser sua personal de filmes ha tantos anos. Grata pelo comentário,
    Cam

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...