27 março 2010

Será que o Big Brother é de verdade ou é apenas um jogo de xadrez pela audiência?




Comecei a assistir esse Big Brother 10 do início. Acabo que faço isso toda vez. Vejo o primeiro "capítulo" e quando chega nos finalmentes volto a assisitir. E claro, sempre fico pensando se é tudo combinado ou não. Se é um jogo dos participantes simplesmente ou é um jogo do Boninho e equipe, para conquistar mais e mais audiência?

Não me lembro de ter contado aqui,mas quando existia o "Baú da Felicidade" do Silvio Santos, minha avó era assídua compradora de carnês, que era como a coisa funcionava. Até o dia em que funcionários do ´"Baú" bateram na porta dela dizendo que a cidade de Niterói, onde ela morava, precisava ganhar um carro por causa do marketing deficitário no local e que então iam premiá-la, bastava que ela pagasse umas prestaçõeszinhas a mais para ser contemplada. Minha avó ficou super magoada, botou os caras porta afora e desistiu dos carnês-roubalheira. Descobriu que era tudo faz de conta. E acreditar naquela historinha toda para ela era muito mais importante do que ganhar ou não um carro, por que aliás ela já tinha o dela.

Hoje a gente imagina que é tudo uma manipulação só, esses BBBs, e mesmo assim assiste e torce. A cabreirice vem do fato de que observando bem, dá para prever resultados. Os próprios BBBs dão a deixa. Outro dia mesmo, a loura Fernanda disse: "se eu ganhar a liderança indico você Dicesar( o rapaz drag queen), para que os três amiguinhos( os oponentes do momento) sejam obrigados a votar entre eles". Boa estratégia. E ela, claro, ganhou a liderança. Mas a fala dela já coincidia com aquilo que melhor se encaixaria para um ibope alto, uma disputa boa. Para quem não assiste estou falando grego. Mas o que importa é: somos enganados o tempo todo ou os reality shows são reais e não dirigidos, com script e tudo o mais para serem espetáculos mais interessantes?

Imaginando como uma Poliana, que aquilo tudo é verdade verdadeira, votaria em Fernanda para ganhar o prêmio dessa vez. Ela é mulher, bonita e dentista. Além do mais é boa atleta, jogou aparentemente limpo e todas as vezes que venceu uma competição foi para ajudar alguém. Até na primeira cena do programa, quando quem ganhasse uma prova de resistencia, faria um ex-BBB adentrar de novo no programa e ela foi a vencedora, estava lutando pela entrada de uma miss mega chata, a tal da Joseane que só ficou uma semana. Mas o que valeu foi o esforço da Fernanda, sempre boa colega. É o que passa pelo menos. Depois o fato ser mulher e hetero também causa algum tipo de problema: se o voto do publico tem valor, a preferencia dos votantes vai sempre para um homem, ou se for mulher, tem que ser feia e pobre. Por que as bonitas já "vão ganhar dinheiro posando na Playboy". Que mentalidade. Assim a vitória da Fernanda é a superação desse tipo de preconceito: mulher, hetero, bonita e bem sucedida não serve para ganhar, só para rebolar, enfeitar e trazer audiencia durante a temporada.

Entao é isso, só para relaxar quanto ao post abaixo, mudei de assunto e voto em Fernanda. Mas para presidente, voto mesmo é no Fernando, o Gabeira. Espero que ele entre na disputa presidencial e que dê um cheque-mate em toda essa vergonha que se passa na politicagem. (fotos encontradas em pesquisa no Google)

8 comentários:

  1. Eu escutei uma história parecida com a da sua avó.
    Cam, o meu email estava incompleto no blog. Já corrigi lá. Mas você tem o meu outro email né? É só me enviar o seu endereço.
    Bjks e bom findi!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camille.
    Faz pouco tempo que comecei a assistir o BBB 10. A Mari Timm vê e eu passei a assistir para trocar impressões com ela. Torço pelo Dourado. Sei que ele é politicamente incorreto, além de ser um grosso - um bagual durão, intelectualmente limitado. Mas é gaúcho, portanto está absolvido de todos os pecados, segundo determina o Novíssimo Testamento com validade somente para os que tiveram o privilégio de nascer abaixo do Rio Mampituba. (Nós, gaúchos, não somos bairristas. Não temos culpa se o Criador gosta mais de nós do que do restante da humanidade).
    ***
    Gostava do Gabeira antes da guinada à direita (fica difícil resistir ao charme dos tubarões depois da meia idade). Na eleição, fico com a Dilma. O mundo é das mulheres.
    ***
    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
  3. Ih! detesto esse tal de BBB, acho baixo demais.
    E nem no Fernando vou votar, apesar de admira-lo.
    Mas não dou mais meu voto para ninguém, no final acabam sendo todos farinha do mesmo saco, todos contaminados co carunchos.
    Beijos.
    Depois conversamos.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:32

    Pra mim é tudo armação mesmo!
    (visitando os amigos da blogosfera depois de longa ausência. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Não acompanho o BBB mas o ano passado tive que assistir, porque precisei escrever um texto sob encomenda e do meu ponto de vista é somente mais uma novela com gente sem formação para tal, que apenas almejam dinheiro, a fama segue em segundo plano, um risco, algo do tipo "Tudo o que vier é lucro". Seguem textos e normas de comportamento e os que assistem, os telespectadores, uns babacas em acharem que ganha, quem eles votam. A Globo segue fazendo a cabeça do povo, manipulando. Viu o nome da nova novela? "Vida Alheia"

    Vou transcrever aqui os meus últimos tweets, que cabem bem aqui

    - Estão alimentando a "Geração de bisbilhoteiros" http://bit.ly/aCMSJM

    - Esses jogos repercutem na sociedade, alimentam desejos, moldam comportamentos e formam opiniões. Brincadeira perigosa!

    - Estamos no meio da 'epidemia da projeção'. Pessoas com desejo de integração, de serem aceitas, de fazerem parte de um todo.

    - Aparentemente, as pessoas pensam ganhar com este deslocamento mas não há verificação da normalidade de nossa individualidade secreta.

    - Estão criando um geração de bisbilhoteiros e antigamente os pais ensinavam os filhos a não bisbilhotar a vida alheia.

    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Olá

    O blog AMIGA DA MODA, quer sua participação no novo sorteio. Tenho certeza que vc gostará de participar. Visite o blog e confira. Aproveite para fazer sua inscrição.A Kinha está esperando por você...
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Cam, TV é isso, pura manipulacao. Sempre foi e sempre será. Aqui também temso Big Brother, nunca assisti, acredita? Primeiro porque nao sou muito ligada a TV e segundo esse tipo de programa nao me acrescenta nada, é muita baixaria pelo que vejo nas propagandas.

    Bjao

    ResponderExcluir
  8. Cam, mesmo sendo mentira ou verdade(quem sabe lá?a curiosidade matou o gato..e sempre, vamos dar uma espiadinha?
    kkkk
    nao adianta mentir, nao é mesmo?
    Já para votar..Acho que vou de Dilma...

    bjs e dias felzies

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...