08 março 2012

8 de Março. Dia das Camélias e ainda das Amélias.


Muito já se caminhou com relação a igualdade de direitos entre mulheres e homens. Mas ainda falta uma longa estrada. Como disse certa vez, o ator Will Smith, com relação à escravidão: "temos 200 anos de atrazo cultural".Também as mulheres. Um Dia Internacional da Mulher é para lembrar lutas e conquistas. Mas sempre me incomodou essa data. Tem o Dia do Indio( que cada vez tem menos direitos, respeito e terras). Tem o Dia da Consciência Negra. E esse Dia das Mulheres, ainda me passa uma idéia de que todos os outros dias do ano são dos homens. De que somos uma minoria oprimida , quando nunca fomos minoria.

E de que temos sim séculos de atrazo, toda a história da humanidade, quando a supremacia se media pela força física. É por isso que é o homem quem ainda chama a mulher para dançar, o homem quem a pede em casamento, mulheres brigam por causa de homem ao invés de criar sua própria confraria. Mulheres não se sentem "completas" se não tiverem um homem ao lado. Mulheres cancelam um programa com suas amigas, se um homem telefonar para convidá-las. Mulheres ainda esperam e esperam e esperam por um homem.

Isso é cultural e histórico. É ainda um modo de ser e de agir, embora as mulheres tenham avançado bem, em termos de comportamento libertador desse jugo, desse atrazo.

Mas ainda falta caminhada. Estou sendo simplista e rasteira e deixando aqui apenas uma menção mínima sobre o tema, por que não preparei nada para dizer mas me deu vontade. Não gosto desse dia. E há muito para falar sobre a desigualdade mulher/homem nesse mundo. Falarei, com certeza.

8 comentários:

  1. Feliz dia da mulher pra você, bjks!

    ResponderExcluir
  2. feliz dia das mulheres pra vc tb. me incomodo qd atacam as mulheres reclamando q elas querem igualdade. como uma grande maioria não sente na pele a falta de empregos para mulheres mais velhas, falta de igualdade de salários, dupla tarefa qd deveria ser dividida não sobrecarregada, aí parece mesmo frescura, se eles olhassem com mais cuidado e menos preguiça veriam q é mais difícil ser mulher no mercado de trabalho q ser homam. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Ca,
    Feliz dia Internacional da Mulher.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Também detesto a data, minha cara, mas somente quando a convertem num machista veículo de homenagens babacas em comerciais fuleiros na TV para vender bugigangas femininas! Falo disso nos Morcegos! E a luta continua! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Cam....

    Posso ser um pouquinho chatinha?
    Eu adoro essas diferenças entre homem e mulher. Não digo diferença cultural e nem de salários, que isso tem que ter lei pra nos proteger, como as agressões e tudo o mais.
    Mas falo da complexidade mulher e do racional homem. Isso nunca vai ser igual.
    Acho que sou do tempo antigo, onde o homem cortejava a mulher, tirava pra dançar, mandava flores, puxava a cadeira, abria a porta do carro. Isso é romântico e eu sou romântica. Não me acostumaria se eu tivesse que fazer tudo isso com um homem. Prefiro ficar discreta e apenas lançar um olhar e esperar a cortesia masculina. Será que é errado isso?
    E olha que sou muito independente... e não entrego minha vida e minha felicidade nas mãos de um homem. Se não for pra compartilhar, prefiro ficar só.
    Mas isso é só minha opinião.
    Eu gosto dos seus textos... me faz pensar... e comentar...

    Beijos, querida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21:47

    Todas essas coisas romanticas eu acho bonitas sim. So que existe um conteudo de submissao muito forte ainda nisso. Eu nao tenho a minima idéia do que é chegar ao meio termo.
    Penso que o meio termo talvez seja respeito. POr que o mesmo homem que da flor um dia pode estar desrespeitando no outro. Mas enfim, eu entendo totalmente teu ponto de vista Clarinha. Principalemente por qut tudo nesse sentido que voce vivenciou. Muito bonito. Mas essa data transforma a mulher em indio. No minimo entao era para ficar de luto e nao comemorar. A data lembra um dia de agressao violentissima. Enfim... é isso. Nao vou com a cara da data. Bjao. E obrigada a voce todas meninas e menino, pelos comentarios.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, este dia é muito especial para mim nao so por ser o dia da Mulher, mas por eu ter nascido neste dia.

    Bjao

    ResponderExcluir
  8. Anônimo16:36

    Que bacana! Seu aniversario, parabéns!!! Bjos

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...