Perdemos um grande escritor
Hoje é um dia triste para os que gostam da boa literatura: Moacyr Scliar acaba de nos deixar. Faleceu nesta madrugada em Porto Alegre, sua cidade natal.
Moacyr Scliar não era só um dos maiores escritores do Brasil, era uma das mais belas pessoas que já conheci. Admirável em sua simplicidade, gentileza e atenção aos amigos e admiradores.
Foi alfabetizado por sua mãe, Sara Scliar, professora primária, e a partir de 1943 passou a cursar o colégio judaico Escola de Educação e Cultura em Porto Alegre, em 1948 transferiu-se para o Colégio Rosário, uma escola católica.
Em 1962, publicou o seu primeiro livro, quando ainda cursava a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: "Histórias de um Médico em Formação". Com grande talento e um incrível poder de observação, nos deixa quase setenta livros. Sua obra reflete um extraordinário conhecimento da tradição judaico - cristã. Recebeu inúmeros e merecidos prêmios literários e tem livros publicados na Inglaterra, Russia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda , Espanha e Portugal.
Alguns dos seus textos foram adaptados para o cinema e tv.
Em 31 de julho de 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Ao escritor e amigo, o meu "Até lá".
Sonia Sales
é um dia triste realmente.
ResponderExcluirQue perda para todos nós!
ResponderExcluir...
Pois é, Camille, os melhores estão indo embora. Scliar foi um dos grandes contadores de histórias. Que descanse em paz ao lado de Jorge e Érico.
ResponderExcluir***
Recém acabei de assitir O Discurso do Rei (caiu na rede, enfim) e fui correndo reler o post onde falas do filme. Concordo com a tua avaliação: trata-se de uma obra comovente, uma história de superação e amizade. Como você observou, "um filme cheio de humanidade. Glorioso, por isso mesmo".
No final, deu vontade de derramar umas lágrimas discretas (eu sou assim, sentimental demais).
Beijo e boa semana pra você.
Olha, sabendo agora pelo teu 'blog'... Já andava triste com a notícia de sua longa internação e agora... Sem dúvida, uma perda "humana" de nossas letras...
ResponderExcluirE adorei sua postagem sobre "O Discurso do Rei" (acabei de o ler em função do comentário do Jens) e ando louquinho para vê-lo: tenho-o no PC, só me falta tempo... Então o Oscar foi merecido, não?! Acho que sim! Mas ainda esperava mais para "O Cisne Negro", que te incomodou... Abração e apareça nos Morcegos!
Cam, nunca li nada desse autor embora já tenha ouvido muito falar dele. Será que o Brasil deu a ele o devido valor?
ResponderExcluirUm abraco beeeeeeeem apertado.
Boa semana
Linda e merecida homenagem. O consolo é saber que sua arte não morre, uma maneira de manter seu pensamento vivo.
ResponderExcluirBeijos.
Camille, hj amanheci pensando em vc- q não venho mto aqui. Ai abro os comentários e lá esta vc e a Anna Luiza. Como não sentir amor por vcs duas? toda vez que venho aqui me comovo- juro. Algo em vc me faz ter enorme afeto= acho q me identifico- tb vivi só c os 2 meninos, dei um duro danado.
ResponderExcluirSe cuide, coma melhor, é só saber escolher. Suco apenas não deixa o saco em pé, né? :)
bjs Elianne-Laura
Não conhecia a obra do Scliar, li sobre a história dele e de sua obra no jornal e fiquei interessada. Talvez pegue algo pra ler, mas não agora que estou enrolada com livros da faculdade e outros livros que não foram recomendados mas quero ler por fora, pq complementar com outras informações nunca é demais, principalmente na minha área.
ResponderExcluirObrigada pelos toques, Cam..Ainda não rolou o trote, pelo visto vai ser só depois do carnaval. To tensa!!! hahahaha
Vc viu o oscar? Poxa, Cisne Negro não ganhou nem melhor filme, nem melhor diretor, em que eu estava apostando. Mas pelo menos a lindissima Natalie Portman recebeu de melhor atriz, fato que já tava na mão dela, né?
www.teoria-do-playmobil.blogspot.com
Tanta gente boa vai tão cedo... Beijos minha linda!
ResponderExcluir