28 agosto 2010

CIA Le Plat Du Jour. Uma troupe com atitude.


Acabamos de chegar do Teatro. Eu, Anna e a prima Fê. Fomos ver "Alice no País das Maravilhas" com a CIA Le Plat Du Jour no Teatro União Cultural, Paraíso, em São Paulo. É uma sessão de diversão garantida para adultos e crianças, vale a pena assistir. Principalmente se voce, de fato, gosta do sabor ao vivo que o Teatro tem. Eu amo cinema. Mas fico totalmente tomada quando assisto um bom espetáculo. Nada como o "tempo real" que atores e platéia experimentam numa comunhão de sensações e sentimentos. Principalmente como eu disse, quando é bom. E o que é uma peça boa? Para mim é aquela que consegue reunir vários talentos: texto inteligente e ágil, direção cuidadosa, detalhista e capaz de aproveitar cada minuto para dizer alguma coisa, dar uma pontuada, extender um pouco mais aquilo que as palavras já estão dizendo. E claro, um grupo de atores que sabe o que está fazendo. Como esses. Que tem também uma expressão corporal muito bem trabalhada: balé, circo, ginástica olimpica passaram naquela formação profissional. São três atrizes que se revesam em uns 30 personagens muito engraçados todos eles, para contar a história de Alice. De repente, me lembrou uma coisa, que me parece uma boa comparação: você já ouviu Caetano Veloso cantando Help, dos Beatles? Com a interpretação dele, foi a primeira vez que parei para pensar em um sentido mais profundo para aquela letra e gostei muito. Da mesma forma, hoje gostei mais de Alice, pelos olhos, gestos e interpretação de um grupo tão bom, que já está dando "filhotes". Me lembro dos " Três Porquinhos" (" tem carrrne de marrtelo?" Vendiam também o CD )quando Anna Luiza tinha uns dois aninhos, com uma dupla de mulheres , a dupla que criou a CIA, acho eu. Com elas também, Peter Pan. Agora são outras atrizes, e existe mais de uma peça da troupe em cartaz em SP ao mesmo tempo.
Bom, eu poderia enumerar aqui montes de motivos para dizer por que esse grupo é tão especial: eles são criativos, cuidadosos coma produção, minimalistas com o cenário, é a interpretação que preenche o palco.
São a nova geração de atores brasileiros, que sabe que não basta mais um brilho nos olhos e um gestual como se fossem "crianças grandes" para convencer os pequenos. Isso foi bom ha 20 anos atrás. E agora, já era. As crianças são muito mais exigentes. E esses atores tem o que mostrar. Além do excelente trabalho corporal já citado e da interpretaçao engraçada, comunicativa , sutil e sensível, eles tem ATITUDE.. Parece que todo mundo fez análise ali. Todo mundo com auto-estima lá em cima, prontos para viver o aqui e o agora com tudo que tem direito. Saí do Teatro com a alma lavada. Amém. ( foto retirada de busca no Google, material de divulgação. Me parece que o elenco agora é outro, mas esse que eu vi é excelente)

7 comentários:

  1. Que legal Camille, teatro é tudo de bom mesmo, gosto muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gratificante quando assistimos um bom espetáculo! Será que virão para o Rio? Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Cam, amiga querida, estou em falta contigo de vir aqui, sobre a Ana Sharp e de não conseguir ir a Sampa te visitar. Mas quero que vc saiba que considero sim vc uma pessoa muito especial e querida, uma amiga que está sempre comigo em meus pensamentos e melhores desejos. Adoro vc. Beijos, Jan.

    ResponderExcluir
  4. Adoro teatro e cinema, saio com a alma leve cada vez que frequento esses lugares.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Camille. Assim que por as lentes no óculos, coloque uma foto. Tenho certeza que vai ficar ótimo!

    Vc já tinha comentado que morou no Rio? Pq saiu daqui? Acho, que apesar de São Paulo ser um calderão cultural, uma cidade efervescente e que me atraí muito, não conseguiria deixar as belezas da cidade maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Esta postagem aqui é de 2010 e estamos em 2023. Nessa epoca passada nao havia lugar para responder comentarios. Agora tem. Verifiquei que voce mantem o seu blog e que está fechado para convidados. Se forem leitores e nao apenas amigos chegados, quero ser leitora tb. Me avise se receber essa mensagem!!! Bjos

      Excluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...