05 março 2012
Você já foi ao Teatro? O que assistiu?
Há muitos anos atrás encenávamos uma peça numa escola de Teatro. Era Mephisto, de Klauss Mann. Um dos personagens, um jovem soldado, se não me engano Lorenz , fazia um truque de mágica: desaparecer com seu relógio de pulso e fazê-lo aparecer em outro lugar. Quando o tal relógio aparecia do bolso de outra pessoa, invariavelmente a platéia aplaudia. Assombrada por não ter percebido como aquilo aconteceu de forma tão perfeita, rápida e invisível.
O fato engraçado é que não havia nenhum mágico no elenco e ninguém que soubesse fazer esse truque perfeita ou imperfeitamente: tirar o relógio do pulso de Lorenz e faze-lo aparecer no bolso de outro personagem. A resposta para isso em termos de encenação era muito simples: a atriz que interpretava o jovem oficial já entrava em cena sem relogio algum. Que já estava no bolso do outro personagem. Por interpretação, susto e surpresa, os atores conseguiam passar a idéia de que um truque sofisticado havia acontecido ali. O público que nada sabia sobre a existencia de um relógio, não prestava atenção se o personagem estava entrando de relógio ou não. E acreditava na mágica.
Essa é a magia do Teatro, criar a ilusão, nos transportar para outros mundos, nos fazer pensar, refletir, tudo em tempo real. Como a vida é. Não tem copião, emenda, edição, fusão, filtros, como no meu adorado cinema, mas tem pessoas celebrando juntas, atores, platéia , contra-regras, iluminadores, operadores de som, camareiras aquele dar a pulsação dia após dia a um espetáculo. Isso é amor a arte de um jeito generoso e dadivoso de si. Eu gosto muito dessa comunhão que é assistir uma peça. E também a de ja ter experimentado algumas vezes estar la em cima do palco. Gosto mais de ser a espectadora nesse caso. E dou toda a minha atenção aqueles que como nós gostam tanto de serem apreciados: os atores. Vá ao Teatro. É muito bom.
(Foto do ator, diretor, dramaturgo Ilo Krugli em cena. Um dia vou escrever sobre ele, um grande mago do Teatro, por que tenho enorme respeito e admiração)
3 comentários:
COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A eutanásia da cachorra. O quarto ao lado. A morte nas cores de Almodóvar.
Se teve uma situação que me comoveu muitíssimo, me entristeceu e também me tranquilizou, foi quando durante a pandemia, minha fil...
-
Domingo passado fui assistir “Coração Vagabundo”, filme documentário que tem o mesmo título de uma canção que Caetano Veloso interpreta: “m...
-
Ontem a vizinha bateu aqui em casa, estava bem , tranquila, lúcida. Que bacana. Veio "devolver" o pratinho e resolveu nos dar u...
a última peça q vi foi florilégio, vi no carnaval. devo ver na sexta quarto 77 no teatro augusta. beijos, pedrita
ResponderExcluirNão costumo ir muito ao teatro. Ano passado assisti aquela peça Tango, Bolero e Tcha Tcha e fiz uma resenha no blog não sei vc leu.
ResponderExcluirBig beijos
Amiga,
ResponderExcluirQue máximo isso! É a ilusão ótica e sugestiva! Neste caso, no teatro, é um show mesmo de imaginação e que consegue conduzir a plateia para o mundo mágico que apresentam. Encenar, geralmente, é fantastico, quando o grupo ou até um só é capaz de expressar de maneira que prenda o publico do começo ao fim.
Beijos