O mundo anda tão embrutecido que fico feliz quando encontro coisas delicadas para apreciar. É o caso desse livro: O Ultimo Chef Chinês. Comprei pelo titulo, para mim convidativo. Não conhecia a autora, Nicole Mones. O enredo fala de uma jornalista, critica culinária que viaja para a China em busca de esclarecer uma investigação de paternidade contra seu marido já morto. A editora do jornal onde ela trabalha pede então que aproveite a viagem e entreviste um chef meio chinês, meio judeu-americano, que volta as suas origens chinesas para aprender a culinária imperial e está prestes a inaugurar seu restaurante.
Mas tudo isso é pano de fundo, para mostrar uma China que ressurge dos escombros da ditadura de Mao. Desvendando suas tradições mais antigas
, a relação delicada do chinês com as pessoas, a relação de grandes laços entre as famílias, o conceito de família bem diferente do ocidental, a importância da culinária como retrato de uma cultura.
A autora vive 12 anos na China antes de escrever seu primeiro livro. Ela chega ao país ao final da revolução e abre uma tecelagem. Ao todo permanece 18 anos vivendo na China. E é provavelmente com a delicadeza assimilada dessa cultura, mais a sua própria sensibilidade, que cria sua história e personagens e transforma o Ultimo Chef Chinês num livro delicioso, leve, que ensina coisas novas sem ser didático. E ainda faz você torcer pelo final feliz dos protagonistas. Valeu. Eu recomendo sim.
28 fevereiro 2009
5 comentários:
COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A eutanásia da cachorra. O quarto ao lado. A morte nas cores de Almodóvar.
Se teve uma situação que me comoveu muitíssimo, me entristeceu e também me tranquilizou, foi quando durante a pandemia, minha fil...
-
Domingo passado fui assistir “Coração Vagabundo”, filme documentário que tem o mesmo título de uma canção que Caetano Veloso interpreta: “m...
-
Ontem a vizinha bateu aqui em casa, estava bem , tranquila, lúcida. Que bacana. Veio "devolver" o pratinho e resolveu nos dar u...
Nunca tinha ouvido falar, mas gostei da sugestão...
ResponderExcluirlindo dia flor
beijos
Também nunca ouvi falar, mas parece ser super interessante. Gostei.
ResponderExcluirE que estória é essa de "carneiro"? Tb nunca ouvi, hahahhahaha, é cada uma...
Boa semana
O livro parece interessante, mesmo. Vou colocá-lo na minha fila de leituras.
ResponderExcluirIndo para a lista!!!
ResponderExcluirfaz um tempo ja tinha visto ele e quero muito ler mas estava tbem esperando uma confirmaçao de quem ja havia lido e muito obrigado pela sua recomendação agora tenho mais certeza que vou ler ele.
ResponderExcluir