29 maio 2010

Na Festa de Babette.


Outro dia aprendi a fazer diversas coisas especiais. Uma delas, preparar codorna e galinha d´angola. Aprendi salmão curado e um pão com pingos de chocolate e passas ou ameixas secas, inacreditável. Eu gosto de cozinha, de aprender, de preparar e alguém comer s gostar. Acho que me sentiria bem como cozinheira. Nao na "casa de família", fazendo o arroz e feijão da madame. Mas em algum lugar bacana, sei lá, num sitio com lago e patinhos e uma grande mesa para a família e os amigos. Tenho esse sonho há muito tempo.
Uma vez conheci um lugar assim, a caminho de Petrópolis ( Estado do Rio de Janeiro), um casal morava num sitio e os "iniciados" apenas, conheciam. Como minha amiga Celina- que tb gosta de fazer suas receitinhas-que me levou lá. Depois fomos mais duas vezes. Eu, ela e nossos filhos. Naquele tempo eu tinha um menino e elas duas meninas. Eles brincaram na piscina e nos passamos horas vendo o tal casal preparar a comida. E almoçamos todas as vezes pratos deciliciosos. É um dom isso, saber fazer comidas inesquecíveis, saber receber as pessoas no seu ambiente. Com certeza.

Mas o fato é que hoje eu não tenho tempo de ficar mexendo com cozinha, me distraindo com isso. Minha vida esta meio sem espaço para distração. Estou resolvendo uma montanha de problemas de uma loja que se Deus quiser vai deixar de ser um carma e se tornar uma coisa boa. E enfim, deixa para lá. Comecei a escrever para pensar em coisas boas.
E você? Se atrave na cozinha para fazer alguma receita, além de miojo ou fritar ovo? Ja vi um monte de posts sobre geléias e outras coisas mais preparadas pelas pessoas da blogosfera. A Zany, nossa presidente do Amapá, é uma exímia cozinheira pelo que ja vi nos posts. O Milton Toshiba faz umas receitas show também. Ja vi a Aninha com as tais geléias. E você? O que sabe fazer entre quatro paredes e um fogão? (na foto: codorna em cima de shitakes e outras cositas. Foto by me)
"dia 31 sua resenha entra às 5 da manha"-Hoje recebi este recado da Georgia ( blog Saia Justa) de que no dia 31 de maio, terei a honra de estar mais uma vez participando do blog "O Que Elas Estão Lendo" da Georgia e da Flávia, onde tem sempre uma mulher "descolada"- que bom estar incluída nesse grupo- dando sua opinião sobre um livro que leu. É uma maneira ótima de se atualizar quanto aos livros que estão no mercado, saber se vale a pena ler ou não, de acordo com seus interesses, através dessas opiniões. Eu estarei falando sobre o último livro da trilogia Millennium de Stieg Larsson. Convido vocês para conhecerem esse blog http://www.elasestaolendo.blogspot.com/ e tb lerem a resenha que escrevi. Obrigada a Georgia e a Flávia por terem me chamado. E também a vocês por atenderem o meu convite. Beijos, Cam

7 comentários:

  1. Cam, a foto da xícara de café foi no VCafe, da Livraria Cultura do Conj. Nacional e foi tirada com o iPhone, que tem câmera bem fraquinha. Como não tenho assuntos, tiro as fotos e envio por email.
    Gostaria de saber cozinhar e acho que não deveria ter parado com minhas aulas de pintura. Estava indo bem, já era um bom copista e já estava criando emu estilo. Mas quando quis fazer aquarelas, não sei o que houve com minha disciplina, travei e larguei tudo. Meu professor, Renato Pinto, artista catalogado, restaurador (MASP, Pinacoteca) e com obra na Pinacoteca dizia que eu levava jeito, mas ainda estou travado. Passava o dia no atelier e fiz cópias de 70 horas. Essas cópias serviam apenas para treinos e estava começando meus processos criativos. Acho que pus algumas fotos no Facebook.

    Bom fim de semana para vocês

    bj

    ResponderExcluir
  2. Camille, casualmente lá no
    http://jardinsdeumaalmaeterna.blogspot.com/
    o meu blog pessoal tenho um conto/receita,rsrsrs
    acho que vais gostar.
    Cozinho sim, mas como é todos os dias, fica cansativo e não dá vontade de inventar pratos especiais.
    É o arroz com feijão de sempre, e do qual morro de saudades quando viajo e fico uns tempos sem a comidinha caseira,rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Peixe assado, sem terror.
    O peixeiro já limpou.
    Passe uma aguinha, tempere com sal, gengibre ralado, pincele com manteiga e embrulhe no alumínio.
    O resto você sabe.
    Uma amiga japonesa me ensinou.
    Bon Apetit.

    ResponderExcluir
  4. Cam, obrigada pelo carinho, pela referência e pela inspiração. Você é dez!!Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. A Zany faz coisas deliciosas mesmo. Eu já provei e aprovei.
    De vez em quando eu acerto também.
    Beijos e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Camille!

    Eu adoro cozinhar e tenho até um blog com várias receitinhas - se quiser se aventurar passe por lá: http://saboresearomas.wordpress.com

    e depois me conta o que achou, Ok ?

    Estou lendo o primeiro livro da trilogia Millennium e estou gostando muito. Vamos ver se crio coragem para ler os outros 2. (rs)

    beijos menina, take care e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Camille.

    Sua madrugada é minha manhã. Estava trabalhando conectada quando vi seus comentários no jANELA. Engraçado isso, não? Você aí sem dormir lendo meu texto e eu aqui já acordadíssima em outro momento. A diferença entre nós é de 4 horas, aqui amanhece 4 horas antes daí.

    Olha, foi uma sensação agradável ler seus comentários. Agradeço a leitura atenciosa e a sensibilidade da sua opinião. Foi um prazer receber sua visita.

    Sobre cozinhar: adoro! Embora quem me conheça duvide que eu goste. A velha mania de colocarem rótulos nas pessoas, muito chato.

    Gosto de receitas novas e práticas, mas acho que toda receita fica fácil depois que você vai adentrando no universo culinário... Comigo aconteceu isso, um cogumelo que antes era exótico, de repente virou personagem do dia a dia.

    Ainda não postei um receita inteira, porque sou detalhista e acho que tem tantos "pulos de gato" no meio que me julgo incapaz de repassar todos. Só não digo que nunca o farei, devo publicar alguma coisa algum dia... Antes, apetecem-me outros assuntos.

    A foto do "prato" está linda. No quesito "apresentação" você caprichou! Tem gente que não liga, mas acho importante o visual do prato. Comemos também com o olhos, não é?

    Um abraço,

    Michelle

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...