23 fevereiro 2007

Whitaker, o super bom Idi Amim

Fui ver "O Ultimo Rei da Escocia". Dessa vez tinha lido a critica antes, certamente da Veja, essa revista trash que ainda não cancelei a assinatura por puro hábito, talvez tão nocivo quanto fumar. Enfim, a critica não sei de onde dizia que o cara que faz o "imperador da Escocia", um otimo ator que faz um médico bem jovem e imaturo que vai trabalhar em Uganda no tempo do Idi Amin- era muito melhor ator que o Whitaker que está ai na bica para receber o Oscar. Numa carreira de muito talento e muita luta, por que ele é negro e feio. Não é nenhum Denzel Wahington não, nem o lidissimo Will Smith. É um negão muito do feioso, que como os branquelões feiosos tem sempre menos chance. Mas para o negão é sempre pior e ainda é por preconceito sim. E hipocrita do que disser que não é, que isso não existe mais, mesmo com todas as conquistas alcançadas contra a discriminação racial. O proprio Will Smith que além de bonito é inteligente e culto, disse numa entrevista na ... V. que "estamos vivendo com 200 anos de atrazo sim", fruto da escravidão imposta por brancos. Mas os negros correm mais e chegarão mais rápido a um mundo melhor, por que conhecem o que é ter que batalhar muito para conseguir alguma coisa.
E voltando ao Whitaker- e ao "médico escocês" , ator muito bom sim- ele está grandioso no papel do Idi Amin . E grande também. Deve ter engordado uns 40 quilos para fazer o papel, por que o ditador de Uganda era um monstro de enorme, de meter medo. E o Whitaker está incorporado. E o besta do critico fuleiro que disse que ele esta "over"? Coisa ridicula. Over era o Idi Amin. Cometeu as maiores atrocidades em Uganda e regia o pais como se fosse uma questão pessoal. Selvagem, brutal, ignorante, sofrido sim e muito mau. O Whitaker soube captar todas as nuances do personagem que existiu e quem tem um pingo de memoria ou cultura sabe do que se trata. Então estou torcendo por ele. Ele merece. Eu o vi numa dessas apresentações de premios que antecedem o Oscar, dando uma entrevista e dizendo todo comovido e orgulhoso mesmo do trabalho que deve ter dado trabalho- "chegou a minha vez". - Tomara! Oscar é idiota? É. Para nos que assistimos babando, colonizados. Mas para esse caras é uma consagração, um reconhecimento que renderá muitos frutos para a carreira, para a vida , para a familia de quem ganha e para a industria cinematografica filha da mãe, mas que eu adoro assistir os filmes. E vou continuar escrevendo sobre filmes. Voce nem precisa ler. Só de pensar no assunto-filmes, roteiros, direção, atores- já me da um grande prazer. Fazer o que?

Segunda-feira, 26 de fevereiro- Então pessoal, estou me "achando". Acertei a atriz também. Confira num postzinho mais lá embaixo, do carnaval. Bjos e viva os bons atores!

11 comentários:

  1. Oi minha lindinha!

    Eu não digo sempre? - tem "personal-movie-assistator" melhor do que você? (rs) Já arrumei o que fazer pela semana toda.

    Saudade e pouca visita = muito trabalho e pouco tempo de blogar...

    beijos querida e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:11

    Ainda não vi o filme, mas concordo com você sobre a Veja. Só que eu usaria palavras bem menos publicáveis para classificá-la. Trash é pura generosidade sua. E jornalismo marrom é pouco também. Mas deixa disso, né? Queria ir tanto ao cinema quanto você. Bem que podíamos nos conhecer logo assim poderemos ver uns filminhos juntas. Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:46

    Lembra do William Hurt? Louro, alto, bonito, ganhou o Oscar pela atuação em O Beijo da Mulher Aranha e... quase desapareceu. Nem se fala mais o nome do sujeito quando se comenta sobre o prêmio. Whitaker fez muitos papéis marcantes, um ótimo ator. Tomara mesmo que seja sua vez.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo15:43

    Ontem fui ver Em Busca da Felicidade, achei fantástico, amei..
    Irei ver sua indicação.
    Linda semana,flor
    beijossssssssss

    ResponderExcluir
  5. Anônimo00:12

    Mandei um e-mail no endereço que você cadastrou lá no TT. Só vim avisar. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo08:14

    Acertou na mosca melhor ator...
    And the Oscar goes to Forest Whitaker... parabéns!

    ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18:07

    É amiga ele faturou a estatueta...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Li o romance de Giles Foden, mas ainda não vi o filme.
    Marcos citou William Hurt. Que adoro, mas ele ficou afastado das telas por causa do alcolismo. Infelizmente!
    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  9. Anônimo20:42

    Oi Luma,
    Ainda bem que voce apareceu. Não consigo mais entrar no seu blog, sou barrada. Bom, vou fazer uma tentativa aogra clicando no seu nome, vamos ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Anônimo21:10

    Realmente vc mandou bem demais na atriz amiga :)

    Eu tbm amei q ele tenha ganho o Oscar, gosto dele :)

    Um super bjão

    ResponderExcluir
  11. Viu como eu sempre "acerto" na minha personal? (rs) Sigo todas as suas dicas. Erro nunca!

    PS: O 9 é meu número de sorte. Sempre dá certo. E 2007 dá 9.

    beijos querida e boa semana!

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...