21 fevereiro 2007

Cinzas no Rio de Janeiro

Esse carnaval no Rio foi mesmo inapropriado e vexaminoso. Se eu fosse prefeito de lá, mas assim, um Senhor Prefeito feito o Giuliani foi em NY no combate "tolerância zero" à violência, teria cancelado o carnaval deste ano por motivo de violêcia maior. Mas não, funcionou do mesmo jeitinho, nada de luto. Se no Brasil tudo acaba em pizza, no Rio tudo acaba em suor e cerveja, de preferência sem lágrimas, mesmo que a situação mereça, ou melhor, exija.
Então o Sambodromo estava a todo vapor. Assisti alguma coisa. Dentre elas, uma robotização do samba, que se tornou um espetáculo mais" folie bergére "do que nunca. Muita mulher nua com corpinho de travesti por causa da quantidade de silicone. E a saúde para onde vai com tanto plástico? E a tecnologia exagerada, tornando a "festa" cada vez menos espontânea.
E para provar que o carnaval estava mesmo deslocado do contexto da alegria genuina que um povo poderia ter, o deplorável incidente da expulsão da Beth Carvalho, que é em pessoa um verdadeiro estandarte da Mangueira, de qualquer carro alegórico. Cartola deve ter se revirado no tumulo com a ofensa a sambista, que pelo que li, ou cantou ou compôs, mais de 80 sambas para a Mangueira. Realmente uma ingratidão, típica da grosseria que o carioca é capaz.
Claro que minha cidade tem coisas e pessoas bacanas. Mas no momento, estou com muita vergonha de ter vindo de lá.
Bom começo de ano para você. Nesse país que vergonhosamente também só começa a funcionar após o carnaval. Ora, quanta ignorancia.

4 comentários:

  1. Camille, muito bom e verdadeiro o seu texto;estamos prisioneira em nossa casa e em nossa cidade.
    Não posso imaginar onde vamos chegar com tanta crueldade e falta de amor ao próximo.As autoridades não tomam conhecimento e o povo vai sambar por conta do carnaval. Aqui em casa o lema é deixar o carro em casa, sair de taxi ou metro e avisar quando chegar ao destino e quando vai voltar.
    Para colorir sua semana, envio as Orquídeas do Cristalino.
    Beijos, Edna

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:01

    Que pena que aconteceu isso, eu não sabia, tô um pouco alienada das notícias do Brasil...mas sempre é bom saber e a blogsofera nesse ponto é ótima.

    ResponderExcluir
  3. vc. não está só!!!! rs!
    tb. não enxerguei vc. ao lado do Hiran na minha agenda...kkkkkk!
    veja lá nos queridinhos... Desabafo - um amigão muito especial!!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. O Carnaval no Brasil é uma instituição, pelo menos é essa a sensação que temos aqui em Portugal. Pena que as coisas não corram como antigamente. É a evolução dos tempos.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...