22 janeiro 2014

Não sou Carneirinho mas também amo o Felix.

    É claro que a primeira vista, chocou, um autêntico psicopata ser reeducado pela vida e tornar-se uma pessoa boa, atenta aos sentimentos alheios, capaz de sofrer pelo outro  e quem sabe até,   gostar de alguém, para além dos seus interesses pessoais,  mesquinhos e materialistas. Por um momento, pareceu mesmo que o autor Walcyr Carrasco perdeu o rumo da novela, ou seu prumo de escritor, fazendo essa manobra.
  O personagem de Cesar continua coerente, um perverso, no sentido da perversão. Capaz de fazer todas, e ainda se mostrar como o dono da verdade até o final. Não dando a menor bola para as evidências do seu comportamento de mau caráter. Primeiro camuflando-o como o exemplar diretor do hospital e depois como a vítima, o cego. Está perfeito.
                                          Mesmo com alguns sustos, o vilão sempre retorna.
  Mas o caso do Felix e suas mudanças mágicas parece ser outro: o ator Mateus Solano é tão maravilhoso, que fez por merecer um final redentor para seu personagem, tão esplendorosamente bem defendido. Torço para que ele e " carneirinho" fiquem juntos. Nessa fantasia que nem Walt Disney ousaria tanto:  que alguém como Felix  tenha aprendido a amar  pela força do sentimento do seu companheiro. Bom.... depois do final feliz, fica por conta da nossa imaginação se carneirinho sobreviverá, ou se passada essa fase de euforia, de ser "bonzinho" o tubarão Felix  fará um sushi, sem dó, de seu companheiro. Não saberemos.
                                                  A  fada madrinha deu a Felix uma nova vida.
                                                      Uma coisa assim meio Pinóquio?
 
É a primeira vez que vejo com tanta clareza, um autor presentear por mérito - do ator- um final feliz para o vilão. Não é nem bem isso. Final feliz para o vilão seria muito simples. Os vilões do Brasil estão sempre beneficiados com happy ends, que transformam falcatruas em pizzas. O que aconteceu com Félix foi a concessão do direito de se transformar em outra pessoa. Diferente, humana, sensata. Inteligente já era, charmoso já era. Então foi só um pouquinho de pirlimpimpim, para que seu criador fizesse dele uma excelente criatura.
                                            Parabéns ao autor que soube tão bem juntar alhos
                                            com bugalhos e escrever uma obra cheia de coragem
  E vamos que vamos, que nesse amor a vida, vale tudo. Até filosofar sobre uma novela. Aliás, material riquíssimo para o estudo da alma humana.

Imagens de divulgação da novela Amor a Vida.

14 comentários:

  1. Eu não assisto novelas, só quando estou no Brasil, e geralmente assisto quando a novela está repetindo no horário da tarde. Não gosto de novelas, acho que os autores perderam a criatividade.
    Mas me diga se os casais homossexuais se beijam que nem os héterossexuais?
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijam nada. Isso ainda e um tabú em novelas. Se beijam no BBB, por que ja esta provado que ser bi é muito "in" e ganha voto.Aquilo é que não assisto de jeito nenhum. No começo parecia um laboratorio interessante de observar. Agora é tao estereotipado. Horrivel.
      Novelas, so assisto as das 9h. E se for criticar, tenho um montão de criticas, embora ainda seja um entretenimento...Bjosss querida.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Heheheheh.. Mas é pra isso que a novela serve. Com a diferença é que a gente nao grita quando alguem faz goool.
    Adoro a Valdirene. Mas os outros personagens que voce diz, detesto tb. chaterrimossss. A entrada do Wilker nesse final tb ficou assim umpuxandinho ne? Psicopatia nao é doença, é desvio de carater mesmo, tanto que infelizmente nao tem remedio. Tem varias gradaçoes da coisa, desde o Felix ate o maniaco do parque. A caracteristica principal é a falta de culpa por aquilo que faz. Tem uma boa justificativa ou nega,mesmo com a boca na botija.No caso, ele deu sorte, por que dos crimes que cometeu, ninguem morreu. O pai é semelhante na estrutura, mas nao é exatamente igual. Nossa eu achava o Felix assumidezimo. Macho pra caramba nisso. Mas queria a herança do pai. Que agora, na fase bonzinho, se transformou no "amor " do pai. Sem mais nem menos. Mas ta lindo, é novela, e continue assistindo, realmente é aquele momento de nao pensar em nada. desligar. Bjosss( eu sei la se esse homem escreveu alguma coisa sem ser novela. Mas nao votaria em um bocado de gente que esta naquela academia...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ah, achei. Estava aqui junto com o outro comentário!!!
      Então,boa pergunta e algumas controvérsias nas possíveis respostas. Primeiro uma curiosidade:como voce reconhece "alguns psicopatas"? A partir de quais critérios? Pois é. Tudo depende de qual teoria que esta abordando o assunto. Inclusive a separação psicopata/ perverso. Lacan falava de tres estruturas:neurotico,psicotico e perverso. O psicopata estaria na "sacola" do perverso. Já a psicopatologia, separa essas duas situações. Pra falar de um jeito bem curto: sabe aquela fabula do escorpião que pede carona para o sapo? Enquanto ele precisa atravessar o rio, se contém. mas quando chega do outro lado, pica e mata o sapo com seu veneno. É da sua natureza... Portanto se você reconhece psicopatas, fuja deles, porque vão lesionar que estiver perto, com toda certeza. São reconhecidos em geral pela ausência de culpa, pela falta do sentir, por serem muito mentirosos, por serem indiferentes a "lei",isso tanto teoricamente falando, quanto na prática mesmo.. Existe remédio para isso? Existe remédio para tirar uma pessoa da depressão, para diminuir delírios, mas para corrigir caráter, é mais complicado. Aos poucos a palavra carater vem sendo substituida-na Ciencia- pela palavra personalidade. O fato que são coisas bem diferentes. Todo mundo tem personalidade( as vezes mais de uma , heheeh) Mas nem todo mundo tem caráter. Então o "remédio" é a continencia, o limite, desde pequenininho, se puder ser reconhecido desde cedo como aquilo que é. Se quiser falar mais sobre isso, falamos por email, esta bem? É um assunto tão barra pesada, que só se o blog fosse direcionado para a Psicopatologia, e afins. Aqui é só a Camille palpiteira. E algumas vezes que tentei fazer alguma metafora com questões mais teoricas, as pessoas não entenderam nada. Então fica assim. Bjosss

      Excluir
  4. concordo q é meio exagerado a redenção do félix, mas q é bem mais divertido ele bonzinho é. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Concordo, esta muito pesado e o final teria que ser tragico ou punitivo.Chatice.Assim está bem melhor.Mas é novela, não tentem fazer igual em casa, heheheheh.Regenerar um psico desses, não rola. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo13:59

    Nem vejo essa novela, mas adorei o seu comentário. Beijos, queridíssima. Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliane. ( qual Eliane?) De toda forma muito obrigada.
      Bjos

      Excluir
  7. Confesso que nunca me interessei por esta novela. Mas agora tenho assistido um pouco. Matheus Solano é ótimo né? :)
    Cheguei aqui por meio do Luz de Luma. Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Matheus Solano é realmente um show, um grande talento. Alguém capaz de transformar uma novela em obra de arte. Dificil encontrar atores assim não é Janaina? Vamos ver o final então. Beijos e grata pelo comentário. Ah, a Luma é a prefeita da blogosfera, e também, a pessoa que fez esse blog, com a carinha que ele tem. Essa pintura la em cima, é da propria Luma e ela me emprestou. Adoro. Dentro em breve, se tornará um selinho. Volte sempre Janaina.

    ResponderExcluir
  9. Luma, seu comentário/questão sumiu. Consigo ve-lo em comentarios publicados, mas não estou visualizando aqui. Oque será isso?

    ResponderExcluir
  10. Nunca vi a novela, mas só de ler por aí as frases dele eu já gosto!!

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...