22 junho 2011

As Camélias de Petrópolis e as Escolas de São Paulo.


Só para relembrar, as camélias eram as flores preferidas da Princesa Isabel. E por isso mesmo, se tornaram um símbolo de liberdade. Nosso país tem uma boa história para contar . E vale a pena conhecermos um pouco mais do que aquelas decorebas de datas que aprendíamos na escola.
Até hoje é bastante discutível o ensino de História no Primeiro Grau. Tido como um exemplo de ensino vanguardista, eu esperava mais do colégio novo da minha filha. Muito "papo cabeça" com uma abordagem bem mais ou menos. No estudo para as avaliações é que se tem a prova real dos fatos. Não chega ao pecado da anterior, de chamar os bandeirantes de bacanas "por que dominavam os índios com suas armas de fogo". Mas também não alcança o nível de excelência que eu gostaria. Fico imaginando: será que as escolas estrangeiras são melhores? Pensei em colocar minha filha na Waldorf que tem uma proposta interessante. Mas no periodo da vivência ela tinha provas na outra escola e não tive coragem de deixá-la faltar.
E claro que nesse momento não vou trocar minha filha mais uma vez de escola. Ela está razoavelmente feliz ali. Já se sente aceita, querida, gosta dos colegas e da professora. Com isso a gente já se dá por contente. E claro que a escola tem seus méritos. A festa junina por exemplo, foi feita com danças folcloricas das diferentes regiões do Brasil. ( Na outra escola tinha dancinha country em Ingles mesmo. De matar um Paulo Freire de vergonha, se ainda estivesse vivo.)
Me lembro quando me mudei para Nova York com meu filho mais velho ainda pequeno. Primeiro procurei escolas em Great Neck e encontrei uma realmente espetacular. Depois desistindo de ficar tão longe de Manhattan, cheguei a uma outra escola, laboratório da New School University e ali ele foi estudar. Uma experiência tão bacana, que até hoje quando J.B. viaja, visita os professores.
E eu também me lembro deles com muito carinho. Era uma escola politicamente correta sim. E ao mesmo tempo moderna, inovadora, com a participação obrigatória dos pais. Mas também, eu tinha encontrado A escola. Coisa que até agora em São Paulo, não aconteceu. Continuo meio ressabiada e acreditando que o Rio de Janeiro tem opções bem melhores e variadas. Embora saiba que com os anos me tornei mais exigente, espero mudar de idéia.
De camélia à escola, fui num pulo... Aliás( nada que ver uma coisa com a outra), bom feriado para todos nós. ( fotografia do Museu Imperial de Petrópolis, by George Milek)

UMA CURIOSIDADE SOBRE AS CAMÉLIAS, QUE TIREI DO BLOG DO ALE:

"A camélia é uma flor muito presente em templos japoneses, utlizada em alguns rituais.
Pelo fato da flor cair por inteiro e ainda com suas pétalas muito bonitas simboliza uma vida plena, pois é uma flor que vive em beleza constante. Representa atingir a perfeição espiritual, elevar a alma, aprimorar-se nesta existência (pois durante toda a vida a flor conserva-se bela). E ter uma vida bonita, sem infortúnios, até o último momento. Da mesma maneira que a flor de lótus representa a beleza da alma (pelo fato de florescer nos pântanos) a flor de camélia representa a alma que sempre irradia beleza (o bom pensamento e sentimento, felicidade)".
Adorei isso. Não imaginava, quando batizei o blog que ainda ia encontrar tantos sentidos para as camélias e tanto simbolismo. Obrigada por me mostrar o link amigo! Agora estava olhando bem para essa foto do fotografo G. Milek e me dei conta que parece em 3D. Bem linda. Mais uma vez, bom findi para todos nós.

8 comentários:

  1. sobre o período da abolição li bastante no excelente livro as barbas do imperador. não sabia que as camélias eram as preferidas da princesa isabel. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Oi Cam! A busca pela escola tem se mostrado inglória, mas vejo minhas filhas tão felizes, participantes e interessadas em aprender que sinto alguma tranquilidade em mantê-las onde estão. E o nosso café? Essa semana estou mais tranquila,será que você pode? Beijos, Deia.

    ResponderExcluir
  3. Camélia com Escola não tem nada a ver, mas fez uma ótima ligação com o assunto que exposto!
    As escolas do Rio são as piores, aliás, tudo aqui acontece por último, a não ser aquilo que não depende de regulamentação.
    Tenho na família, historiadores. Inclusive um deles escreveu livros didáticos para o ensino educacional, sabendo da necessidade de mostrar uma história mais condizente com a real, mas parou porque o livro dele foi depois de algumas edições brecado pelo Ministério da Cultura. Se interessar passo por email, porque para comprar somente de terceiros. Censura, ditadura, ainda vivemos isso veladamente!
    Não se chateie por falar mal do Rio, mas moro aqui a muito tempo e não posso depender de serviços como educação e saúde. Se ficar doente tenho que ir para São Paulo :(
    Minha amiga, aliás, o Brasil desenvolvido somente nas manchetes do Lullinha!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Oi Cam.

    esse negócio de escola é fogo. Nem sempre agrada aos pais pois esperam muito mais que a escola oferece. Acredito sim que com o tempo ficamos mais exigentes.
    Por aqui, a escola é bem integrativa com os pais.
    As maes por exemploe, ajudam qdo eles precisam fazer um passeio. As maes ajudam na biblioteca da escola que funciona 2 vezes na semana, nas festas que a escola oferece, sao os pais quem montam as barracas, as maes trazem bolos para serem vendidos e nós trabalhamos durante toda a festa.

    Eu me pergunto se brasileiro estaria disposto a fazer isso. A primeira resposta seria nao tenho tempo. Vejo aqui que a escola e pais trabalham lado a lado e mesmo para aqueles pais que trabalham o dia inteiro e nao podem acompanhar as criancas ao passeio, eles estao sempre presentes na arrumacaoa da escola.

    O fato é que no Brasil se paga uma escola particular e dai se pensa que eles têm que fazer tudo e carregar tudo nas costas sozinhos.

    Difícl minha amiga mudar uma mentalidade tao descansada...

    De novo problemas com os links?


    Que coisa!

    Sabe o que vc faz?

    Passa com o "Maus" em cima de toda essa lista que vc tem linkados no teu sidebar. E copia. Joga no teu email e assim se isso acontecer novamente vc os tem arquivados nos teus emails.

    Eu mesma tenho todos copiados em um email e guardado numa pasta.

    Bjao

    ResponderExcluir
  5. Eu acho camélia a sua cara.
    Bjks e bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Cam querida, sidebar é tudo o que aparece do lado direito da tela do teu computador.

    Por exemplo: O teu A Camélia

    Os Jardineiros que sao os teus seguidores

    Sementes plantadas

    Tudo isso que está ali neste lado se chama sidebar. O lado onde se mostra.


    Eu tb nao sabia amiga qdo comecei, mas fui fazendo como vc perguntando. Preparei um caderninho onde escrevia o passo a passo para colocar qqr coisa no sidebar, como colocar fotos, como colocar um link num post, essas coisas. Tb fui engatinhando.

    Ahahhaha, o Daniel ainda nem tá olhando as meninas, rs, mas vai chegar esse tempo, ele já sabe ao menos de 2 na sala dele que estao caidinhas de amor por ele, rs.


    Um bjao e um lindo domingo pra vcs

    ResponderExcluir
  7. Anônimo00:44

    Ta vendo? Anna Luiza tb temuma porçao de fãs na escola, eles se declaram. AimeuDeus!!! Ja pensou quando crescerem um pouquinho mais?
    Amiga, entender de mecanismo de computador nao é um dos meus talentos. Tenho esse blog que ja andou por varios endereços diferentes, ha uns 8 ou 10 anos.... Entendeu ne? Tem que "desenhar" para eu entender cada coisinha!!!
    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Plantemos camélias..sempre!!
    bjins e obrigada pela visita ao meu espaço.

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...