12 abril 2011

Livro atual: A India Secreta.



Alguém já leu? Me interessei pelo autor e título, por que fui atrás de informaçoes sobre Auroville. Já ouviram falar? Eu ouvi recentemente. Uma cidade construida na India para ser uma espécie de comunidade do futuro.( Deve ter inspirado aquele "Projeto Dharma" do finado e confuso "Lost") Alguns brasileiros vivem lá. E tem conceitos um tanto diferentes daquilo que conhecemos como India. Tipo a India da novela "Caminho para as Indias".
O livro "A India Secreta" é do jornalista Judeu/Ingles, Paul Brunton( que trocou de nome, antes se chamava um nome bem tipicamente judeu. Ainda não cheguei nessa parte, do por que trocar de nome, enfim, acho que importa pouco no contexto).
Esse jornalista vai para a India em busca de Yogues. Mas os primeiros que encontra, longe de serem uma alma beatificada, como de Iogananda( que lindo livro e que guru autentico e elevado espiritualmente)são pessoas vaidosas e cheias de truques. De toda forma o jornalista vai narrando e aprendendo um bocado de coisas interessantes sobre essa terra fascinante e misteriosa. Acredito que até o final do livro ele ha de encontrar yogues de verdade, por que como sua bibliografia sobre a India é extensa, não faria o menor sentido malhar o país logo em um de seus primeiros livros.
A primeira edição de "A India Secreta" é de 1935. Ou seja, o livro é novidade para mim. E deve conservar tb uma atualidade de conteúdo: provavelmente o mundo vai continuar tendo falsos gurus e gurus verdadeiros. Que possamos distinguir o joio do trigo. Se eu gostar mesmo da leitura, depois conto mais. Fotos de Auroville do site The Pondcherry.com ( busca no Google)

3 comentários:

  1. não tinha ouvido falar sobre esse projeto. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:54

    eu nunca ouvi falar desse livro, me pareceu muito interessante. já se passaram ai qse 80 anos q foi escrito, como é hj essa sociedade ou cidade secreta?

    tenho mta vontade de conhecer a India. Bem, a Índia da novela, deve ser a mesma coisa que mostram do Japão na atual novela, bobajada...rs.

    vou procurar saber mais sobre esse tema, gostei!

    ah, se vc quiser as fotos dos orbs, me dá um toque. bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Camille.
    Você, sempre desbravando novas trilhas. Eu desconhecia esta iniciativa. Estou aguardando mais informações depois que terminares a leitura.

    Beijo.

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...