02 julho 2008

Sagan. O filme sobre Françoise.

O nome dela era Françoise, já o Sagan é uma homenagem a um livro de Proust. E Françoise Sagan, que passei a conhecer melhor depois de assistir ao filme com sua biografia, era um pequeno gênio que aos 17 anos escreve seu primeiro romance de muito sucesso: "Bonjour Tristesse". Além de ser uma mocinha de imensa sorte: mais ou menos na mesma época, ela ganha 80.000 francos-uma bolada na época- na roleta de um cassino em uma única noite e assim compra cash uma linda casa, que será a sua residencia, seu QG até a sua morte aos 69 anos.
Fiquei fascinada pelas roupas do filme: muito colar de pérola, casacos de pele de onça- naquela época podia, coitadas das oncinhas. Muito pretinho básico, mostrando uma Paris chique, chiquérrima, glamourosa, como aliás, a cidade é até hoje. O filme e Françoise Sagan, pelo menos a personagem, parece que encarnam isso de um jeito muito claro. A atriz que não sei o nome e jamais tinha visto em outro filme, é a cara da escritora e a representa muito bem. Do tipo que de fato, defende a personagem, mostrando toda a sua humanidade. Assim a gente consegue ver uma cheiração de pó cheia de overdoses, uma bebedeira sem fim, uma vida super desregrada e extremamente angustiada, com tolerancia máxima, sem julgamentos. É Sagan, é a vida. A vida dela. E como diriam os franceses, muito "politicamente corretos", eu não tenho nada a ver com isso. Comprei vários livros da autora, que virou um personagem de admiração para mim como já é faz bastante tempo, a Frida Kahlo. Assistam o filme e leiam os livros. Se puderem em Francês, melhor ainda. F. S. tem um jeito muito especial de lidar com as palavras. Sucesso merecido.
ps: ESTOU TENTANDO ENTRAR NOS BLOGS DE VOCÊS E TODOS ESTÃO DANDO FORA DO AR, ACHO QUE É DEFEITO DO COMPUTADOR OU SERÁ DA INTERNET?

7 comentários:

  1. Eita lendo este seu post me deu uma saudade grande de vc e da nossa conversa, sobre livros, filmes e a casa de Frida :). Olha o meu computador só outro, sabe como é? E "money que é good, nós num have", ou seja minhas postagens estão mais que esporádicas...ai que desepero!!!!Olha assim que der mando nossas fotos que o Daniel tirou, ficaram lindas, já revelei. Um cheiro.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a autora ma vou deixar guardada a dica para o filme e os livros. Saudades!

    ResponderExcluir
  3. É uma vergonha, eu sei, mas ainda estou boiando quando o tema é Frida!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:57

    Que maravilhosa dica, lembro-me bem de F.S., e sua elegância discreta e altiva.
    Frida é minha paixão, sem palavras.

    Querida flor, triste é o sentimento de "não ser", de "ter sido", de saudade, sei bem como é... :(

    O sistema do Haloscan ficou fora do ar ontem todo o dia.

    Lindo dia flor
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16:15

    Olá,
    O seu blog foi escolhido para integrar a Rede de Blogueiros da Brazucah!

    A Brazucah Produções (www.brazucah.com.br) está criando uma rede virtual para divulgação diferenciada de filmes brasileiros.

    Para inaugurar a parceria, estaremos promovendo duas pré-estréias exclusivas do filme Era Uma Vez..., de Breno Silveira, seguida de debate com a equipe - dia 10 de julho no Rio de Janeiro e 15 de julho em São Paulo.

    Confirme a participação do seu blog na Rede Brazucah e este convite será o primeiro de muitos!

    Se você for de São Paulo escreva para: BLOGSP@BRAZUCAH.COM.BR

    Se você for do Rio de Janeiro escreva para: BLOGRJ@BRAZUCAH.COM.BR

    Obrigado



    Para mais informações:

    www.redebrazucah.com.br
    www.eraumavezofilme.com.br
    (21) 2509.2722
    (11) 3938.6345

    ResponderExcluir
  6. Oi moça linda!

    A Internet (via Telefônica) estava cheia de problemas ontem e hoje. Mas voltou e passei para te deixar um beijo (e ler seus posts, naturalmente). rs

    beijos e bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  7. Anônimo14:36

    Ainda me lembro da forte impressão que me causou a leitura de Bonjour Tristesse. E olhe, que isso já faz muito tempo! Excelente a indicação do filme. Vou ver se consigo em locadora, já que aquí não temos cinema comercial. Beijos.

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...