13 outubro 2010

Parabéns aos mineiros do Chile. E vida longa para eles.

Ha anos atrás quando li o livro " Feliz Ano Velho" de Marcelo Rubens Paiva, ele comentava que perguntavam como ele podia ter tanta coragem! ( por que tinha e tornado tetraplégico após um acidente) E ele dizia: não tenho coragem, estou só vivendo a minha vida. A mesma coisa poderia se dizer dos mineiros? Sim e não. Ali, confinados por 70 dias não seria uma questão de coragem, mas de persistencia, de QI emocional? Sim. Mas também de coragem, de enfrentar o incerto a cada dia, o medo de morrer, o risco a cada minuto, o desconforto, o isolamento e ao mesmo tempo a convivencia forçada com os outros. Ter 33 pessoas juntas e presas em uma situaçao de perigo pode causar uma angústia insuportável. Por isso já dizia Amyr Klink, é melhor navegar sozinho. Nas situações de risco, o panico coletivo pode ser muito perigoso ou no minimo perturbador.
Estou vendo nesse momento ao vivo, o terceiro mineiro a ser retirado, barbeado, sorridente. Se prepararam para sair apresentáveis aos seus parentes. Pra cima.
Parabéns moços, vocês são exemplos bacanas de resistencia, de capacidade mental. De serenidade. E vida longa para voces.

11 comentários:

  1. Foi um caso que realmente chamou a atenção, claro, também por ser um alvo da mídia. Mas também por fatores humanos que, no fundo, a todos interessa. Acredito que a vida faz muito dessas coisas, reúne um grupo de gente boa e a coisa dá certo. Pode ter sido o caso deles, porque uma só maçã podre que decidisse pelo desespero nesse grande grupo poria a perder todo o cesto. Temos outros exemplos de "grupos humanos" reunidos ao acaso por aí, é só observar bem. Vivo procurando.

    Bjão amiga,
    Michelle

    ResponderExcluir
  2. Camille,
    Obrigada pelas palavras no blog. Tb fiquei emocionada com o resgate dos mineiros, fui às lágrimas qdo o primeiro mineiro saiu da cápsula e senti na pele daquele menino que não via o pai há dois meses. Gostei tb do presidente ter ido pessoalmente ao local e abraçar um a um daqueles homens.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Camile, também postei sobre isso hoje de tao emocionada que fiquei. Te juro que nao gostaria de trocar de lugar com eles.

    E essas nossas arrumacoes nos fazem tao bem nao é mesmo? Em todos os aspectos.

    Um grande beijo em vocês

    ResponderExcluir
  4. Se você não tem para onde correr, fique paradinho onde está! Qual era a saída, senão esperar? Eles estavam com médicos e psicologos da NASA, treinadíssimos para acalmar as angústias daqueles homens!
    Agora vamos para os próximos capítulos! Parece que os familiares já estão cobrando cachê para entrevista. Muito triste!! Beijus,

    ResponderExcluir
  5. E que eles tenham melhores oportunidades.
    bjks

    ResponderExcluir
  6. Oi, você que gosta de ler, temos hoje uma super dica lá no blog.

    Te esperamos lá para saber a tua opiniao.

    Um abraco da equipe do O que elas estao lendo

    ResponderExcluir
  7. obrigada pela torcida amiga, com o tempo chego a ficar em pé com certeza..

    sobre teu post, fiquei muito emocionada com o caso dos mineiros tb.. acompanhei tudo desde q eles foram encontrados e não consegui deixar de assistir a retirada deles.. estes homens nasceram de novo, vida longa e muitas felicidades para eles com certeza..

    bjos mil e ótimo domingo amiga..

    ResponderExcluir
  8. Olá. Foi uma bela história mesmo. E que eles possam tirar o melhor desta experiência, que possam crescer e ensinar aos que convivem com eles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Foi comovente, mas agora tenho achado que o governo armou um circo para autopromoção

    Brigas de familiares na superfície, por dinheiro, coisa feia

    =)

    ResponderExcluir
  10. Cam, amiga, na medida do possível, em casa ou no hospital acompanhando a minha mãe, assisti aos resgate desses corajosos homens e a cada um deles que voltava pra vida, eu ficava muito emocionada. Bjs!!

    ResponderExcluir
  11. viva Cam
    Acho mt justo que tenha postado sobre os mineiros. Mas deixe que lhe diga que eles tiveram a sorte de ter uma liderança lucida e naturalmente aceite. Um grupo destes sem meios e sem lider poderia ter sido tragico. Abraço para si ( escreve mt bem)

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...