08 junho 2014

COMPROMISSO COM O JILÓ.


 Ontem veio a diarista, e além de ter combinado mais um dia por semana, até que eu termine todos os  trabalhos com prazo, pedi para que fizesse a  famosa  sopa da "dieta do coração".  Boa para emagrecer e para deixar a saúde em dia.

Vamos combinar que todo mundo deveria se propor a essa limpeza em algum momento da vida. Eu por exemplo, tenho colesterol alto, é de família. Podia ter herdado outra coisa? Ah, podia. Mas certamente que tenho boas qualidades que vem de um lado ou do outro.

Então, a dieta da sopa, duas amigas queridas me passaram uns anos atrás e eu já tinha feito uma vez com o mais absoluto êxito.  Todo o organismo passa a funcionar  super bem em suas funções digestivas, excretoras, e pelo que entendi, limpa as gorduras mesmo. Você emagrece feliz e o coração agradece.

O gosto é bem satisfatório. Bom, nunca fui muito de  carnes, portanto não me faz falta um bifinho por alguns dias. E é bem capaz de não  ser um sofrimento para você.  São todos legumes e verduras que tem alguma função especial, tipo berinjela,  repolho, vagem,  pimentão,  aipo( salsão e suas folhas).  cheiro verde, agriaão e  até o tal do jiló, que pelo que entendi é altamente diurético. Promove saciedade,  protege o coração e até combate mau hálito. Ou seja, um tremendo de um bom hábito incluir o  jiló nas refeições.
                                                                 jiló crú
Só que, como  diz a música do Luiz Gonzaga: “ai quem me dera  voltar / pros braços  do meu xodó/ saudade assim faz doer / e amarga que nem jiló”....  Eita Luiz Gonzaga, adoro ele. Mas  veja bem,   o tal do jiló é amargo mesmo. Daí a inspiração do Gonzagão no  “Que Nem Jiló”.

E aí eu, tomando  meu primeiro pratinho  e me achando: ah estou aqui me cuidando mesmo e comendo até jiló. Mas  imediatamente a diarista, muito querida por sinal,   me tira do salto: “sabe a minha patroa das segundas feiras?  Ela faz um chá  da casca do jiló e toma todos os dias de manhã”.... Faz um bem enorme e ela tinha uma barriguinha assim- ela mostra com a mão uma  barriga maior que a dela própria, por que a  nossa a gente acaba  achando que  está de ok,  barriguda,  eu? Não, é o próximo...

                                                               Pé  de jilo
Ah quero saber: ela toma com limão? Adoçante?  Não,ela toma puro, me assegura a moça.  É amargo mesmo? Muito amargo, na sopa  assim você  não sente, mas  aquele chá dela,eu não consigo tomar não, ela  me confirma.

Peraí, ela emagreceu só com o chá de jiló? E no resto do dia come o que quiser?
Hum-hum, ela come pouco, mas o que faz emagrecer mesmo  é o chá de jiló.....
Aí  eu penso cá comigo e chego a conclusão óbvia: é claro que a tal da patroa das segundas feiras deve estar fazendo uma super dieta e muito regrada. Por que beber um chá “impossível” e continuar comendo um monte de porcarias, não faz nenhum sentido. Por que senão o impossível do chá será para o resto da vida.  Ela tem é um compromisso com o jiló. Já que toma um chá tão amargo logo de manhã, deve estar se  levando a sério.

Fico por aqui, com a minha sopinha, em que o amargo do  jiló nem da para sentir. A aparência dela também é bonita: muitas tonalidades de verde.  Cortados em pedaços pequenos, eu pedi. Mas a diarista cortou em pedaços médios e ficou melhor ainda. Parece um belo caldo parisiense ou lisboeta,  com todos aqueles legumes  e  verduras,  em total harmonia.

Recomendo.  Soube que essa é uma dieta indicada  pelo  Hospital do Coração ou  pelo Incor, ou pelos dois,. Logo, se quiser a receita, é pegar no Google : sopa + hospital do coração, que há de encontrar. Caso não encontre, volte aqui e me diga. Eu posto a receita para você.   Boa sorte, desde já.  E compromisso. Não precisa ser com o jiló. Mas com sua saúde, com sua  imagem corporal, com a sua vida.






Fotos encontradas no Google, Caso seja sua, coloco aqui a autoria. Grata.




2 comentários:

  1. Amiga,

    Bom saber desta dica, amo sopas e nao tenho nada contra jiló, só não posso é comer pimentoes, tenho intolerancia alimentar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah então faz essa, voce vai gostar do gosto e ainda tem essa vantagem.Excelente para a saúde. Não pode comer pimentoes?Tira da receita.Já sao tantos legumes e verduras. suponho que não va fazer diferença. Bjosss e boa sopa!!!

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...