30 abril 2011

Sabe quando a música lembra uma pessoa?


Somos capazes de criar as mais variadas associações que chegam a se transformar em combinações para o resto da vida. Gente+ perfume, perfume+ acontecimento, data+ presente especial, sabores+ momento de vida, por ai vai. E uma das combinações mais comuns é a associar pessoas e músicas. Bom, eu faço isso e sei como é.
Há muitos anos atrás conheci uma pessoa que veio a ser minha cunhada: Martha L. Era A sentimental em pessoa. Até os cachorros da casa dela, uivavam quando ela tocava flauta ou cantava. Já ha muiiiiiiiitas décadas atrás ela escutava Enya e eu achava a coisa mais estranha do mundo aquele gosto musical tão eclético. Com ela também conheci Elomar, o nordestino de raízes holandesas que tem um repertório magnífico de canções e sei lá por que nunca mais ouvi falar. Mas hei de procurar no YouTube. Todas as musicas de Elomar, me lembram a Marthinha. Ok. E tem uma que não é do Elomar, pelo que li agora ha pouco é de Renato Texeira, que é a cara total dela.
Assim, coloco aqui o link dessa música e aproveito para dizer a Martha- a quem não vejo faz uns quinze anos ou mais- que, embora a vida maltrate e nos frustre em tantos ideais,somos capazes de recomeçar nossos sonhos a todo momento. Numa escala diferente, num outro tom, mas assim mesmo com harmonia e afinação. Quero dizer também que gosto muito de você, que reconheço na sua pessoa um vínculo especial de carinho, de amizade, de coração. Dizer também que seu talento é enorme e que toda a sua busca de reconhecimento familiar, será energia melhor aproveitada se você por você, utilizar esse talento para escrever livros para crianças por exemplo, livros de todo tipo, ilustrados por voce mesma. Continuar suas cerâmicas. Hoje até faço pratos saborosos, quem sabe ainda fazemos uma coisa conjunta? Enfim quero dizer que estou aqui para voce. E se você olhar em volta, com todas as tempestades que já cairam na sua cabeça, sobrou um jardim com raizes bem plantadas de onde ainda brotam flores e brotarão muito mais.
Um beijo para você Martha Fique com Deus hoje e sempre.
A música que para mim está ligada a Martha L. é "Sentimental eu Fico", que o Fagner e a Elis Regina gravaram. E ela ouviu tanto essas interpretações em Cabo Frio, que para mim, Martha mais sentimental ficou. Escute você também se puder. É mesmo uma linda canção.
SENTIMENTAL EU FICO ( DE RENATO TEXEIRA, NA VOZ DE ELIS REGINA)
http://www.youtube.com/watch?v=SXXZpk67-4U
(foto de Arraial do Cabo, do site "Tubarão Rio"- favor avisar se tiver direito autoral- meu blog é sem fins lucrativos)

11 comentários:

  1. Legal isso Camille. a gente às vezes por um cheiro lembra mesmo de uma pessoa...uma música então, quanta gente nos traz à lembrança...somos feitos desse tipo de sentimentos, de saudades olfativas, auditivas...e como é bom recordar né? Como dizem os antigos com sabedoria: recordar é viver. Belo post! Beijos,

    ResponderExcluir
  2. sempre fazemos associações. há músicas q lembram momentos, novelas, filmes. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. "Sentimental eu fico quando
    Quando pouso na mesa de um bar
    Sou um lobo cansado e carente
    de velhos amigos e cerveja".

    Pô, Camille, que maravilha. Adoro Renato Teixeira e esta canção em especial. Ouso te recomendar também esta:
    http://www.youtube.com/watch?v=zZOC1nPG8VU

    Vamos dançar?

    Beijo.

    PS1: Vou contar pro seu pai que você namora.
    PS2: Satchmo era o apelido do Louis. Não sei o que significa.
    PS3: Meu convite para o enlace real não chegou a tempo. O Correio de Sua Majestade não é mais o mesmo.
    PS4: Torça para o Colorado dos Pampas. Hoje tem Gre-Nal.
    PS5: Também gosto de Elomar, o poeta das barrancas do Rio São Francisco. Legal saber que você igualmente aprecia este artista talentoso e desconhecido (coisas do Brasil).
    PS6: Beijo final.

    Dá-lhe Inter!!!

    ResponderExcluir
  4. camille, acho q o problema pra adicionar deve ser temporário. eu uso inclusive modelo oficial do blogger, só se esse q escolhi tem defeito.

    ResponderExcluir
  5. Cam, que lindo texto este o teu. Cheiros e músicas marcam mesmo uma estacao da vida da gente. Por exemplo minha infância prá mim tem cheiro da alfazema, pois minha mae sempre a usava e geralmente eu corria os campos de onde morava e sentia este cheiro.

    Fui conferi as músicas, que beleza, nao conhecia.

    Uma linda semana prá vocês.

    Bjao

    ResponderExcluir
  6. Cada pessoa tem ou merece a sua trilha sonora, mas em geral associamos à nós mesmos e não à outra pessoa. Legal que você tenha feito isso, os momentos devem ter sido marcantes!! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21:51

    Oi amigos do Camelia.
    1-Pedrita vou tentar de novo amanha.
    2- Jens sou uma tremenda perna de pau, nao danço nem cantiga de rodas, ehehehehe. COlorado dos Pampas? Nem sei o que é isso amigo. Mas torço pódeixar.
    3-Georgia, que privilegio ter percorrido campos com cheirinho de alfazema. E lembrar da mãe com esse perfume tão gostoso deve ser muito especial.
    4- Luma esse momentos mais do que marcantes, foram por muito tempo, anos e anos de convivencia. Isso fica marcado ne? Amizade, carinho, compartilhar e ate lembrar das musicas, como se fossem ancestrais. Ou de outra encarnaçao, beeem distante e ao mesmo tempo, por um momento, perto.
    Beijos para todos e boa semana para todos nós.

    ResponderExcluir
  8. Comida, perfume e música, me lembram pessoas especiais. Dá uma saudade!
    Já respondi lá no blog (na caixa de comentários) como "desencanequei" a o bolo...bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Fez os óculos?!?!?! Poxa, eu vejo tanta gente na faculdade com óculos assim, deve ter ficado legal com certeza!

    http://papel40kg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. "Sentimental eu Fico" eu conheço, mas a música é uma linguagem universal, fala coisas pra gente que ficam para sempre na menória

    Boa semana meninas

    =)

    ResponderExcluir
  11. Sempre despretensiosamente lindos os seus textos, minha cara: muito interessantes as associações... O mais curioso é que também falo de trilhas e de associações feitas por nossas retinas fatigadas em frente à tela de um cinema... Abração e até breve!

    P.S.: consta em alguns lugares que 'satchmo' significa "boca de saco" - coisa que o Louis tinha de montão...

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...