15 agosto 2010

Qual a idade que você sente que tem?


Hoje meu padrasto ganhou uma festinha por que amanhã fará 80 anos. Nossa! Me lembro quando minha avó fez oitenta anos, que marco. Como se fosse uma idade muiiiiiiiiito dificil de chegar, um tempo muito distante, quase impensável de conquistar. O tempo passa e esse sentimento com relação a idade cronologica vai mudando. Vamos ficando mais velhos claro, mas nao é só isso. A maneira de encarar o tempo do ser humano também mudou. Até as crianças da família não olham com nenhum espanto os 80 anos do meu padrasto. E nem ele se parece com um velhinho centenário como se pareciam as pessoas de 80 anos antigamente. É um senhor jovem. Não um "senhorzinho" como alguns teimam em tratar pessoas de mais idade, no diminutivo. É um intelectual e não aquela caricatura de velhinho quase surdo e sem memória. Deve ter 1.80cm e poucos e não tem nada de curvadinho, é o "gatão" da minha mãe, que por sinal é bem mais jovem do que ele, mas não está nem aí para isso.
Fico feliz que as coisas sejam assim, ou que estejam ao menos melhorando. Isso significa que estamos amadurecendo como seres sociais que somos, e já não temos tanta cara de "terceiro mundo". Apesar de saber que diante do Brasil, São Paulo, o sul do país, ainda são um outro mundo. Mais linkado com a Europa do que com a pobreza, a seca e as rugas precoces do Norte e Nordeste. Onde o povo é de muita fibra, mas ainda existe tanta miséria, desnutriçao, tanta dificuldade no sentido do viver, que parece até que é por isso que tudo se encurta, principalmente o tempo de vida.
Mesmo falando em um lugar fora do mapa, como São Paulo, fico feliz de que aqui estejamos conseguindo nos livrar do preconceito que envolve a idade, associada a velhice e ao fim. A vida começa na hora em que a pessoa desperta para o viver, o sentido das coisas, seu papel no mundo. E cada um tem uma trajetória diferente, uma idade emocional X, uma idade corporal Y, que muitas vezes nada tem a ver com a idade da certidão de nascimento.

Sejamos menos crueis com a nossa própria humanidade. Um dia todo mundo, se der sorte chegará aos 80, aos 90 , aos 100 anos. Hoje mesmo, que idade voce tem? Eu ainda nem parei para pensar nisso. Pensemos então. E parabéns para meu padrasto, que viva muitos anos, feliz e acreditando no hoje, por que o amanhã também existirá.

7 comentários:

  1. Oi Cam! Eu tenho 36 anos, mas com corpinho de 35 e cabeça de 70 - rsrs! Não é assim não, mas sempre fui muito madura para a minha idade. Tenho uma senhora (também acho senhorinha uma bobagem, como se ao envelhecermos nos tornássemos infantis novamente) de 85 anos na família, e minhas filhas amam essa bisa de tal forma que nunca fizeram nenhuma observação com relação à idade dela. Concordo que São Paulo, o Sul e mesmo os outros estados do Sudeste, estão mais desenvolvidos e servidos em sua rede médica. A esperança é que os governos que tanto brigam para assumirem (ou permanecerem) o poder lembrem-se que o País tem 5 regiões a serem governadas - e não somente duas... Um grande beijo e ótima semana, Deia

    ResponderExcluir
  2. Olá carissima, estou de volta. aleluia. Estava com saudades de ler você. Ainda estou meio fora de órbita. Coisas para guardar, mas aproveitei a manhã para ler os escritos "blognianos" kkkkkkkkk
    E achei engraçado lembrar do meu avô agora. Ele morreu com 91 anos e naquele tempo (dez anos atrás) era uma idade impossível para muitos. Mas ele não era velhinho não, ficou mal por causa da doença nos últimos anos de vida (parkinson) mas era uma pessoa ativa, que caminhava, paquerava e era muito feliz.
    Sei lá, acho que a idade é coisa da mente. Já vi gente com trinta que parecia centenário.rs
    Bacio per te e boa semana...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cam!

    O gatão da sua mãe (vida longa pra eles dois!) é realmente um retrato dos novos tempos.

    Tenho imenso respeito pelos mais velhos e adoro parar para ouvir as histórias deles. Quando a pessoa está bem lúcida e conserva um espírito crítico, acho mais interessante ainda!

    O título do post é atrativo, fiquei pensando em qtos anos eu teria. Neste momento, sou bem mais velha do que diz minha certidão. Há momentos na vida que exigem tanta seriedade! Ai! Mas acredito que devo buscar mais equilíbrio, porque há aspectos negativos na velhice (claro, na juventude mais ainda).


    Bjs,
    Michelle

    ResponderExcluir
  4. Querida flor,
    saudades...
    Parabéns ao seu padrasto, 80 anos é para brindar muito!!
    .
    Me sinto com menos dez anos, mas o corpo não condiz, rsss
    Sou muito feliz, curto a vida que tenho, cultivo amigos, abraço familia, escrevo e leio o que gosto, não policio meus sentimentos, vivo bem minha flor, graças a Deus. ;)

    lindo dia
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, imagino uma família feliz Cam. Acho que puxei a mamãe, que fará 78 no fim do mês e tem apenas 40% de fios brancos e pele de pêssego. Fiz 51 e dizem, não aparento a idade, que sorte. Pretendo voltar a nadar no ano que vem, já que nesse semestre ainda estou atarefado

    Mas o importante e sentir-se internamente jovem, sempre

    Boa semana

    =)

    ResponderExcluir
  6. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    CAMILLE
    MUCHAS FELICIDADESSSSSSS

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  7. Que ele viva muito, e possa ser feliz cada minuto de sua existência.
    Idade?
    O que ela significa?
    Nada, perto do que a vida nos apresenta no dia a dia.
    Que como ele, possamos sere felizes e curtir cada momento de nossa vida.
    Beijos em você, e prá ele, sem esuqecer de sua mãe, gatona.

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...