08 dezembro 2010

8 de dezembro, Dia de Oxum.


Fiquei sabendo que hoje é dia de Oxum, a rainha. Acho muito lindas e tenho grande respeito por essas entidades do Candomblé brasileiro. Gostaria de estudar mais a fundo. Um dia chego lá. Certamente são figuras arquetipicas que representam uma gama grande de pessoas e seus traços de personalidade. Um tipo de Psicologia. Cheia de fé, de encanto, de magia. Onde nossa cultura se funde com a cultura africana. Beleza pura.
(imagem encontrada em busca no Google)

6 comentários:

  1. eu gosto de estudar as semelhanças entre os deuses, reis de vários credos e filosofia. muitos são inspirados nos gregos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro tudo que é místico, só não suporto radicais. Aqueles que dizem que só o caminho deles salva e que o inferno tem chamas e labaredas e bla bla bla. Sinceramente acho que a Igreja seus santos e pecadores são pouco criativos.
    Todas as religiões tem seus devaneios, mas algumas se superam. Eu gosto da mística de Ogum, Oxum, Yemanjá e todos os Deuses brasileiros. São mágicos e a simplicidade de suas histórias me fascinam.
    bacio carissima
    Lunna

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz como projeto experimental um vídeo sobre a influência do Candomblé nos Maracatus e Afoxés, e na época soube que era filha de Oxum, que na mitologia Yourubá, é a deusa da beleza, do amor, e do ouro. Ela foi casa com Xangó, com quem teve gêmeos, mas Iansã não gosta dela, porque Xangô antes de conhecê-la era casado com ela!
    Enfim é de uma riqueza, se vc quiser amiga eu depois recomendo usn livros sobre o tema e mando meu vídeo: Ara Yjo (povo que dança, em yorubá)

    ResponderExcluir
  4. Oi Camille
    Gosto muito e respeito todas as crenças.
    Acho a fé uma coisa muito rica.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  5. Camille, apesar de eu admirar o kardecismo, já fui muito fuindo nas crencas do cancomblé.Eu fotografei, ano passado, todas as Divindades do CANDOMBLÉ, NO DIA DA CONSCIENCIA NEGRA,.

    Eu sou Filha de Xangô com Iansä...Segundo as tradicoes do candomblé, sou daquele tipo de pessoa que se me derrubarem, so me destróem se eu nao ficar com um cabelinho vivo....
    Ambos sao Santos Guerreiros e vivem mutias paixoes durante a vida. Dizem que minha missao é lutar por um Mundo melhor. Segundo os entendidos, eu sou destemida, nao tenho medo de nada...

    Eu já passei por tudo quanto é RELIGIAO OU SINCRETISMO...Sempre fui muito curiosa...e agradeco a DEUS, diariamente, nao ser desesperada a tal ponto de nao aceitar os pensamentos alheios...
    POUCA GENTE SABE, MAS, OS ADEPTOS DO CANDOMBLÉ SAO PESSOAS MUITO HUMANAS E JUSTAS...

    bjs e dias felizes
    Grace Olsson
    graceolsson.com/blog

    ResponderExcluir
  6. Dizem que os Filhos de Oxum nao têm dificuldades finacneiras e se tëm, superam...
    as mulheres sao muito vaidosas...

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...