23 julho 2009

Lembra de mim? (Sophie Kinsella)

Estou lendo um livro imperdível: "Testemunhas da China. Vozes de uma Geração Silenciosa", de Xinran, a mesma autora de "As Boas Mulheres da China", também uma leitura importante, triste, mas profundamente reflexiva e bem escrita para quem tem a curiosidade sábia de querer conhecer o mundo e a humanidade.

Testemunhas da China é fruto de uma pesquisa jornalistica, de vinte anos, da autora, com entrevistas principalmente a pessoas anonimas, que viveram a revolução de Mao. E por isso mesmo, por ser Mao, por ser a China e todo o seu complexo histórico, essas pessoas tem em comum a imensa dificuldade de falarem de si, como um ser, tendo uma consciencia vaga de sua identidade pessoal, e uma noção mais clara de pertencer a um grupo, um país, uma era. Estou no começo do livro, mas ao ler sinto um carinho imenso pela autora, por sua obra tão delicada, preciosa, forte. Vale a pena.

No meio dessas páginas tão densas, li de um dia para o outro, "Lembra de Mim?" de Sophie Kinsella. Um daqueles livrinhos que a gente lê rapídinho, a tal da leitura "fácil". Mas que para escrever é preciso talento, imaginação, fluencia. Quem me indicou essa autora foi a Jan, quando esteve aqui em São Paulo e me viu lendo os livros da Marianne... ( a do "Melancia"). Foi a Jan também quem me indicou "Crepusculo" e toda a saga dos vampiros. E graças a essa amiga pernambucana, grande leitora de muitos titulos, dos mais "difíceis" aos mais "fáceis", como esses que citei, pude, durante muitas noites em claro por problemas que graças a Deus venho ultrapassando, me divertir, dar risadas, sonhar, me dar ao luxo de ser um pouco romântica.

Assim, dedico esse post a Jannine L´Amour do blog Koukla, nossa querida e talentosa jornalista, leitora de tudo que é bacana. E por isso mesmo, como diria a Tina do Blue Moon, minha "personal" para livros.

7 comentários:

  1. Cam...que é que eu posso dizer: OBRIGDA é muito pouco, e este obrigada é por ser sua personal em matéria de livros, é por ser sua amiga, pela consideração que vc tem comigo, enfim são tantas coisas. Sabe é muito legal a gente se sentir admirada por alguém que admiramos ;).
    Um super beijo, Jan.

    ResponderExcluir
  2. Mana, Jan e vcs sao minhas duas fontems preferidas de leitura.

    Recentemente li "A montanha e o rio" tb o retrado da China de Mao e viciei...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog e por isso vou segui-la. ;)
    Estou lendo "O caçador de pipas" e adorandooo. Já leu?
    Bom.. vim aqui para responder ao seu comentário.
    Segundo a minha nutricionista, o nosso psicológico interfere muito na dieta. Para perder alguns quilinhos, vc precisa estar com o psicológico em dia tbm.
    Tipo: evitar pensamentos negativos e fazer meditação ajuda (e mto!) no emagrecimento.
    Com essas técnicas aliadas à dieta, já consegui eliminar 11,2 kg.
    Estou aí firme e forte!
    Beijossss
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. cam, ler é o mais gostoso que existe, mas confesso não leio muito, pq com todos os meus afazeres de casa e cuidando de um pai idoso, o tempo que me sobra uso pra minha arte, que sou viciada. Mas admiro demais quem lê fazendo disto um hábito frequente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. zany(zany.zip.net)10:27

    Cam a Jan bem que mereceu este título, pois como todos nós sabemos, e como ela mesma diz, Jan é uma tracinha devoradora de livros.Bjs e um bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, menina.. Lá se foram 11 quilos!
    Estou mto feliz com os resultados da minha reeducação alimentar. Agora penso mais antes de comer os alimentos. E aboli as frituras e o refrigerante.
    Quanto à meditação, é simples: é soh vc enfrentar a sua RA com pensamento positivo de q vc vai realmente emagrecer e todos os dias se olhar no espelho e se imaginar magra.
    Olha.. experiência própria: está funcionando.
    Tente vc tbm! ;)
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Cam, eu conhcei a Jan Jan pessoalmente.Ela é maravilhosa.Amo-a de paixao..temos sorte por tê-la comoa miga, viu?

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...