15 julho 2012

Receita para tornar o Rio de Janeiro uma cidade mais gostosa?

A criançada está no club, aniversário da nossa priminha mais nova: sete anos. Enquanto isso, calmamente folheio as páginas de O GLOBO, jornal que eu não lia quando morava aqui. Mas agora parece que tornou-se de vez o diário da cidade.
Daqui da varanda de umas dessas ruas que vão dar no canal do Leblon, sinto a brisa do mar, e sei que a poucos passos encontro a praia. E com tanta abundância de beleza sem igual, me dou ao direito de alguma momentos sozinha, para pensar, ficar em silêncio.
                                                         

De alguma janela ouço Miúcha cantando Chico Buarque De outra, Tom Jobim e sua bela voz ao piano. E nessa fusão de melodias, leio as manchetes. Uma delas:" receita para tornar essa cidade ainda mais gostosa". Existe? Já está tão bom. A matéria é sobre um festival de gastronomia que vai acontecer em cerca de 500 restaurantes da cidade. Parece ótimo.

Na revista de domingo, que acompanha o jornal, fala-se de uma dieta que virou moda por aqui: "ayuvédica", com sabor forte, tempero picante, e ainda assim, com a capacidade de  eliminar toxinas, manter o esquilibrio do organismo, emagrecer. Isso sim me parece delicioso: é que além da beleza, aqui cultua-se a saúde. As pessoas são coradas- as vezes um pouco queimadas demais- tem corpos firmes e provavelmente um organismo que funciona muito bem.
                                                

Eu mesma quando chego na cidade, estabeleço  uma rotina: tomar café da manhã no BB Lanches, como premissa para qualquer outro programa. Seja trabalho ou lazer, tudo começa com um suco de frutas batido com água de côco e um sanduba meio natureba e super gostoso e tradicional, dessa lanchote que existe desde que eu me entendo por gente- expressão que carioca gosta de falar.  Hoje experimentei abacaxi com melancia. Já tomou? Dos deuses. Bem geladinho, um suco que refresca e pouco engorda. Enquanto seguia o rumo da praia,  com minha filha.

Andar pela orla no domingo é de lei. A rua é fechada aos automóveis,  para privilegiar pedestres e ciclistas.  E a paisagem linda salta aos olhos. Vastidão de mar,  morro Dois Irmãos, e aquela vegetação em todo lado, que na maior parte das cidades grandes a gente só vê em revista. Portanto,  o metro quadrado mais caro do mundo, merece ser o metro quadrado mais caro do mundo. É verdade que a especulação imobiliária chegou a um patamar louco, animada pela Copa, Olimpíadas e outros jogos. Mesmo assim a procura por um lugar ao sol nesse pedaço de céu, não pára. E quem não quer?

Para ser poeta basta viver no Rio de Janeiro. Tudo ajuda e inspira. Mas tem uma coisa que o carioca não dispõe, uma preciosidade que só nós que vivemos em outro lugar podemos ter: a capacidade de ver essa cidade-e aqui estou eu até amanhã- com o deslumbramento de um turista. Ah esse nosso olhar para essa cidade maravilhosa. É só de quem não a tem.

15 comentários:

  1. com a saída do jornal do brasil de circulação, o globo ficou praticamente a única referência. há alguns outros jornais mais populares, mas acaba mesmo sendo o globo mais abrangente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É e O Globo está legal. No tempo da ditadura militar é que se dizia muitas coisas a respeito. Hoje e sempre foi um bom jornal. Hoje é um grande jornal. Bjos

      Excluir
  2. Nossa, que ode de amor ao Rio de Janeiro!
    Você consegue ver as coisas com os olhos do turista que se deslumbra ou se enfeitiça com a beleza natural desta cidade. Realmente ela tem uma natureza pródiga, todos nós que já viajamos pra fora sabemos disse, principalmente se o avião vem na rota que é sobre as montanhas verdes como tapetes ondulados e a Restinga de Marambaia serpenteado nossa costa, um deslumbramento!
    Massssss,no fundo ela é uma cidade igual a tantas outras deste país ainda tão sem infra-estrutura, cheia de problemas causados pelo próprio ser humano, pois a natureza continua seu curso.
    Sobre O Globo ele ainda é a referência para os cariocas, embora nós aqui em casa só o compremos aos sábados, por causa principalmente dos eventos que acontecem em toda a cidade e queremos estar antenados, mas no fundo adorávamos O Jornal do Brasil, aquele foi muito tempo o jornal do carioca de bom senso e bom gosto.
    E eu voltando da região dos lagos este final de semana chuvoso, fui ver a mãe e a irmã.
    um grande abraço, carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Beth,
      Hoje sou mesmo turista na minha cidade. E os problemas de infraestrutura a gente vai percebendo, lendo, mas o deslumbrando é maior quando o tempo para admirar e observar é pouco. Mas peguei quase todos os taxis "que nao conheciam o caminho e nao tinham troco". ( Sera que estou com cara de paulista?) O pessoal de serviços em geral é mal treinado. E o paulista nao tem essa paciencia toda. Como sou "hibrida", dou um desconto...
      Quanto ao Globo, eu tb lia Jornal do Brasil, durante anos nas boas mãos da familia Pereira Carneiro. Grandes jornalistas. Pena que acabou e acabou na lona mesmo. Nao leio O Globo, so hoje mesmo que comprei. Encontrei uma amiga que nao via ha seculos( colega de colegio) que me disse que saiu uma materia do livro na semana passada em O Globo... Será? Eu disse que ela se enganou. Mas ela me deu certeza, hehehehe. Certeza de carioca é aquele entusiasmo, aquele querer ser tudo o melhor, aquela camaradagem. Olha fiquei morrendo de saudades, por que pude conversar com a mulherada na fila de banheiro, perguntar a fulana onde comprou tal sapato na rua, ouvir opiniao de desconhecida quanto a roupa que ficava melhor para mim. Carioca tem essas intimidades que me fazem a maior falta. Essa franqueza engraçada e sem discofiometro. Enfim, estou recuperando meu amor por minha cidade, coisa que joguei no lixo enqaunto fui casada com meu ex. Cada vez que vinhamos a cidade, era um verdadeiro inferno a enfrentar: filhas grosseiras comigo a um ponto limite e por ai vai. Momento infeliz, que passou. Um beijo carioca, amiga carioca. Onde sua mae e irma moram? Saquarema? Se for, que coincidencia....
      Cam

      Excluir
  3. É verdade, não é exagero. A cidade do Rio de Janeiro tem alguma magia na combinação... É na combinação mesmo, porque só a beleza não explica. Problemas toda cidade tem, inclusive há algumas que tem o problema de serem chatas.

    Ja viu o vídeo do making off de uma filme chamado "Planet Ocean"? De tirar o fôlego a visão do Rio pela lente... Tá aqui ó: http://www.youtube.com/watch?v=XMz_AhgW-ww&feature=youtube_gdata_player

    Besos y desfrutalo!

    Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou assisti, obrigada Michelle. E viva o Rio de Janeiro!!!
      Bjos e boa semana amiga!
      Cam

      Excluir
  4. Camille, o Rio anda em evidencia. Claro, tanto para acontecer nos proximos anos e porque o Brasil conseguiu driblar a recessao mundial. Quando eu fiz uma viagem a Europa, percebi que o Rio era muito maltratado, vi mais verde lá fora do que nesta cidade tropical. Só que o Rio tem realmente uma combinação magica, eu mesma sou louca por ele. E tambem louca pq cada vez mais os cariocas estão complicados, meio que demasiadamente mal-educados. Faltando um cidadania e civilidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sissym querida,
    Sei bem dos deifeitos e falhas dessa cidade. Sou carioca, vivi aqui tantos anos e ja reclamei muito de tudo que tem para reclamar. Mas agora estou paulista, e la de longe, o Rio de Janeiro parece aquele namorado que temos a distancia e a ve-lo tudo parece perfeito, sem nenhum defeitinho, pronto para amar. É só uma fantasia, talvez um exagero, de toda forma é um amor verdadeiro.
    Beijos amiga,
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  6. Amo o Rio de Janeiro. Se eu pudesse moraria facilmente no Leblon. Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom gosto Lulu. La realmente tem seu charme. Tem diversos serviços e opçoes. Alem daquele calçadao maravilhoso. Bjao

      Excluir
    2. Oi Lulu, eu tb moraria no Leblon. Mas onde moro mesmo é em SP.
      Bjao querida.

      Excluir
  7. O Rio é lindo!!!

    Qdo era uma adolescente, conheci e me apaixonei. Mas cidade grande sempre me apavorou.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Clara,
      Nem sei como é morar em uma cidade pequena, mas acho que deve ser muito bom. Quem nasce numa cidade grande acostuma com tudo, ate com o que nao é para acostumar. O Rio é mesmo de apaixonar.
      Bjao

      Excluir
  8. Então o Rio de Janeiro continua lindo?
    Que maravilha...
    Bjks e aproveita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Ja cheguei e trouxe comigo uma gripe daquelas. Tudo tem seus dois lados. De repente me surpreendi por um temporal na rua. E o Rio de Janeiro continua lindo sim. Bjao

      Excluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...