23 fevereiro 2007

Whitaker, o super bom Idi Amim

Fui ver "O Ultimo Rei da Escocia". Dessa vez tinha lido a critica antes, certamente da Veja, essa revista trash que ainda não cancelei a assinatura por puro hábito, talvez tão nocivo quanto fumar. Enfim, a critica não sei de onde dizia que o cara que faz o "imperador da Escocia", um otimo ator que faz um médico bem jovem e imaturo que vai trabalhar em Uganda no tempo do Idi Amin- era muito melhor ator que o Whitaker que está ai na bica para receber o Oscar. Numa carreira de muito talento e muita luta, por que ele é negro e feio. Não é nenhum Denzel Wahington não, nem o lidissimo Will Smith. É um negão muito do feioso, que como os branquelões feiosos tem sempre menos chance. Mas para o negão é sempre pior e ainda é por preconceito sim. E hipocrita do que disser que não é, que isso não existe mais, mesmo com todas as conquistas alcançadas contra a discriminação racial. O proprio Will Smith que além de bonito é inteligente e culto, disse numa entrevista na ... V. que "estamos vivendo com 200 anos de atrazo sim", fruto da escravidão imposta por brancos. Mas os negros correm mais e chegarão mais rápido a um mundo melhor, por que conhecem o que é ter que batalhar muito para conseguir alguma coisa.
E voltando ao Whitaker- e ao "médico escocês" , ator muito bom sim- ele está grandioso no papel do Idi Amin . E grande também. Deve ter engordado uns 40 quilos para fazer o papel, por que o ditador de Uganda era um monstro de enorme, de meter medo. E o Whitaker está incorporado. E o besta do critico fuleiro que disse que ele esta "over"? Coisa ridicula. Over era o Idi Amin. Cometeu as maiores atrocidades em Uganda e regia o pais como se fosse uma questão pessoal. Selvagem, brutal, ignorante, sofrido sim e muito mau. O Whitaker soube captar todas as nuances do personagem que existiu e quem tem um pingo de memoria ou cultura sabe do que se trata. Então estou torcendo por ele. Ele merece. Eu o vi numa dessas apresentações de premios que antecedem o Oscar, dando uma entrevista e dizendo todo comovido e orgulhoso mesmo do trabalho que deve ter dado trabalho- "chegou a minha vez". - Tomara! Oscar é idiota? É. Para nos que assistimos babando, colonizados. Mas para esse caras é uma consagração, um reconhecimento que renderá muitos frutos para a carreira, para a vida , para a familia de quem ganha e para a industria cinematografica filha da mãe, mas que eu adoro assistir os filmes. E vou continuar escrevendo sobre filmes. Voce nem precisa ler. Só de pensar no assunto-filmes, roteiros, direção, atores- já me da um grande prazer. Fazer o que?

Segunda-feira, 26 de fevereiro- Então pessoal, estou me "achando". Acertei a atriz também. Confira num postzinho mais lá embaixo, do carnaval. Bjos e viva os bons atores!

11 comentários:

  1. Oi minha lindinha!

    Eu não digo sempre? - tem "personal-movie-assistator" melhor do que você? (rs) Já arrumei o que fazer pela semana toda.

    Saudade e pouca visita = muito trabalho e pouco tempo de blogar...

    beijos querida e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi o filme, mas concordo com você sobre a Veja. Só que eu usaria palavras bem menos publicáveis para classificá-la. Trash é pura generosidade sua. E jornalismo marrom é pouco também. Mas deixa disso, né? Queria ir tanto ao cinema quanto você. Bem que podíamos nos conhecer logo assim poderemos ver uns filminhos juntas. Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  3. Lembra do William Hurt? Louro, alto, bonito, ganhou o Oscar pela atuação em O Beijo da Mulher Aranha e... quase desapareceu. Nem se fala mais o nome do sujeito quando se comenta sobre o prêmio. Whitaker fez muitos papéis marcantes, um ótimo ator. Tomara mesmo que seja sua vez.

    ResponderExcluir
  4. Ontem fui ver Em Busca da Felicidade, achei fantástico, amei..
    Irei ver sua indicação.
    Linda semana,flor
    beijossssssssss

    ResponderExcluir
  5. Mandei um e-mail no endereço que você cadastrou lá no TT. Só vim avisar. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Paulo Outi08:14

    Acertou na mosca melhor ator...
    And the Oscar goes to Forest Whitaker... parabéns!

    ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. É amiga ele faturou a estatueta...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Li o romance de Giles Foden, mas ainda não vi o filme.
    Marcos citou William Hurt. Que adoro, mas ele ficou afastado das telas por causa do alcolismo. Infelizmente!
    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  9. camille20:42

    Oi Luma,
    Ainda bem que voce apareceu. Não consigo mais entrar no seu blog, sou barrada. Bom, vou fazer uma tentativa aogra clicando no seu nome, vamos ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Realmente vc mandou bem demais na atriz amiga :)

    Eu tbm amei q ele tenha ganho o Oscar, gosto dele :)

    Um super bjão

    ResponderExcluir
  11. Viu como eu sempre "acerto" na minha personal? (rs) Sigo todas as suas dicas. Erro nunca!

    PS: O 9 é meu número de sorte. Sempre dá certo. E 2007 dá 9.

    beijos querida e boa semana!

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.