Caetano Veloso (foto divulgação)
Justamente por que são letras atemporais.Meus bisnetos poderão cantar:" a tristeza é senhoooorraaa, tudo demorando em ser tão ruim".... com alegria. Samba em geral tem bom astral, mesmo que o enredo seja triste. É um jeito de viver descrito ali: afoga-se as mágoas no bar da esquina, com a camaradagem, com a morena ou o moreno que passam. E no fim da noite tudo pode acabar virando até um novo samba. Por que ele é mesmo filho da dor e pai do prazer. Vai dizer o contrário? Não dá. É fato. O samba é incontestável. E graças a Deus tem a nossa cara e nós, a cara dele.
No jeito de andar, de olhar o mundo, de gostar de uma boa prainha, reunir os amigos só para dar risada, improvisar um jantar, viajar de última hora, pedir dinheiro emprestado, ser amiga da empregada, contar as dores para a vizinha, comprar fiado no jornaleiro, fazer churrasco na praia, ficar até mais tarde por que está bom demais, ir ao cinema se der, andar a pé por que a paisagem é bonita e o e exercício é só consequência.
samba de roda ( procurar referencia)
E se pensar no meu vô, comer lombinho e beber cerveja perto do Forum, olhar a beleza que circula mesmo no centro da cidade, dar risada dos golpes de malandragem que acontecem, todos os dias, nas ruas por ali, dar duro nos processos e ganhar todas, por que tudo isso é muto simples. "Direito é bom senso." Aprendi com ele. E aprendi também que é melhor viver tudo que tem direito do que ficar se privando de alguns excessos para "durar" mais uns tempinhos. Escolhas. Se pensar em todos, em qualquer pessoa da minha cidade, vou encontrar nela alguma coisa que tenha a minha cara, o meu jeito, a minha alma, mesmo que aparentemente nada tenha a ver com essa aqui que vos fala.
Prainha(RJ) foto de Christina Thedim
Por que o Rio tem alma, e quando a minha alma canta, se junta ao canto de lá. . "Nós tudo" tem uma identidade: ..."alguma coisa acontece no quando agora em mim/ Cantando eu mando a tristeza embora. Lindo demais: " é o grande poder transformador". Inteligencia, sabedoria e muita musicalidade. Samba também fala de saudade....E vamos que vamos. Hoje é sexta-feira. E São Paulo me espera.
Entre aspas, trechos do samba "Desde que o Samba é Samba", de Caetano Veloso (acho)
Desde Que O Samba É Samba
A tristeza é senhora
Desde que o samba é samba é assim
A lágrima clara sobre a pele escura
A noite à chuva que cai lá fora
Solidão apavora
Tudo demorando em ser tão ruim
Mas alguma coisa acontece no quando agora em mim
Cantando eu mando a tristeza embora
O samba ainda vai nascer
O samba ainda não chegou
O samba não vai morrer
Veja, o dia ainda não raiou
O samba é pai do prazer
O samba é filho da dor
O grande poder transformador
Desde que o samba é samba é assim
A lágrima clara sobre a pele escura
A noite à chuva que cai lá fora
Solidão apavora
Tudo demorando em ser tão ruim
Mas alguma coisa acontece no quando agora em mim
Cantando eu mando a tristeza embora
O samba ainda vai nascer
O samba ainda não chegou
O samba não vai morrer
Veja, o dia ainda não raiou
O samba é pai do prazer
O samba é filho da dor
O grande poder transformador
Querida Camille,
ResponderExcluirEu adoro ouvir um bom samba, o ritmo, a letra, aiii que delicia!
Sobre Caetano, acho delicioso ouvir a voz dele!
Beijos
Tambem gosto da voz dele.Para mim,um grande interprete, ate de Beatles... Bjao
ResponderExcluirGosto dessa ótica musical para a cidade do Rio. Não gosto de funk e tais. O samba cativa o ouvinte com sua melodia e Caetano traz a sua oralidade gestual, pois nem precisa remexer o corpo, todo o seu rosto samba enquanto canta, que os profissionais dizem "construção sensitiva com base icônica". Todo esse processo é muito bem estudado ao ser criado. Não é ao léu. Assim, quando temos pronto, parece fácil, não é? Talvez o conhecimento da música tire um pouco de sua magia, no entanto, constata-se a genealidade. E moço completou 70 anos, bonito! Tem melhorado com o passar dos anos.
ResponderExcluirBoa semana!! Beijus,
Tambem acho que ele vem melhorando com o passar dos anos. Fez analise com omesmo anallista que eu durante muitos anos.Mas so depois que o efeito chegou.E é assim mesmo,interminavel.A possibilidade de naoestagnar no tempo.Continuar evoluindo.
ResponderExcluirTai,um menino do Rio esse baiano de 70 anos.
Bjao