31 maio 2010

Informação que não é conhecimento. E conhecimento que não é sabedoria. Mesmo assim, seu blog está valendo. Vale tudo.


São cinco para as oito da manhã e tenho que me apressar. Digo, me apressar a me expressar, por que as nove tenho um compromisso, as dez outro e por ai vai mais um dia onde faltam horas para todas as coisas. E talvez por isso também, mais uma vez voltei para a "insonia tardia" se é que não estou confundindo o nome, que é esse fenômeno de dormir e acordar cedo, de madrugada. E aí, no meu caso, começar a fazer alguma coisa. Eu leio, passeio por blogs e de vez em raramente assisto televisão. Por que antes de dormir já adquiri o hábito de fazer o dever de casa, ou da rua: escrevo numa folha de papel sufite todas as minhas obrigações do dia seguinte, para pelo menos dormir em paz as primeiras horas da noite.
Quais são as novidades da madrugada? Alguns blogs e uma revista, a Marie Claire de novo. Só que dessa vez só folheei e vi uma matéria sobre blogs que falam de moda. Show. Muito bom mesmo. Um deles eu já conhecia e tenho o link "The Sartorialist". mas tem alguns outros como o da Tavi Gevinson, a garotinha que cria chapéus e já se tornou uma querida para estilistas como Karl Lagerfeld. O cara é inteligente de procurar talentos na blogosfera e a menina( parece uma adulta em miniatura, como se tivesse nanismo, mas vá lá. Que seja criança ou adulta, é um geniozinho da moda).
Assim, me remeto ao mais recente post da Luma (Luz de Luma) onde há uma polêmica bem interessante: ela havia postado outro dia sobre um blog que fez campanha sobre comentários. Algo do tipo: comente mais nos blogs que você lê. Claro que isso estimula quem escreve a escrever mais. Por que quem posta quer ser lido, senão escrevia um diário e trancava na gaveta, não me canso de repetir. Mas enfim, dessa vez, dona Luma, a maior formadora de opiniao que eu conheço na net, está querendo mais: pede aos blogueiros que utilizem bem essa ferramenta formidável que temos nas mãos- nosso espaço virtual. Chama atenção daqueles que simplesmente colam matérias de profissionais ao invés de escrever suas próprias idéias. ( Que no mínimo coloquem a fonte, digo eu, senão é roubo, plágio).
Mas enfim, a Luma quer conscientizar os blogueiros. Puxa, eu também quero, teoricamente. Mas ela tem a coragem de falar, de reclamar, quase de exigir isso. E eu entendo o por que: além de escrever maravilhosamente bem, a Luma é uma apaixonada por essa ferramenta genial, que tem gente que usa como se fosse uma coisa qualquer. Papel higienico de marca barata. Não. A Luma não disse isso, quem está dizendo sou eu. Mal-humorada por que acordei cedo.
E pensa que todo mundo concordou? Não. Eu mesma discordei ferrenhamente. Penso que cada um faz da vida e do blog o que quiser. Acredito mesmo que o blog evidentemente, reflita alguma coisa, ou muita coisa do seu dono. Mal comparando, como um cachorro, que reflete a relação com as pessoas que convive. Uns são ferozes, outros mansinhos, ou carinhosos, roedores, barulhentos, ou até mesmo sem a mínima personalidade. Coitadinhos. Quando isso acontece com um blog, acredito, ninguém vai ler. Será que vai? Eu pelo menos não tenho nenhum link nessa categoria. Detesto matéria requentada. Já adoro ler por exemplo o blog do Rubens Molina, que muitas das vezes comenta algum texto, de preferencia polêmico e ainda, sobre o ser humano em seus mais diversos ângulos. Por que? Ele não está colando um ensaio que pertence a outro escritor, mas descortinando de forma amplamente autoral para nós mortais, o que determinado ensaio trouxe de relevante nas entrelinhas ou nas linhas mesmo. Vale a pena conferir. Basta clicar ali ao lado.
Outro blog e que conheci na madrugada de hoje foi o da Michelle, que pelo que entendi escreve sobre o que vier na cachola, mas escreve muiiiito bem. Com reflexões caprichadíssimas e inteligentes. Dá gosto de ler. Aliás nesse post mais recente, ela brinca com a palavra "saber", que no Português de Portugal, onde mora a moça, tem um signifcado associado a palavra sabor. "Página Pessoal", já linkado ali ao lado. Como também o do MiltonToshiba que praticamente não escreve um ái. Mas mostra através da fotografia o seu jeito de enxergar o mundo. É autoral. Como também são ( para citar alguns) os blogs da Aninha( Meu Jeito de Ser) , da Georgia ( Saia Justa) , da Neuma ( Luz do Sol na Suécia), pessoas que falam muito intimamente de suas familias, filhos, vida cotidiana. Não é preciso dar um show com concatenação de idéias para ter um blog respeitável , criativo e autoral. Basta ser e não se esconder. Mas se quiser usar o blog para se tornar invisivel, para brincar, para escrever sacanagens, também está valendo. Só que eu não vou ler. Tudo bem, não tem importancia para você que não conheço e que gosta de perder seu tempo ou ganhar seu tempo rabiscando ao invés de desenhar. Ok. Para mim não muda nada. Já para a Luma muda. Ela gostaria que você tratasse melhor do seu blog. Desconfio de que ela se preocupa mais com você e gosta mais do seu blog do que eu. E é bem provável que seja isso mesmo.
E aassim vou parando por aqui, por que meu tempo para blogs por hoje acabou. Deixo só a idéia de pesquisa na Marie Claire sobre os blogs da moda, para quem tiver esse interesse. Blogs que estão "causando", ou para ser mais tradicional, chamando a atenção por sua originalidade. Palavra boa para a blogosfera não é? Original.
Noves fora, nada, é isso mesmo. Informação não é conhecimento. É preciso processar idéias, por isso copiar não está com nada. E conhecimento não é sabedoria. Por isso é preciso VIVER e não ter a vergonha de ser feliz, como já diria Gonzaguinha que por sinal foi embora cedo. Mas deixou lindas canções. A gente tem mais é que aprender alguma coisa para poder deixar uma marca registrada também. Concorda? Não? De qualquer forma, sorte para você. Felicidades, anyway. ( fotografia "emprestada" do blog:
unicavoz.wordpress.com/2008/03/)
Lembro mais uma vez sobre o blog da Georgia, alias, acho que vou recortar e colar aqui. Mas o texto é meu mesmo. Espera um minuto. Pronto:
"dia 31 sua resenha entra às 5 da manha"-Recebi este recado da Georgia ( blog Saia Justa) de que no dia 31 de maio, terei a honra de estar mais uma vez participando do blog "O Que Elas Estão Lendo" da Georgia e da Flávia, onde tem sempre uma mulher "descolada"- que bom estar incluída nesse grupo- dando sua opinião sobre um livro que leu. É uma maneira ótima de se atualizar quanto aos livros que estão no mercado, saber se vale a pena ler ou não, de acordo com seus interesses, através dessas opiniões. Eu estarei falando sobre o último livro da trilogia Millennium de Stieg Larsson. Convido vocês para conhecerem esse blog http://www.elasestaolendo.blogspot.com/ e tb lerem a resenha que escrevi. Obrigada a Georgia e a Flávia por terem me chamado. E também a vocês por atenderem o meu convite. Beijos, Cam

10 comentários:

  1. Nossa Cam, que exagero, facilidade virou autoral. Mas mesmo assim, muito obrigado, você é muito gentil. Quando fiz o blog, tinha aulas de pintura e postava o dia a dia das aulas e elaborava artigos sobre artes. Percebi que, além de dar trabalho, ninguém estava disposto a lê-los. Pensei em voltar ao fotoblog, mas com um celular com câmera e banda larga, as coisas se simplificaram para mim. No início o blogger não aceitava posts com fotos, então adotei o flickr que uso até hoje. Então as fotos são postadas simultaneamente no blog e flikr. Acabei formando duas comunidades.
    Copiei o estilo de blogar da Cora Rónai, jornalista do O Globo http://cora.blogspot.com/ , que vale a pena ser visitado, pois seus textos do Globo são publicados lá também. E ela é especialista em tecnologia, que adoro, mas gostaria de saber fotografar, quem sabe um dia eu tente. Tenho ideias muito singulares e não quero gastar energia discutindo com as pessoas, já que são controversas.

    O Scott Schumann eu visito há muito tempo, gosto dele, do JR Duran http://www.jrduran.com.br/news/ e da Julia Petit http://juliapetit.com.br/category/home/

    Mas quem mostar tudo e não diz nadinha de nada é o Justin R. Saunders do http://jjjjound.com/

    Cheguei agora, passei frio, mas o almoço foi longo e bacana

    A Luma é genial, ô mulherão!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Cam, quando você acorda cedo é um perigo, ahahahahahah!

    Obrigada pela parte que me toca, obrigada pelo carinho e obrigada por sempre nos prestigiar com uma dica de leitura quando te convido.

    Um beijao prá você.

    Boa noite, aqui é trade tô caindo de sono, rs.

    ResponderExcluir
  3. Tô vendo que seu blog te mostra o horário do Brsil. Soma mais cinco horas...aqui já é noite!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21:14

    Ola Georgia e Milton,
    Voces sao super bacanas. Adoro meus amigos virtuais e voces alem de talentosos e inteligentes, pertencem ao grupo ds pessoas que considero meus amigos virtuais,que podem se tornar reais tb.
    Ja a Luma, nao fiquem com ciumes, heheheh,a Luma é a musa inspiradora de todos nos blogueiros, é a mãe de todos, apesar de mocinha. É a mestra dos blogueiros e estou com ela e nao abro ate quando temos uma opiniao diferente sobre alguma coisa. Isso so mostra que pessoas que preferem a democracia como forma de convivencia ainda que virtual, sao mais inteligentes. E isso nos todos, eu voces e somos mesmo. A Luma é superdotada. Eu acho que é sim. O que nao é elogio nem nada. So constatação mesmo.
    Bjos,
    Cam

    ResponderExcluir
  5. Gente, você acorda na hora que eu estou indo dormir, rs
    Sim porque pra mim escrever é uma arte noturna, durante o dia falta-me sossego.
    Quanto aos blogs, não sei o que pensar ao certo. Gosto da Luma e do olhar dela sobre a blogosfera, mas até concordo com você, cada um faz do blog o que quer, mas seria bom se ao fazer isso tivessem um pouco de estilo, não acha? rs
    Bacio

    ResponderExcluir
  6. Camille, eu adoroa LUma. e ela sabe disso.Adoro, admiro. E NUNCA VOU DEIXAR DE APOIÁ-LA, EM NADA.'

    No entanto, nao aderi a essa campanha de comentários por N razoes. Mas a maior delas é que

    PARA TER ALGUÉM NO MEU BLOG dizendo OI; ADOREI SEU BLOG prefiro que entrem mudo e saiam calados.

    Além do que nao sou de fazer nada por obrigacao.
    Acho que, assim como navida real, tem blogs com os quais a gente se identifica. E comenta.
    eu já nao tenho mais blog.Tenho um fotoblog. Os amigos vao lá e comentam minhas fotos. Ainda nao entrei no mundo de APENAS fotoblogs. Mas, sei os dias que recebo mais comentarios.Sao os dias em que publico minhas fotos em dois grupos de fotografias.

    isso me fez evoluir mais na fotografia. È verdade!
    Mas, veja bem...eu nao pedi para ser comentada..Eu fui sendo comentada, aos poucos.
    Até que, hoje, eu poderia me dar ao luxo de publicar minhas fotos e sair de mansinho. E receber dezenas de cometnarios. De pessoas que gostam de minhas fotos..
    Mas, eu continuo visitando CADA UM DELES. Até aqueles que postam uma foto queimada pelo sol e sem nenhuma qualidade. Mas, eu visito cada UM.
    No entanto, nao é o que se ver na blogosfera. Tem muito blogueiro que acha já ter atingido o ápice da sabedoria que nenhum valor da a ninguém.Quer apenas comentário.

    desta forma, eu acrescento que, a quem aderir à Campanha que faca o que gostaria que fizessem com eles: COMENTEM!

    Eu nao faco colagens de reportagens, nao colo comentarios...eu escrevo o que eu penso.
    Bjs e dias felzies

    ResponderExcluir
  7. Comecei a pensar sobre comentar em blogs....


    Concordo com O Milton...:

    "Tenho ideias muito singulares e não quero gastar energia discutindo com as pessoas, já que são controversas.
    "

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camille!

    Seus elogios são um doce, obrigada pela gentileza e pela visita. Eu escrevo qualquer coisa, nada que mereça muita atenção. Sua sensibilidade é que é grande mesmo.

    Eu comento tudo que gosto de ler, pronto. Já comentei por gentileza e retribuição, mas sempre volto e se não tiver nada para dizer, não comento. É tão simples... Relax. Sem preso nenhum na consciência.

    Seu dia começou puxado, hein?! Eu também quando acordo cedo sou um foguete, mas às cinco da tarde já estou só o pó... Enfim, tudo tem um preço e o corpo merece cuidados. Por isso, cuide-se.

    Bjs,
    Michelle

    ResponderExcluir
  9. Cam! Mesmo achando que discorda de mim em alguns pontos e entendendo o seu ponto de vista, diria que penso a mesma coisa! Cada blogue na sua linha, o que não gosto é o copia e cola de jornais, sem que o blogueiro expresse sua própria opinião. Daí não será blogue (diário pessoal), será apenas uma pagina a mais na internet. Ah! #euri!! "e Desconfio de que ela se preocupa mais com você e gosta mais do seu blog do que eu. E é bem provável que seja isso mesmo" - É verdade! (rs*) É o meu lado materno exacerbado! Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Camille querida, não sei se o meu blog é autoral, mas como o próprio nome diz, é o meu jeito de ser.
    Não sei escrever coisas que não conheço, falo de mim, de nós, de pessoas próximas, de histórias que tem fundamentos prá mim.
    O que mais gosto nos blogues, é a enormidade de amizades sinceras, e o carinho que recebo e que tenho vontade de distribuir.
    Aqui, fiz um mundo de amigos, e tenho recebido muito amor.
    Você é o exemplo vivo disso.
    Beijos.

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...