13 setembro 2009

A Menina no País das Maravilhas

Ontem eu estava me sentindo bem gripada ( ou com sinusite) e aluguei montes de filmes para ficar em casa assistindo. Foi boa idéia. Assisti a esse especialmente maravilhoso: "A Menina no País das Maravilhas".

Peguei o DVD pensando em ver hoje com a minha filha, que ontem estava com o pai. Mas foi otima idéia ter dado uma olhada na internet para ver do que se tratava. Apesar da censura de 12 anos não era um filme nem para crianças. É a história de uma família americana, não tão típica quanto um comercial de margarina. A mãe escreve um livro sobre Alice no País das Maravilhas, uma tese. E o pai tb trabalha o dia inteiro, pouco podendo o casal dar atenção as duas meninas. A mais velha é cheia de imaginação e não se adapta a rigidez de uma escola muito tradicional e é punida por fazer perguntas inteligentes.

Se os professores dizem algo como "só se deve fazer perguntas nas horas certas", ela pergunta qual é a hora certa. E fica perplexa ao perceber que é sempre a hora errada. Os pais não percebemde imaediato que a escola não serve. A menina começa a manifestar sinais evidentes de "transtorno obcessivo compulsivo", misturado com "sindrome de Tourette". Enfim...

O que tem de mais interessante é perceber a linha tênue entre a realidade e a fantasia e a dificuldade do ser humano em se responder: quem sou? Aonde estou? E é o que essa pequena faz o tempo todo, mergulhando nos túneis de Alice, com muita coragem.

A atriz é uma menininha de 9 anos, Elle Fanning. A irmã mais nova da garotinha que fez " A Menina e o Porquinho". Elle é a melhor atriz criança que eu já vi na vida. Vale muito a pena assistir o filme e ver a alma que essa menina coloca em toda a história.

Hoje estou assistindo Brick Lane, um filme indiano. Originalmente um livro que eu já tinha lido e gostei muito.

Continuo gripada. Fui a um dos hospitais que faz o exame para gripe suina. Fiz uma radiografia( como sempre tenho um pouco de sinusite) . Mas não me deixaram fazer o exame para a tal gripe. Os medicos - fui atendida por dois plantonistas de domingo, que dureza- me disseram que não estão fazendo o exame por que "todas as gripes já estão misturadas com a gripe suina, então não é vantagem( sic) ter gripe suina no exame". Ele provavelmente quis dizer que mesmo que tenhamos o virus no resultado do exame, não significa que vamos ter essa gripe. Ou que talvez ja estejamos com essa gripe, mas... so temos direito a tomar Tamiflu( não sei como escreve, nao me foi receitado) caso estejamos com "falta de ar". " Se voce tiver falta de ar, volte aqui".(sic)

Fiquei tão perplexa quanto a menina fazendo perguntas na escola. E estava em um hospital particular. O Brasil, ai sei lá gente. Socorro não é? Se não ficar boa até amanhã eu falo para voces, quem sabe em alguma cidade se possa tomar Tamiflu aos primeiros sintomas de uma gripe muito forte?!

Boa semana e saúde para todos nós!

(14 de setembro de 2009)

Ola pessoal, já estou me sentindo melhor, mas ainda de molho aqui para ficar boa rápido. Pesquisei na internet, quem já havia visto "A Orfã" e já sei o final do filme. O começo é um casal que procura uma instituição para adotar, por que perdeu o terceiro filho, está de luto e tal. Adotam a tal "garota" de 9 anos que começa a fazer atrocidades, estilo psicopata grave: mata uns, provoca incendios. Descobre-se no final que ela nao é uma menina e sim uma mulher de 33 anos com algum tipo de nanismo. Tipo "Ferrugem", alguém se lembra dessa figura? O "menino" que tinha uns 40 anos e trabalhava na Globo, um ruivinho?

Então é isso. É uma mulher de 33 anos, malvada, maluca, que se faz passar por menina. Em dadas tanta do filme, a mãe começa a descobrir que no "orfanato nunca tinham ouvido falar nela"(sic). Estranho não é? Como adotar alguém de quem nunca se ouviu falar... Tudo mal contado. Quem viu disse que não vale o ingresso. Não vale nem vendo de graça. Não assistam. É puro marketing.

13 comentários:

  1. Melhoras, muita saúde! Se estiver com falta de ar corra pro hospital, hein! Que legal você estar lendo A Mediadora da Meg Cabot, eu li a série toda. É bobinho, rasinho mas diverte! bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Espero que você melhore.
    Beber bastante agua ajuda mto no caso de gripe, descanse e tente repousar.

    E assista "Little Miss Sunshine"

    ResponderExcluir
  3. Cam, li na Jan que você queria indicação de livros 'leves' para ler e quando estava fazendo o postezito atual, lembrei disso! Eu acho que vai adorar os livros e filmes baseados na obra de Nick Hornby, porque ele nos põe a pensar sem que percebamos, como é o caso deste filme que assistiu. E você achando que era filme para criança! Essa atriz Elle Fanning é um fenômeno!! Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  4. Tinha ouvido que a rede de saúde, tinha orientado a ministrar o tamiflu para todos pacientes que tivessem algum sintoma. Mas para isso, é necessário exames não? Fique atenta, mas se puder procure outro médico.
    A 1900 tem vários endereços mas vou a pé na Barão de Capanema, perto de casa.
    http://www.1900.com.br/1900/index.htm

    Boa semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga querida, em primeiro lugar espero que vc esteja melhor desta gripe, eu fiquei gripada por 10 dias e foi muito ruim. Nem cheguei a ir ao hospital porque acho que emergência e nada é a mesma coisa, mas como não tive febre não me aperriei.
    Que bom que vc gostou das sugestões, eu sei que tem mais, mas daí a eu lembrar já são outros 500.
    Um beijo grande, melhoras rápidas e quando puder viaje para dar um refresco tb à alma!

    ResponderExcluir
  6. Oo Camille.
    Puxa, Camille, faz mais de meio século que me pergunto quem sou, de onde vim e por que estou aqui. Espero encontrar a resposta, um dia.
    ***
    Sorry, mas, desprezando teu conselho, estou curioso para ver "A orfã". Adoro ficção, especialmente quando inverossímel. Acho que uma parte de mim ainda está na adolescência.
    ***
    Te cuida aí.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. zany20:18

    Cam, boa as dicas sobre os filmes. Amo filmes! Agora se o atendimento médico particular já deixa a desejar, imagine como fica a situação de quem depende dos hospitais públicos.É uma tristeza só! Tomara a essa hora a gripe já tenha sumido e lhe deixado em paz! Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Jura que o ser humano fica confuso perante as perguntas "quem sou? Aonde estou?". Ai tadinho deles... sinto uma pena... quanto tempo e energia gasto para descobrir o obvio: VC É ALGUÉM QUE PERGUNTA DEMAIS MANRIQUE CARLO!!! Égua do pequeno!!!!

    Bom saber que vc nao está com a porca solta por ai... se bem mana, que esse alarde todo sobre a gripe suina, aqui foi a mesma coisa: duas semanas depois já era tratada como uma gripe como outra qualquer e tao perigosa quanto... vá entender!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo07:05

    Oi Camille.

    Obrigada pela visita e volte sempre que quiser.
    Também gostei muito do seu blog.
    Fiquei interessada no filme da "Alice". Vou procurar.

    Bjs e melhoras.
    Elvira

    ResponderExcluir
  10. Cam te desejo melhoras na gripe. Myself pergunta é "Eu sei quem eu sou, mas o que eu faço para melhorar como pessoa'?
    Mudando....só você que tão educada e generosa para achar que eu deveria escrever um livros sobre viagens. Só vocÊ mesmo!!!
    Bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Ando meio indiferente com filmes nos últimos dias. É aquela fase que apenas o silêncio das páginas de livro me seduz.
    Eu já tinha ouvido falar desses filmes, mas não os assisti, de repente os coloco na minha listinha.
    Espero que você esteja melhor carissima. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que o pessoal do hospital agiu coreetamente, não se pode receitar um remédio sem necessidade.

    Ultimamanete tenho tomado mt cuidado com os filmes pq ando meio impressionada e não quero ficar nervosa.Prefiro ler um livro excelente que comprei de um blogueiro, escrito pelo pai dele .

    ResponderExcluir
  13. Anônimo17:58

    Cam,
    Melhoras para a gripe, beba muita água, suco de laranja e repouso. Já ouvi falar desse filme mas não vi.
    Big Beijos

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...