31 maio 2010

Salmão Curado. Comer ou não comer, heis a questão.


Fiquei toda animada por que aprendi teoricamente a fazer o tal do salmão curado, que eu já havia comprado umas humildes fatias no supermercado por um preço carézimo, achando que era a mesma coisa que salmão defumado. Mas não é. O maravilhoso "gravilax", receita tb de origem nórdica, não passa na fumaça e sim na geladeira,. Marinado de forma bem forte, com sal grosso, vodca, pimenta branca, açúçar e dil durante 48 horas.
Amanhã as 19.00h o meu gravilax estará no ponto. Aliás, como a cura de 48 horas é para um pedaço de salmão de um quilo e o meu pedaço só tem 630 gr, já poderia abrir hoje, lavar e fatiar para experimentar. Mas cadê a coragem? Por um lado sei que fiz tudo certinho, o aroma está delicioso. Não tem sombra de cheiro de peixe. O dil transformou tudo num perfume quase de lavanda. Eu adoro salmão assim. Quando tem em algum lugar que eu vá, como uma porção, sou aquela que dá vexame, que fica rodeando a mesa. Sem tanto exagero por que não sou nenhuma glutona,vai.
Mas... estou com um medo de ter feito alguma coisa errada. E de constatar ao abrir o filme que comprime o peixe, que não saiu igual ao ensinamento. Meu pior pavor é a conservação. Deixar um peixe crú por tantas horas só na geladeira, fora do congelador. Sei não, sei não mesmo. É a minha primeira experiencia com Gravilax. Bom, vou levar para minha amiga Selma fatiar que ela é muito mais craque do que eu na culinária. E depois eu conto se ficou gostoso, se deu tudo certo. Tomara que esteja ótimo. É para comer com pão preto , mostarda e creme azedo. Parece bom? Muito bom.( tenho minhas próprias fotos, mas como não consegui passá-las da camera para o computador, peguei "emprestado" a que representa melhor o gravilax que estou fazendo, no blog:deiakinipel.blogspot.com/2008/10/massas.htm )

ESCLARECIMENTOS QUANTO AO POST ABAIXO: ( 1 /06/2010)
Eu já estou aderida a campanha de comentarios antes dela existir. Comento nos blogs que entro, quando acho legal o que esta escrito ou quando tenho afinidade com a pessoa independente do que ela escreveu naquele dia. Essa campanha certamente foi feita por que se voces repararem bem, um monte de gente entra nos blogs por dia, mas um ou outro comenta. Tem gente que é tao timida que tem vergonha de comentar. A pessoa quer se comunicar, participar e não consegue. A campanha pelo que entendi é de incentivo a essas pessoas. E não de cobrança a outras que já participam. Certo?
O que eu disse ali foi: eu não tenho tanto apreço assim pela blogosfera a ponto de me preocupar com o que cada um escreve. Cada um faz o que quiser de sua vida e de seu blog. Uns tratam como uma preciosidade, outros jogam no lixo. A internet do mundo inteiro dispoe dessa ferramenta. Então vamos encontrar pessoas legais, sociopatas, criminosos, crianças, intelectuais, ignorantes, comerciantes, profissionais, amadores, de tudo um pouco. É um bolo de gente na blogosfera. Tem que ficar de olho, tem que ficar relax por outro lado e ponto final. Só isso que eu disse.E mais, a Luma é a blogueira que eu mais respeito na qualidade de blogueira. As pessoas eu respeito todas com certeza. Mas o blog da Luma eu considero o melhor de todos e ela a melhor blogueira. É isso. Bjos, Cam

16 comentários:

  1. Eu ía fugir pela esquerda como fazia o leão da montanha (desenho) mas não o fiz. Eu não como peixe, sou uma vegetariana meio radical. A bem da verdade eu não consigo mesmo comer peixes, carnes e nem é por ser vegetariana. É coisa de sensação, sabe? Nem tente entender.
    Bacio

    ResponderExcluir
  2. Cam, fica com medo nao. O salmao deve estar delicioso. Por aqui é bem normal tudo isso e pode comer tranqüila, rs.

    Com todas essas coisas que vc usou nao dá prá estragar o peixe assim como vc pensa e fora disso o salmao tem uma gordura especial ótima para levantar o colesterol bom. Vai lá comê-lo entao, rs. E bom apetite!

    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Cam, se vc tivesse me dito que gostava, eu teria te mandado, semana passada, por uma amgia que morava aqui e voltou para Sao Paulo.Olha, tem um tal SIl, por aqui, é bem delicioso.l.bjs e dias felizes

    ResponderExcluir
  4. Cam,

    não como salmão, mas te desejo muito boa sorte com o teu. Quanto ao seu post abaixo que só hoje li sobre os comentários nos blogues, concordo contigo, todos os blogues valem a pena, alguns mais que os outros por motivos particulares nossos. E olha o teu blog é uma maravilha, super bem escrito, informativo, e fora que a dona é uma querida.
    Beijinhos, Jan

    ResponderExcluir
  5. Olá, Camille,
    muito bom seu blog. Parabéns.

    Sobre o gravilax, é muito bom mesmo. Esse da foto foi servido com chantilly salgado. Eu não gostei muito do chantilly, mas dizem que é bom, hehe

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Oi Camille!

    Não se preocupe: vai ficar uma delícia! A meu ver tem todos os ingredientes para dar certo. Eu gosto muito de salmão - cru / assado / defumado - de qualquer jeito é uma delícia de comer e de ver. Aqui por essas bandas inglesas comi até me fartar pois é barato e tem de tudo quanto é jeito. Já aí no BR não como tanto quanto gostaria pois em casa só eu como e acabo não fazendo... :(

    beijos querida e depois avise como ficou para eu copiar a receita, Ok?

    ResponderExcluir
  7. Adoro Salmão, espero q sua receita tenha dado certo. Big Beijos

    ResponderExcluir
  8. Camille,
    passando para agradecer o carinho das visitas e comentários constantes. O Perplexo anda meio de lado, talvez desapareça para sempre; porém o carinho de amigos que nos visitam sempre fala mais alto e educação e respeito sempre devem prevalecer(falo quanto a comentar ou não).
    Lá no exterior é muito legal a gente acessar o blog e ver que tem amigos preocupando-se conosco, querendo saber como estão as coisas.
    Ah, ia esquecendo do principal: o salmão deve estar uma delícia!
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
  9. Cam, eu já comi salmão uma vez que a minha cunhada mandou de Fortaleza. Em compensação, por aqui temos outros peixes deliciosos tais como pirarucu, tambaqui,tucunaré, filhote, etc. Eu também costumo curar o peixe pra tirar o cheiro peculiar deles.Bjs!!

    ResponderExcluir
  10. Não sei cozinhar salmão! :( O máximo que fiz foi colocar em papilotes (assim que escreve?) untar com manteiga e alcaparras, levar ao forno e pronto! Sei que os povos primitivos usavam o limão como um conservante e ao mesmo tempo como algo que pré cozinha os peixes e legumes. Fica muito bom fazer salada de abobrinhas com sal grosso, já fez? Você corta a abobrinha em palitos grossos, como faz no antepasto de cenoura e coloca a abobrinha em um escorredor e salpica sal grosso - ela vai desidratando e você faz a salada com os ingredientes que quiser! Isto é ótimo para quem faz dieta! Basta deixar na geladeira e vai beliscando.

    Cam, entendi o que escreveu sobre os comentários e diferenças entre blogues. Lógico que é isto! Eu não discordo deste ponto de modo algum, também é o meu pensamento. Você querer que algo seja diferente não quer dizer que você não tenha compreensão do que está presente em 80% dos blogues. Cada um cuida da sua reputação como quer! (rs*) Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Cam,

    Essa sua receita de salmão acabou de acabar comigo, menina quiquiéissu...ahahaha. Sobre essa turma que entra no blog e não comenta é mais ou menos isso que você acabou de escrever. Se fosse só timidez, ainda vai, mas tem gente que fica horas e horas pegando nossas deixas, até mesmo o nosso estilo de escrever, mas o que verdadeiramente importa é que ainda existe gente que sentimos que gosta do que tem escrito. Acho que isso é o que importa. Já vi pessoas ensinando "10 maneiras de comentar" e outras coisas do tipo. Se todo mundo deixasse o visitante mais à vontade, certamente encontrariam algo menos antipático. E seu blog é show! Amei sua forma espontânea de ser e acontecer.

    Ah, e não somos de mentira, somos a mais pura verdade. Nua e crua!

    =]

    Espero não perder contato, viu?

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito de peixes, acho que é falta de hábito e não sei fazer muitas receitas. Na poucas vezes que faço em casa, tempero, ponho alguns legumes, azeite a faço all cartochio, embrulhado no alumínio.

    Mas pelo que você descreveu, não tem como ter ficado ruim e espero que fique delicioso.

    Bom apetite meninas

    bj

    ResponderExcluir
  13. Cam nao conheço esta receita, mas imagino que deve ser bom, experimenta logo amiga e conta pra gente como ficou.
    bjs
    www.meiroca.com

    ResponderExcluir
  14. Estou com a Meire, experimenta logo meu bem, e conta prá gente.
    Mas deu água na boca.
    Beijos e saudades.

    ResponderExcluir
  15. CAM,
    RELAXA QUE A LUMA sabe separar o joio do trigo.
    Já escrevi t antos pontos de vista diferents dos dela, lá no LUZ DE LUMA e ela continua a mesma.

    bjs e bom final de semana

    ah, o feriado que vc fala, nao sei se tem aqui..Vou viajar mas nao por causa do feriado.

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de salmão. Aqui sempre comemos defumado. Às vezes 1x/semana.
    Essa sua receita parece gostosa.
    Sobre esse negócio de comentários em blog. Posso dizer que detesto patrulhamento de blogs. E você está certa, tem coisas boas e ruins na internet. Nem sempre concordamos como que está escrito, mas devemos respeitar a opinião de cada pessoa.
    Bjks
    E bom feriado!!!

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...