05 março 2012

Você já foi ao Teatro? O que assistiu?


Há muitos anos atrás encenávamos uma peça numa escola de Teatro. Era Mephisto, de Klauss Mann. Um dos personagens, um jovem soldado, se não me engano Lorenz , fazia um truque de mágica: desaparecer com seu relógio de pulso e fazê-lo aparecer em outro lugar. Quando o tal relógio aparecia do bolso de outra pessoa, invariavelmente a platéia aplaudia. Assombrada por não ter percebido como aquilo aconteceu de forma tão perfeita, rápida e invisível.

O fato engraçado é que não havia nenhum mágico no elenco e ninguém que soubesse fazer esse truque perfeita ou imperfeitamente: tirar o relógio do pulso de Lorenz e faze-lo aparecer no bolso de outro personagem. A resposta para isso em termos de encenação era muito simples: a atriz que interpretava o jovem oficial já entrava em cena sem relogio algum. Que já estava no bolso do outro personagem. Por interpretação, susto e surpresa, os atores conseguiam passar a idéia de que um truque sofisticado havia acontecido ali. O público que nada sabia sobre a existencia de um relógio, não prestava atenção se o personagem estava entrando de relógio ou não. E acreditava na mágica.

Essa é a magia do Teatro, criar a ilusão, nos transportar para outros mundos, nos fazer pensar, refletir, tudo em tempo real. Como a vida é. Não tem copião, emenda, edição, fusão, filtros, como no meu adorado cinema, mas tem pessoas celebrando juntas, atores, platéia , contra-regras, iluminadores, operadores de som, camareiras aquele dar a pulsação dia após dia a um espetáculo. Isso é amor a arte de um jeito generoso e dadivoso de si. Eu gosto muito dessa comunhão que é assistir uma peça. E também a de ja ter experimentado algumas vezes estar la em cima do palco. Gosto mais de ser a espectadora nesse caso. E dou toda a minha atenção aqueles que como nós gostam tanto de serem apreciados: os atores. Vá ao Teatro. É muito bom.

(Foto do ator, diretor, dramaturgo Ilo Krugli em cena. Um dia vou escrever sobre ele, um grande mago do Teatro, por que tenho enorme respeito e admiração)

3 comentários:

  1. a última peça q vi foi florilégio, vi no carnaval. devo ver na sexta quarto 77 no teatro augusta. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ir muito ao teatro. Ano passado assisti aquela peça Tango, Bolero e Tcha Tcha e fiz uma resenha no blog não sei vc leu.
    Big beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga,

    Que máximo isso! É a ilusão ótica e sugestiva! Neste caso, no teatro, é um show mesmo de imaginação e que consegue conduzir a plateia para o mundo mágico que apresentam. Encenar, geralmente, é fantastico, quando o grupo ou até um só é capaz de expressar de maneira que prenda o publico do começo ao fim.

    Beijos

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...