20 novembro 2006

ACM,o Maquiavel brasileiro, nas páginas amarelas da Veja

Esse é a história do Brasil que a gente conhece, personificada. Maquiavélica, como aliás ressalta a entrevista, comparando-o com o famoso escritor de "O Principe", não o "Pequeno Príncipe", mas aquele, o manual dos poderosos, que ensina: ao fazer uma mudança, faça logo tudo de uma vez, doa a quem doer, por que se fizer aos poucos vai doer homeopaticamente, mas as pessoas vão chamar você de fraco ou de tirano, por muito mais tempo- Quer dizer, estou falando assim de memória, mas o livro diz coisas desse gênero.
E ACM também. Diz que prefere ser respeitado do que ser simpático. Elege Geisel como o presidente que melhor sabia mandar, diz que Figueiredo ( quem se lembra do bordão "prendo e arrebento", bem ao gosto de humoristicos de baixo nível?) não sabia mandar e que Lula é mandado pelo partido, que não tem mando nenhum. Que bonzinho ele, quer dizer que Lula é inocentinho, pau mandado, apenas obedece ordens e talvez não "saiba de nada" mesmo? Depois da visita de José Dirceu logo depois de "deposto", essa velha raposa tem a dizer isso de Lula. Saiu pela tangente sempre deixando uma brecha de gentileza sutil para quem está no poder. Isso é ser um político.
E continua, declarando que a sigla ACM foi a única que pegou depois de JK. Se esqueceu de FHC, imagino. Afirma que não mensiona o nome de seus inimigos, que estes devem ser esquecidos, mas que isso não significa que um dia não se vingará deles.
Fala do filho que morreu, da filha que se suicidou. E no meio da entrevista ainda dá um tranco na jornalista, que não chega se intimidar, parece. De toda maneira, ela é muito suave com seu entrevistado, dá o que pensar. Ou foi seduzida por aquele poder todo, ou abduzida.
O que mais me impressionou foi o que não está dito, mas está implicitamente explicito: em nenhum momento ACM se refere a ditadura militar, a abertura politica, enfim a esse processo violento e compressor que nosso país sofreu e ainda sofre as consequencias com nossos governos sempre corruptos e imaturos, fruto de mais de 20 anos de atraso politico. Para ele tudo isso é nada. Importante são as pessoas, os nomes poderosos, os estadistas talentosos e os não. Isso é o gosto exagerado pelo poder em termos absolutos. Quase instinto. Como uma cobra naja. Pior que Napoleão. Leiam. Não chega nem a dar raiva, dá até uma certa admiração pela coragem e cara de pau maior do que a de Jack Nicholson nos seus papéis mal-caráter. Isso é a cara do Brasil. Saber que nosso proximo presidente vai ser o Aecinho também. Faz parrrte, já diria o Bam-bam do Big Brother.
E para lembrar o que escrevi no post abaixo:
Acabei de ler nos comments, hoje, segunda-feira as 17:10, que a Equipe Blogueiros da Gazeta dos Blogueiros indicou meu blog como um dos melhores da semana. Fiquei muito contente com o reconhecimento. Como não conheço esses mecanismos, se é por indicação de vocês, por observação deles ou as duas coisas, agradeço duplamente a menção e a consideração. Super beijo e boa semana para todos nós, Camille

23 comentários:

  1. Anônimo21:01

    Você pode não sentir raiva do crápula, mas, se odeio alguém, é a esse homem.
    As indicações da Gazeta, do Blogger, do Links & sei lá o quê, são aleatórias, mas isso não diminui em nada seu blog, pelo contrário. É ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:54

    Não consigo ler o que fala esse homem, um jogo de poder, ego inflado, me dá nojo...
    Fui destaque há 15 dias e não sei como é feita a avaliação,parabéns querida, seu espaço é um encanto e merece todos os prêmios!!
    linda semana,flor
    beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Sobre o sujeito do post, prefiro nem comentar, aliás, sobre nenhum deles.

    Para mim, todos são sujeitos inexistentes!

    Parabéns pela indicação do blog. Lembro-me que tentei me inscrever mas tive problemas com este site.



    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Anônimo08:00

    A velha raposa está falando em desespero de causa, já não tem o poder que detinha há anos, não conseguiu eleger o governador da Bahia parece que vai ser o último de sua dinastia.

    ótima semana, muito obrigado pela visita e comentário deixado.

    ResponderExcluir
  5. Oi Camille,

    Muito interessante essa sua comparação... nunca tinha pensado em ACM como um príncipe de Maquiavel. Aliás, li esta obra há pouco tempo e é incrível como séculos depois ela continua espantosamente atual...

    Um beijo e obrigada pela visita. Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  6. Minha doce amiga, essas murrinhas do tipo ACM são muito ruins da gente se livar :(...mas olha eu estava lendo seus posts e amei o que vc falou sobre Volver, concordo em gênero, número e grau, não nego que continuo amando "Tudo sobre minha mãe" e "Fale com ela"...na verdade eu também amo Carne Trêmula e MUlheres a Beira de um ataque de nervos.. enfim sou das amis suspeitas que eu conheço, mas Volver já está na lista dos que eu amo!
    Um cheiro no coração, Jan.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo16:46

    Oi! Parabéns pelo Destaque no GB.
    Adorei seu blog.
    beijokas

    ResponderExcluir
  8. hum !!! parabéns hein!! quanto ao ACM, li a entrevista na tal VEJA (também tenho MUUUUUITAS reservas quanto à revista; e o que me enjoa é a seção de cartas, todos ceguinhos, babando o ovo da publicação. cruzes!) e digo: espero que ele esteja muito errado. Um horror.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo20:04

    Impressionante né? o carlismo se mistura com o lulismo e dá no que dá! Esse ACM representa o coronelismo, o que há de mais podre e rançoso na política brasileira. Também gostei do teu comentário Camille. E parabéns pela indicação. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Anônimo20:14

    O Brasil só vai se livrar do estigma de colônia, quando se ver livre destas oligarquias regionais. Ainda existem cabras que gostam de serem mandados!
    Parabéns pela indicação!!
    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  11. Anônimo00:22

    ÊÊÊÊÊ, parabéns! Eu não leio Veja, o jornalismo mais marrom da mídia brasileira. Mesmo sendo jornalista. Minha saúde vem em primeiro lugar. Mas sobre ACM, eu acho que um dia um historiador muito maluco vai desvendar tudo que foi este homem (penso que alguém fará o mesmo com Maluf) e só então teremos a real medida do poder descomunal que ele tem. Um poder que não é feito de presidência da república, que talvez nem seja exatamente muito poder, mas de acordos, conchavos, acertos, vinganças, o verdadeiro poder político. Acho que você disse tudo ao chamá-lo de maquiavélico. Temido, odiado, admirado. Até hoje, o que escreveram sobre ele foi raivoso ou elogioso. Espero o dia em que uma investigação profunda e rigorosa sobre ele será publicada, isto será verdadeiramente bombástico. Beijos, querida e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11:11

    Oi Camille.
    Parabéns! Tens todo o mérito para teres ganho essa nomeação! O teu blog é muito interessante. de outra maneira, não haveria tanta gente a vir aqui visitar-te.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Só de ler suas observações já me embrulhou o estômago, imagina então se eu for ler a entrevista...

    ResponderExcluir
  14. eu não leio veja. Mentira, leio sim... em salas de espera, qdo espero! rs!!!
    mas pelo seu post e pela comparação vou ler!
    infelizmente toninho marvadeza faz parte da nossa história.
    bjs!
    ps: vc. faz o cadastro e clica na opção entrar para um grupo que no caso é 100QUERER-2006.
    Será um prazer ter vc. participando!!!
    qq. dúvida me chama!
    bjs!

    ResponderExcluir
  15. ah, palíndromo!
    é uma frase ou sequencia numérica que pode ser lido da direita para a esquerda que não altera o sentido, por exemplo: 42.724 continua sendo 42.724 no sentido contrário da escrita. no banner do sitemeter tem o números de acessos no 100querer... é deste número que virá um palíndromo.
    "o lobo ama o bolo" ...se vc. ler da direita para a esquerda é a mesma coisa!
    palíndromo é isto! 100querer uma brincadeira a mais!!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  16. Camille, não gosto nem da voz desse homem. Para mim ele é um dos piores políticos que existe. Ainda bem que o Jacques vagner deu uma freada no curral dele lá na Bahia. pelo que me contaram uma vez o suicídio da filha foi em consequência de um problema sexual que ele não aceitava. Não sei o que ele falou sobre isso.
    Já assinei por um tempo a Veja mas cancelei, as matérias deixam a desejar.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo23:28

    Parabéns pela indicação.
    Gosto muito dos teus comentários, não és nada superficial no que escreves. Fazes uma análise muito boa tanto aqui como quando deixas recados.
    Não tenho lido a Veja. O ACM como tantos outros que fazem parte de nossa corja política, é um homem inteligente e sagaz. Pena que nunca usou suas qualidades para o bem do país. É tudo pelo poder. Preciso reler Maquiavel, isto sim vale a pena.
    Abraços Camille

    ResponderExcluir
  18. Anônimo22:53

    Camile, sinto falta quando passo muito tempo sem aparecer.No momento o dia não é suficiente para resolver tudo. Apenas uma fase, onde tenho que dar prioridade. Agradeço o seu carinho.
    Um dia feliz para você.
    Beijos, Edna

    ResponderExcluir
  19. Camile, como te expressas bem. Texto ótimo! e atualíssimo, rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi nos antigamentes, 2006! 10 anos atras!!! Vida completamente diferente, como é linda essa vida, que tanto ensina. Mas é ,continua atual, por que o atual é tão tão retrógrado!!! Bjoss querida. Voltemos aos blogs!!!! ( isso é do tempo que a gente nem tinha espaço no blog para responder um comentario....

      Excluir
  20. Na política como nas leis nada mudou, ainda estamos em 2006, infelizmente.
    Sobre voltar a blogar, não será como antes, o tempo, a vontade e as redes sociais limitam a arte de ter um blog, eu acho. :(
    Beijo querida flor 😘❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mudou. É a imaturidade mesmo. Continua. O país não quer ficar adulto. Sobre voltar a blogar pode ser bom, de um novo jeito talvez. Textos mais curtos e sem aquela necessidade ( que nunca segui) de ficar visitando blogs, enfim, aquela coisa. Visita por visita tem o FB que é mais rapido. Nesse ponto sim.O blog serve mesmo para a criatividade. Como a sua , imensa.

      Excluir
  21. Camille, não deveria, mas estou com preguiça de política. Não que eu não me informe em vários meios de comunicação, mas acho que a exaustão está me incomodando. Se por um lado parece que estamos aprendendo muito mais sobre o assunto, por outro ainda há aquela disputa inútil de direita, esquerda. Estamos todos no mesmo barco e quem rema ainda são corruptos. Esse ACM não tenho condições de ler o que ele diz. Nem ele nem um monte. Vou me pronunciar nas urnas. Não tenho tanta influência assim pra ficar debatendo em lugar nenhum, mas posso fornecer informações pra quem está próximo a mim e tem dúvidas. Em redes sociais não perco o tempo. O que eu percebo é que quem é de um lado não lê o que o outro lado escreve e vice-versa. Então, pesquisar é bom, mas não através de comentários, mas por fontes seguras, várias delas, e aí tirar as conclusões.
    Seu blog é fabuloso! Vou vir mais por aqui, com certeza.
    Beijos, menina linda!

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...