17 agosto 2010

As profissões, os serviços e o valor que damos a isso.


Ando pensando, a gente dá muito valor aos médicos, como se fossem os primeiros da piramide de profissões. Médicos salvam vidas, vemos uma diversidade de seriados americanos onde eles são tratados como heróis. É como se fosse a profissão mais importante de todas. Por um lado, concordo, tenho o maior respeito pelos médicos e a maior gratidão aos meus bons médicos, por que tambem já passei por medicos menos bons. Mas os que que trataram - no amplo sentido da palavra - bem, sou muito grata, muito mesmo. Ja salvaram a minha vida sim. Acontece que ha um outro lado, que me faz discordar do médico ser a profissão mais importante do mundo. Se pensarmos bem, todas as profissões tem o seu grande valor, principalmente quando os profissionais as exercem bem. Se voce é bem atendida na padaria e começa seu dia com um pão quentinho, gostoso, num ambiente sem estresse, isso é bom. Se você faz sua propria comida e é bem atendido pelo moço na feira que oferece os melhores legumes e frutas, ou se voce tem uma cozinheira contratada que faz a comida com capricho, melhorando assim a sua qualidade de vida. Esse profissional, esse prestador de serviços tem ou nao tem o mesmo valor de um médico na nossa vida? Ele esta tratando de que nao fiquemos doente. E assim vai, com professores de ginastica, com massagistas, com o ascensorista que nos da bom dia ou pelo menos, responde ao nosso bom dia, o motorista de taxi que nos leva direito sem dar voltas, tem o seu carro limpinho, para nosso conforto. O mundo é uma correlaçao de pessoas interagindo todo o tempo, e estamos nessa teia enorme de profissões, profissionais, pessoas, energias que sao trocadas todo o tempo. Assim, concluo mesmo que, dependo de uma porção de pessoas durante todo um dia. A minha qualidade de vida depende da capacidade de serviço de muitas pessoas. E vamos vivendo diariametne uma troca, que pode ser boa ou menos boa. Mas que queremos que seja cada vez melhor. E vamos conseguir, se prestarmos atençao nisso. Nessa parceiria que formamos, nessa equipe- mundo- pais- estado--cidade- nosso bairro- nossa rua- nossa casa - nós. Tratemo-nos mutuamente bem, e o resultado aparecerá. Medicos são importantes, muito. Todos são importantes, a partir do momento em que cruzam as nossas vidas. Muito devaneio? Pode ser. Mas acredito nisso. Bjos

11 comentários:

  1. Cam, pois faço coro ao seu devaneio. Penso da mesma maneira. Todos a minha volta são parte integrante do meu dia, e o tratamento cordial recíproco pode operar maravilhas no nosso sistema imunológico!
    Um beijo recheado de carinho, Deia.

    ResponderExcluir
  2. Devaneio NENHUM, Cam. É isso aí mesmo. Penso nisso todos os dias, invariavelmente.

    Bjs,
    Michelle

    ResponderExcluir
  3. Nada de devaneio, tudo muito real e importante. penso que todos deveriam ter esta consciência, certamente o mundo seria melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O valor é proporcional a nossa necessidade. O profissional da medicina tem o poder de salvar vidas, assim como bombeiros, policiais, porém ele não está arriscando a própria vida. Valorizo muito o profissional que arrisca a própria vida em função do outro, coisa que nossa sociedade não faz. A falta de respeito com a própria profissão é que a faz ser desvalorizada e lógico, afora a competência, vou escolher aquele que cumpre sua função com carinho e sorriso no rosto. Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você.
    É uma questão de a gente "perceber" o outro. Faz toda diferença.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço todos os dias, as pessoas que aparecem no meu caminho.
    Você é uma delas, é importante prá mim, me faz agradecer por te-la conhecido.
    Que seja assim com todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo08:17

    Que bacana, obrigada Aninha. E tambem sou grata a todos vocês que leem o que eu escrevo, deixam um comentario, a gente se alimenta desse carinho tambem. E ainda troca idéias, sempre.
    Beijos, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Querida, passando para deixar um beijo e desejar um ótimo final de semana! Deia.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Hoje já não aceedito mais nos estereótipos que os pais faziam para seus filhos. Médico, engenheiro ou advogado. Sou engenheiro de formação e num curso na GV minha professora de RH, em suas teses de doutorado nos disse que havia muitos lixeiros que se orgulhavam de sua profissão , por manter as ruas limpas e livres de doenças. Assim como havia executivos, poderosos com salários astronômicos que desejavam ser ajudantes de cozinha e quem sabe um dia cozinheiro, hoje chefes.
    Acho que toda função tem sua importância e calcular seu grau de importância é desnecessária para mim

    Bom fim de semana

    =)

    ResponderExcluir
  11. Que bela reflexão Camille, adorei!
    É isso mesmo, não só os médicos, como todos os que fazem do seu trabalho coisas importantes para a vida da sociedade em geral.
    Por esta razão, cumprimento sempre ou elogio aqueles que têm profissões "invisíveis" neste país. Hoje mesmo, ao passar por um homem que já pintou toda uma casa de um esverdeado claro bem bonito e bem feito e estava agora pintando as grades de branco, dei uma paradinha e disse-lhe que estava ficando lindo seu trabalho. Ele deu um sorriso e agradeceu-me e sei que fiz na sua manhã um pouco de felicidade.
    um super abraço carioca

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...