04 junho 2011

Por que "A Garota da Capa Vermelha" tem um lobo tão grande?



É para te assustar melhor minha audienciazinha!
Com a tecnologia disponível e todos os downloads, é muito mais fácil ser crítico de cinema. Não há condescendecia com a telona por que foi assistir com o namorado, a pipoca está gostosa ou o ingresso foi caro. Você está em casa, quer ver alguma coisa inteligente e só vai deixar rolar se o filme de alguma forma cativar. Do contrário, existem dezenas de outros atrativos.
Hoje comecei a assistir "Água para elefantes". Logo no comecinho, achei a cara tábula rasa do "ator" Pattinson, indecente. ( Me desculpe Sra Culler L'Amour...) Pensávamos que aquele rostinho de mármore era coisa de vampiro. Nada disso. O moço ainda tem muita mordida para levar e dar, antes de se tornar razoável.
Passei então, desconfiada já, para "A Garota da Capa Vermelha"dirigido por Catherine Hardwicke de "O Crepúsculo". Apesar de saber que a quase estrela Amanda Seyfried, em carreira mais do que meteórica depois dos bem-sucedidos Mamma Mia, Cartas para Julieta e O Preço da Traição não ia se meter em qualquer porcaria apenas para ficar com o papel-título. Pois a menina sabe onde põe seu chapéuzinho.
O filme começa em uma improvável aldeia solitária no pico de uma grande montanha, rodeada por uma forte e fantasiosa neblina. Um ambiente mágico, para avisar a você sem demora, que ali vai acontecer um conto de fadas e não um filme de terror de quinta. Ah que bom, então vamos lá.
São poucos atores, alguns figurantes e um cenário resumido. O que já é um grande mérito. Detesto filmes que precisam de muitos artifícios para contar uma história.
Amanda Seyfried cumpre com sua beleza angelical e talento de atriz que veio para ficar, a função da ambiguidade necessária para não sabermos até o final, onde de fato se está pisando. Todo mundo pode ser o vilão, inclusive a mocinha.
Gary Oldman aparece como um padre estranho, nos remetendo com sua figura a alguns filmes de terror bem sucedidos, como o Drácula sensacional em que fez par com a também bonitinha- meio esquisita Winona Rider. Julie Christie, já bem idosa, - o tempo não poupa ninguém. Nem a exuberante Lara do clássico Dr Jivago. - faz a vovó e continua bonita, misteriosa, como uma bruxa cheia de encantamentos e segredos. Poderosa e terna. Mas que também pode ser a malvada da trama.
Parece que todo mundo tem uma faca escondida na bota, pronta para atacar. Chapéuzinho passeia com sua capa vermelha, que mais parece um véu de noiva, um rastro de sangue no meio da floresta cheia de neve branquinha. E a gente vai até o final, se entretendo. Parando um instantinho para colocar o cobertor na filha que ja foi dormir. Elocubrando se aquele ator, pai da protagonista, não está parecido demais com um Stephen King mais jovem. Será que é de propósito? Será que é um filme cheio de referências, para os iniciados? Assim, no estilo Kill Bill de Tarantino? Taí, será que o aparente excesso de referencias então homenageia Tarantino e sua coragem de expor o medo sem medo de ser feliz? Não é tanta coisa, é só um filminho bem feito e sem maiores pretensões. Recontando Chapéuzinho Vermelho quase ao pé da letra. Eu é que ando assistindo tanta porcaria, que qualquer ventinho me refresca as idéias. Ainda assim, posso dizer que gostei. E recomendo. Vale o seu ingresso. ( Amanda Seyfried, em foto para divulgação do filme. Busca no Google)

10 comentários:

  1. é um filme que quero ver. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro filmes e ir ao cinema, mas tô completamente desatualizada, a última vez que fui ao cinema foi em março. Até que na tv, assisti 1 ou 2 filmes, mas só.
    Ainda não aprendi a tirar proveita da internet para ver filmes, mas deveria fazer isso.

    Bom domingo pra você!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é terror e não curto esse gênero.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não é terror nao. É uma fabula...
    Beijos Lulu! Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Já me disseram que quem gostou de Crepúsculo vai gostar deste filme, então no caso, não irei gostar! :D Porque da saga Crepúsculo assisti um dos filmes e achei bastante monótono. Você deve ter gostado da fotografia e se eu for assistir, será por Gary Oldman certamente ;) Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Cam,
    Nessa linha de filmes, assistiu 'A companhia dos lobos', de Neil Jordan? Versão de 'The bloody chamber', livro de Ângela Carter. Acho que vai gostar!

    ResponderExcluir
  7. Nao assisti Companhia dos Lobos, acho que era uma especie de versao de Chapeuzinho tb nao é? Em compensaçao assisti um filme, como se fosse um documentario, de um cara que passou um ano observando os lobos. Eles tem um comportamento que tem muito a nos ensinar: sao monogamicos, prezam a familia, andam em grupo, fazem estrategias de defesa e ataque inteligentes. Se alimentam a maior parte do tempo com ratinhos. Nao sei por que tanto auê com os lindos lobos. Gosto desse animal. Nao entendo por que a associaçao com coisas esntrahas. Talvez por lupus eritematoso num grau muito avançado? Tao avançado que é raro de ver hoje, que ha tantos tratamentos e antigamenteo nao tinha..Enfim, nao sei de onde vem esse assunto de lubisomens. Mas o fato é que se a humanidade fosse tao bacana quanto uma alcateia, ia ser muito bom. Tenhoum livro que chama "Aprendendo com os lobos". Muito bom!
    Beijos querida! Vou procurar ver esse do Cia dos Lobos. Ja os dos bloody ja enchi. Esse da chapeuzinho pensei que fosse ser muito pior, por isso gostei!

    ResponderExcluir
  8. Nao assisti Companhia dos Lobos, acho que era uma especie de versao de Chapeuzinho tb nao é? Em compensaçao assisti um filme, como se fosse um documentario, de um cara que passou um ano observando os lobos. Eles tem um comportamento que tem muito a nos ensinar: sao monogamicos, prezam a familia, andam em grupo, fazem estrategias de defesa e ataque inteligentes. Se alimentam a maior parte do tempo com ratinhos. Nao sei por que tanto auê com os lindos lobos. Gosto desse animal. Nao entendo por que a associaçao com coisas esntrahas. Talvez por lupus eritematoso num grau muito avançado? Tao avançado que é raro de ver hoje, que ha tantos tratamentos e antigamenteo nao tinha..Enfim, nao sei de onde vem esse assunto de lubisomens. Mas o fato é que se a humanidade fosse tao bacana quanto uma alcateia, ia ser muito bom. Tenhoum livro que chama "Aprendendo com os lobos". Muito bom!
    Beijos querida! Vou procurar ver esse do Cia dos Lobos. Ja os dos bloody ja enchi. Esse da chapeuzinho pensei que fosse ser muito pior, por isso gostei!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do enredo, logo que puder virei o filme

    Boa semana

    =)

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para assistir, e agora depois do seu comentário mais ainda...mas ó amiga, não afal assim do meu marido dá o desconto a ele vá. Beijos enormes minha amiga!

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.