10 setembro 2010

Esperança. Uma Força Singela e Capaz.





Pego uma carona na "blogagem coletiva" da Glorinha sobre sentimentos e invento minha blogagem particular sobre o sentmento da esperança. Digo sentimento, no sentido de que o sentidor tenha consciencia daquilo que sente, do contrário terá sensações e não o sentimento mesmo da coisa. Quem não sabe o que sente, não consegue sentir na plenitude não é mesmo? Chiii, será que estou com sono? Não. É isso mesmo. Minha filhinha já foi para escola e estou aproveitando uns minutinhos para refletir, divagar. Mas não estou devagar não, minha cabeça está a mil. Vamos lá. Viver o cotidiano é um ato de esperança. Se é bom, a vida é assim e assim será. Será? Se é ruim. A vida é assim mas tudo vai mudar...Não necessáriamente, é preciso acreditar e lutar. Perseverar. Quem persevera, acredita e investe no sonho, na vida melhor em qualquer sentido que seja, em geral, consegue. Deus provê, mesmo que chamemos de Deus, e chamamos adequadamente a força interior que nos move para frente, em direção ao futuro. A palavra entusiasmo vem de "ter Deus dentro de si", acho que já é da sabedoria corrente. Viver e dar um sentido para a vida como um todo e um sentido para a própria vida em particular, é um ato de coragem e de esperança. Basta ler os jornais ou mesmo observar a ecologia do mundo, as forças políticas, as relações humanas para percebermos que nosso planeta está quase "jogando a toalha" e mesmo assim num ato de esperança, ele percevera e resiste. Mesmo vendo seus habitantes com valores tão trocados, bolsa de jacaré, casaco de pele, torneira aberta, abate de floresta para fazer estrada, mansão de politico, pasto para gado de corte, ele continua nos dando ar para termos fõlego para fomentar nossa própria esperança.
Já pensou se faltasse o mínimo? Ar, água, comida?
Todos os nossos valores sucumbiriam na mesma hora. Tudo que acreditamos, queremos, sonhamos. Os filmes futuristas mostram isso, nos tornariamos selvagens, mais do que já somos, atacando uns aos outros em busca da sobrevivencia básica. Então que tomemos cuidado, a água já está batendo no queixo. E não é potável.
É por isso que eu digo que para dar um sentido para vida como um todo, é preciso uma boa dose de esperança. O homem é fragil, envelhece e morre. Isso acontece a todos nós. E um dia vamos nos ver nessa realidade. Com otimismo. Por que do jeito que está o mundo, pode ser que não tenhamos esse privilégio. E quando tomamos consciencia disso tudo e mesmo assim, continuamos a ter esperança, é bem bonito.
Quer ver a esperança bem representada?
Uma mulher inteligente, consciente e ...grávida. Ela não engravidou para forçar a barra do namorado, nem para obter pensão vitalícia do milionário da revista, nem para ganhar uma loja do papai burro, nada disso. Uma mulher que tenha engravidado por amor a vida. Essa, acredita que o mundo vai ser melhor. E que ela mesma carrega em si a possibilidade de trazer a esse mundo alguém que vai contribuir para que ele seja diferente, acolhedor, amigo, com todos aqueles valores que sonha dar ao seu filho, e vai dar. Por que tem consciencia de si. Pensa no que sente, observa e conhece o mundo e mesmo assim escolheu presentear a sua vida com uma nova vida. A mulher grávida, consciente de seus sentimentos sabe que o mundo ainda vai ter mais qualidade. E que o melhor está em construção, está por vir, no futuro . Então quando encontrar uma mulher assim na rua, sorria, ela carrega a esperança. A dela , a sua , a do mundo inteiro.

(Dedico esse post as minhas amigas Patrícia e Michelle que carregam a esperança com elas. E a todas as pessoas que neste momento estão precisando da força da esperança) Imagens Fotosearch.com

12 comentários:

  1. Olá,
    Viver o cotidiano é mesmo um ato de Esperança, conforme vc muito bem disse...
    Com Deus dentro de mim e vendo o Deus que habita em vc... receba um gande abraço de paz.
    "Cada criança que nasce é a prova que Deus ainda não está desanimado com o mundo".

    ResponderExcluir
  2. Oi Cam! Esperança é um artigo que nunca deixamos de precisar! Gostei do seu post alternativo, acho que era exatamente o que eu precisava ler hoje! Um beijo, obrigada pelo elogio! Ah! Lembra que você ia me passar um email? Não recebi nada... Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  3. Sabe que vc tem razão?! Uma mulher grávida carrega esperança...
    bjks e bom findi!!!

    ResponderExcluir
  4. É, Cam, contenho minhas lágrimas para embarcar na sua reflexão repleta de sensibilidade... Aliás, como tudo que você escreve.

    É esperança sim, a mais pura. Eu jamais tinha olhado por essa perspectiva e mais uma vez você me mostra uma nova.

    A esta altura do campeonato, com o conhecimento que me construiu, só posso mesmo acreditar que um filho vai receber o que há de melhor para ser oferecido e acredito que não é pouco não, há muito, muito!

    Por falar em filme futurista e selvageria, aquele "Guerra de Mundos" foi o que mais me marcou exatamente nesse sentido. Há um trecho em que as pessoas avançam sobre um automóvel, o único que funcionava na altura, arrancam as pessoas de dentro, com criança no meio... Um horror. Fiquei semanas com a cena na cabeça por puro inconformismo, não consegui aceitar aquela leitura. Depois, dei-me por vencida, "deve ser aquilo mesmo e pronto". O caso dos mineiros presos no acidente do Chile foi algo que me fez lembrar dessa cena, por isso sorri despudoradamente quando foi noticiado a organização interna e o bom estado psíquico atual em que eles encontravam-se. Fiquei surpresa e voltei a ser inconformada com a selvageria. Até qdo? Não sei. Vejamos o próximo "exemplo".

    Meu dia hoje foi cama, remédio, cama, comida, cama....rs. Bjs e bom fim de semana!

    Michelle

    ResponderExcluir
  5. Oi Camille!

    Cada crianca que nasce eh sempre um modo de renovar a esperanca de tempos melhores. Acreditar eh preciso e sempre vai depender de nos - mulheres - a tarefa de dar vida.

    Cheio de sentimento seu post, como voce.

    beijos querida e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Camille, minha primeira vez que venho ao seu blog, adorei o texto sem dúvida e e me emocionei, esperança e fé nos mantém em pé.....bjks....bom final de semana a vc....Gil

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a tua abordagem, realmente em tempos tão difíceis, viver o cotidiano e perseverar é um ato de coragem e esperança...
    Ainda bem, não é mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Camille!
    Vim retribuir sua visita nesta blogagem e gostei do que li por aqui, concordo realmente que a visão de uma mulher grávida é mesmo de grande esperança para o nosso mundo, afinal a vida humana é a coisa mais bela e perfeita criada por Deus.
    Mas, não entendi porque você falou sobre este sentimento "Esperança", afinal a blogagem de hoje foi sobre "Orgulho"!!!
    um beijo carioca

    ResponderExcluir
  9. Oi Camille! Vim retribuir a visita e gostei muito do que li. Nossa estou até sem palavras diante de um texto tao lindo. Realmente a chegada de uma crianca é um milagre, o maior ato de esperanca e fé que as coisas podem se tornar melhores. Pena que algumas pessoas estao tao cegas que nao conseguem enxergar o que está bem diante de nós.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Cam, tudo bem contigo?

    Gostei do teu texto das tuas palavras maduras e de uma mulher que aprendeu pelas experiências que viveu.

    Eu estou super sem tempo com a Vivi aprendendo a ler e a escrever. A Saia ficou justa e só estou vindo por aqui uma vez na semana.

    Bjao linda

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10:03

    Comentario para Beth:
    Ola Beth, obrigada por sua visita. Tentei publicar um enorme comentario em seu blog para responder a sua pergunta, mas nao publicou deu erro,nao sei por que. Frustrante ne. Quando a gente acabsa de escrever!
    Entao respondo aqui: fiquei tocada com o fato do irmao da Glorinha ter sofrido um acidente e soma-se a isso que nao sabia o tema da postagem no dia anterior. No dia mesmo escrevi sobre a esperança. E dediquei inclusive as pessoas que estavam precisando dessa força. Nao sei como é essa postagem coletiva, se quem entra se compromete de participar todas as vezes. Se for, eu nao poderei me comprometer no momento, estou com muito compromisso e nem sempre consigo escrever no blog com essa assiduidade. Quando eu escrevo prefiro falar sobre o que eu estiver sentindo no momento. Mas acho super bacana essa linda corrente de pessoas que voces criaram com a blogagem. A Glorinha criou um movimento dinamico onde todos se visitam e comentam. Parabens para ela e para voces todos que participam.
    Beijos,
    Cam

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camille

    A Esperança na mulher grávida, a Natureza renascendo.
    Muito bom, menina.
    Adorei o seu post. Parabéns!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...