15 maio 2010

Você já leu um livro mais de uma vez?



Comprei "O Morro dos Ventos Uivantes" e vou começar a ler esta semana. Meu exemplar é uma novísisma edição que vem com um selinho na capa:"o livro favorito de Bella e Edward da Série Crepúsculo". Parece um absurdo vender um clássico da literatura baseando-se em um argumento de uma série t comercial como "O Crepúsculo". Mas não é. É um marketing bem inteligente e pertinente. Os que leram Crepúsculo e quem sabe, toda a saga, ficarão interessados no livro de Emily Bronte. E assim, vai-se adquirindo o gosto pela leitura. Isso é muito bom. Quem sabe depois desse, passem para Jane Ayre, de Charlotte Bronte. Por sonoridade descubram outra Jane, a escritora Jane Austen, e leiam todos os seus livros. E assim se faz uma verdadeira virada cultural na vida de um adolescente, de uma adolescente. Acostumados a fast-cultura vinda da internet. Voltando ao assunto do titulo, o único livro que li mais de uma vez, várias vezes até foi "Auto Biografia de um Yogue", de Iogananda. Um lindo livro sobre a vida desse iogue tão maravilhoso que ajudou a trazer a Yoga para o ocidente. E que conta como os mestres e os discípulos se encontram, que tipo de afinidade leva a essa relação tão especial. Conta um pouco da vida desses mestres. E também da filosofia de vida, de pensamento, dos iogues na India. É lindo. E em diversas fases da minha vida reli, sempre com um interesse renovado. Mas foi só esse. Em geral, não gosto de ler o que já li por amor a arte. Se tiver que ler novamente, é para estudar como a pessoa escreveu isso ou aquilo, analisar um texto e tal. Mas não exatamente pelo prazer da leitura. Prefiro coisas inéditas para mim. E você, já releu algum livro? Mais de um? Quantos? Quais? Conte para nós. Vou adorar saber. (fotos retiradas de busca no google)

8 comentários:

  1. Já Cam, quando eu era um engenheiro recém formado, comprei o livro do Tom Wolf, "Bonfire of the Vanities", antes que fosse lançado por aqui. Li umas duas vezes e depois em português, "Fogueira das Vaidades". Eu achava que era um YUPPIE, talvez um Dândi..., mas hoje sou totalmente desencanado.

    Boa escolha a sua, tem ótimo gosto

    Bom fim de semana para vocês duas!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Camille.
    Eu já li vários livros mais de uma vez. Acredito que quanto mais vivemos mais experiência e conhecimento adquirimos e, por consequência, modifica-se o nosso olhar e entendimento sobre as coisas do mundo. Assim, uma obra lida ontem pode ter o seu significado ampliado ao ser relida com os olhos de hoje.

    Um beijo e bom findi.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:49

    Nunca li esse livro, mas o filme é super famoso. Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. É o "Wuthering Heights"?? É que aqui em Portugal tem o título de "Monte dos Vendavais"... Óptimo livro! (bem, com o acordo ortográfico já vai ser "ótimo" mas ainda me custa assimilar isto! ;)) Um clássico mesmo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Já reli vários livros muitas vezes, sempre que gosto leio de novo.
    A cada leitura percebe-se novos ângulos, aprofunda-se mais.
    É muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, nossa, quase surtei aqui com a pergunta, minha lista é enorme. rs
    Mas depois fui lendo o post e lembrei de ter visto esta edição do Morro dos Ventos Uivantes na Martins Fontes dias atrás. Achei legal a idéia, acho que toda idéia que incentive a galera a ler é válida. Eu li a saga Crepúsculo, mas não quero mais ler, mas ao contrário disso já li inúmeras vezes o Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito (da deliciosa Jane Austen) Emma, Persuasão, Razão e Sentimento, além de Amar, verbo intransitivo, Solombra de Cecília.
    Nossa, vou parar por aqui porque como eu disse a lista é enorme. rs
    Bacio

    ResponderExcluir
  7. Pra falar a verdade, também não entendi o título, veio na cabeça por acaso
    Boa semana
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Cam, nao, pela primeira vez estou fazendo agora com um livro que li cerca de 2 anos atrás. A estória muito boa e achei que como li rápido demais, resolvi ler novamente.

    Bjao

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...