24 agosto 2014

A vida é uma dança onde todos estão incluídos.

     Faz tempo que tenho conhecimento,  de longe, das danças circulares. Tem no Clube Hebraica. E na Universidade São Marcos também oferecia como créditos opcionais. Além de um grupo de moças e rapazes, que ensaia com frequencia, danças judaicas nesse clube.  Hoje tive a oportunidade de assistir. E me impressionei com o profissionalismo do trabalho.

 Não havia lido o programa, mas entendi pelos textos ditos em cena, que se tratava de um trabalho sobre o tempo.Não o tempo abstratamente. Mas o tempo que temos na Terra, de vida. E por que não sabemos quanto, devemos  viver  cada dia.

As danças tinham um grande simbolismo. Especialmente uma delas, em que o super criativo figurino, vai se transformando: primeiro aqueles casais do passado, da tradição, mulheres de véu, homens de chapéu. Depois rapidamente a roupa,  puxando um pano aqui outro ali, vira algo como "roupa de odalisca". E essa mesma roupa, em roupa russa. E aí as diferentes versões da vestimenta  acompanham a mudança das  danças ou vice-versa. Lindo aquilo. Me remeteu a algo como: na dança estamos todos juntos, a dança da vida.  E podemos seguir nesse tempo circular que  é nossa passagem pela Terra. Os bailarinos desse número especialmente. também eram muito bons.

Há uma outra dança,  emocionante pelo o que quer simbolizar: todo o grupo, umas 50 pessoas, vestidas de uniforme caqui, representando soldados, guerra. Aos poucos todos tiram a camisa de cima-a caqui. E ficam de camiseta branca, a da paz. E aí se sentam no chão, de braços cruzados, dizendo corporalmente: não queremos fazer parte disso, não queremos guerra..

Conclusão: a trégua  virá com os adolescentes, com essa  gente jovem,  que vai para o mundo de peito aberto, questionando antigos valores, perguntando por que a vida é assim e não diferente.  Linda lição: a vida é uma dança onde todos estão incluídos.

Parabéns por tudo. Pela escolha das músicas, pela capacidade de juntar bailarinos com pessoas que estão aprendendo a dançar, grupo da terceira idade. E pela demonstração de que os povos que precisam ser um só:: o povo da Terra. Nossos irmãos de tempo. Colegas da mesma viagem: hoje, 24 de agosto de 2014. Somos todos um grupo de humanos. Mortais. Que sentem. Se expressam. E querem ser. Só ser. Beijos!!!


Encontrei essa foto no Google. Que mostra dança, mas não representa como um todo o que foi mostrado hoje.  Muito bonito. Principalmente a presença adolescente:meninas e meninos entusiasmados.

5 comentários:

  1. Muito bom!

    A dança é uma expressão corporal e poetica do que sentimos e vemos. É uma transformação harmoniosa da vida.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Sissym. Você é uma poeta tão sensivel, sabe dizer bem o que sente e sente mesmo. Bacana. Deixa eu te dizer: me explica como comenta no teu blog, não entendi como aquele mecanismo funciona. Bjoss querida. Boa semana.

      Excluir
  2. Adoro dançar, no entanto, nunca fiz um curso de dança. É uma forma que o corpo tem de vibrar a cada nota musical.
    Muuuuuuuuuuuuito obrigada pelo apoio no blog, sempre você me deixa emocionada com suas palavras de carinho e incentivo.
    big beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lulu, você merece, realmente. A persistência é uma coisa que admiro e acredito. E com ela que se vai longe. E você segue brilhantemente seu caminho. Você vai ver, um dia estará la naquele tapete vermelho,como convidada, para cobrir os premios. Muita coisa boa vem por ai. É isso mesmo, a dança faz o corpo vibrar e ver essa vibração é muito lindo. Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Poxa,eu quero também...Vou procurar por essas paragens.
    Amigaeu não entendotambémporqueo seu blog não atualiza o meu blog mais..que pena. Mas você é a carado sucesso literário!
    Um beijinho....

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...