19 junho 2010

Descascando o camarão. Tarefa Zen.



Se tem uma coisa que superei sem sentir, foi descascar e limpar um bom e belo camarão. Na aula de hoje aprendemos técnicas de trabalho com camarão. Sopa bisque( sopa super forte que se faz com casca de camarão, e também com carcaças como da cavaquinha e da lagosta. O gosto é forte. E pode ser ainda mais forte dependendo do preparo: se você coa o caldo da sopa é mais fraco, se voce bate tudo no liquidificador, aí fica beeem forte. Mas voltando ao assunto descascar: adorei, achei tão fácil, deixei o bichinho tão limpinho e inofensivo.

Ai perguntei o que já sabia: é verdade que o camarão é cheio de colesterol? Não é do feitio da hiper gourmet e professora linda e charmosa Carole, se ater a esse tipo de coisa. O importante é ser feliz.
Um dos médicos da minha turma, ( são dois) vem em meu socorro e diz que sim,tem bastante colesterol, mas que é preferível usar um camarão
para dar logo bastante gosto a comida, do que comer uma porção de coisas sem gosto, que somadas no dia a dia vão dar muiiiiiito colesterol.

É tem razão, eu que o diga. E ele continua: não é um camarãozinho que vai fazer a diferença. Pode ser, penso eu. E explica mais: na piramide alimentar o camarão está logo acima do peixe. Pergunto: como assim? O peixe tambem tem muiiiiiito colesterol? "Não , o peixe é um dos alimentos mais saudáveis e o camarão está só um pouquinho acima. Quanto mais acima, pior. A carne de boi está lá em cima. Aliás hoje, estão fazendo carne de porco cada vez mais magra e a carne de boi está cada vez mais gorda". Hum, penso nos meus quase 3 meses comendo carne de boi que foram de fato um desastre completo. Mas tudo bem, vou recuperar com prazer. Não gosto de carne e estava comendo só por obrigação.


Aprendemos uma receitinha show: "camarão à Ilhabela", criação da chef/teacher. E depois fomos para a prática, com uma receita de "camarão ao capim santo". Essa, não vejo a hora de fazer um almoço ou jantar e convidar os amigos para verem como estou dominando o fogão. Ficou delicioso, fácil de fazer, e tudo passou pelas minhas mãos, até o tal do descascar, tarefa zen, juro zen mesmo. Me relaxa totalmente cozinhar. Quando está quase pronto, o camarão, feito com o tal capim picadinho, cebola roxa, alho, idem e gengibre ralado, finaliza-se ou colocando um pouco de vinho branco, reduzindo-o e misturando com um pouco de creme de leite. Ou nada de vinho, coloca-se xerez( nao tenho certeza se escreve assim) e flamba o bichinho. O meu foi flambado, queria aprender a técnica. E no final, salpica-se com gergelim previamente passado puro na frigideira para tostar em seu próprio óleo.


Como fiz a minha parte sem dupla ( descobri que aprendo bem melhor sozinha, os colegas sao otimos para conversar) coube a mim 5 camarões bem graúdos. Provei um, e distribui a alta dose de colesterol que não tive coragem de consumir em face dos meus atuais exames de risco alto. E assim foi a alegria da turma com mais 4 camarões extra.


E Carole terminou a aula perfeita, impecável como sempre, como uma boneca. Para mim esses chefs todos me lembram a musica de Chico Buarque, a da bailarina:"todo mundo tem meleca, ferida, meia furada, etc, só a bailarina que não tem". Carole para mim é a bailarina das panelas. Linda e loura, um exemplo de organizaçao e de perfeccionismo.Daquelas que tiram casca por casca de uma nós para colocar num pesto, caso não haja pinole disponível. Uma graça. Mas não é só ela. Tenho uma simpatia por todos os professores/chefs e penso em escrever sobre eles qualquer hora dessas. Tem um que é a cara do Lulu Santos, um fofo também.
Bom, final de semana bacana para vocês. Eu estou mais uma vez aqui na sexta-feira a noite. Anna Luiza com febre e faringite. E amanha cedo vou trabalhar. É a vida, por enquanto assim. (foto encontrada em busca no Google)

6 comentários:

  1. Camille, teus últimos posts despertaram o meu apetite. Estou pensando em promover uma orgia gastronômica com frutos do mar.

    Beijo. Bom findi.

    ResponderExcluir
  2. "E assim o bar progressista deu lugar a um antro de escova progressiva..."
    Genial!!!

    ResponderExcluir
  3. Menina, você está se esbaldando na cozinha heim?
    Fico muito feliz por você.
    Fiquei com água na boca, com esses camarões.
    Anninha está melhor?
    Também fiquei de molho, com faringite. Febre e muita dor no corpo, mas vou melhorar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cam, eu lembro que a minha vida proficcional virou quando eud ecidi estudar, de forma despretensiosa, fotografia..E veja no que deu...kkk
    Adoro seus posts, Cam..Me ajudammuito.
    bjs e dias felizes

    ResponderExcluir
  5. Cam, vc dá dando a maior aul culinário. Eu tb prefiro comer os camaroes e n em pensar no colesterol, rs.

    Bjao

    ResponderExcluir
  6. Que post delicioso.
    E adorei saber tb dos cuidados do domingo- amo vcs duas. Bjs Elianne-Laura

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...