09 julho 2009

Paula e A Casa dos Espíritos

Durante uma semana li o livro "Paula" de Isabel Allende. Como o "A Soma dos Dias" é uma biografia, mais do que a descrição do sofrimento de ter uma filha com a vida se esvaindo. O livro prende o leitor, com uma colagem de fatos engraçados, bizarros, políticos, poéticos, que fazem parte da vida de qualquer pessoa vivida, viajada, cheia de imaginação. Percebe-se pela maneira de escrever que Isabel é exagerada, aos extremos literalmente. Tipo, ele não sabia nada de Matemática e sabia tudo de Espanhol. Enfim, não me lembro agora uma citação, mas básicamente são exageros que não gosto especialmente. Não gosto do estilo da escrita de suas biografias e acredito que não seja apenas um problema de tradução. O uso excessivo da palavra "devido"- tal coisa não aconteceu devido a tal coisa. Acho feio esse emprego de "devido".
Mas sou chata para essas coisas, não era não, mas agora preciso de páginas e páginas para deixar de lado o estilo do fulano e embarcar na história. Ao embarcar, fica boa, Isabel Allende é uma boa narradora de histórias vividas, exageradas, ou inventadas, que fazem parte de sua biografia. Que aliás, cada um tem o direito de contar o que quiser, como quiser. Não precisa auditoria.
Depois desse livro, fiz nova tentativa de assistir "Casa dos Espíritos". Dessa vez, estava mais envolvida com a autora e consegui ver até o final. Mas é meio confuso. Uma mistura de alguma coisa de ficção, com a situação política do Chile de 73. É precido um manual para entender o filme. Já ter lido uma crítica, enfim.
O mesmo tipo de pé atrás não me acontece ao ler Garcia Marquez ou Simone de Beauvoir, e muitos outros autores queridos. Acho que preciso ler um romance da Allende. Mas de cara, pelas biografias, já sei que ela não está entre as minhas preferidas. Será que é "transferencia"?Dizem que quando a gente boceja na sessão é por que tem alguma coisa de parecido com a problemática que o paciente está trazendo. Pode ser. Mas livro é livro, paciente é paciente. Enfim, vocês veem que sou insistente.
Como não consigo escrever nos comentários de vários blogs, vou deixar os comentários aqui:
TINA(Blue Moon) adorei seu texto sobre o "pecado". Sobre seu comentário final, penso que voce deve insistir no texto, na prosa, cada vez você sai mais da toquinha e mostra sua carinha no blog. É bom te conhecer e você é bonita mesmo.
JAN( Koukla) Jan sua mala é muito "Barbie". E ainda bem que voltou as suas mãos. Tenho uma amiga que extraviou-se sua mala de presentes para a familia ( quem manda botar todos os ovos no mesmo cestonão é?)numa viagem internacional. Recebeu de volta 900 dolares de seguro ou algo assim, nunca mais viu sua mala. Você foi uma sortuda
JENS( Toca) Seus "três patetas" estão de férias? Imagine, uma das cabeças da blogosfera, o Jens. Pateta sou eu que não sei mexer no blog e achei essa forma "moderna" de deixar comentários.
CLARINHA( Brincando com) Acredito que um novo livro esteja chegando por ai. A conversa mudou de rumo e chegou mais perto do amor e da paixão. Penso que é isso: um novo livro que se forma( isso do ponto de vista da leitora aqui, claro)
RUBENS MOLINA- (Tomando Rumo)- 11 de julho, aniversário do Mestre Rubens. Parabéns e muitos anos de vida boa.

5 comentários:

  1. Vc tocou em meus pontos fracos: Garcia Marquez, Beauvoir e Allende...gosto muito deles, tenho quase todos os livros do Gabo, acho que falata só uns 3 para minha coleção, tenho uns 4 ou 5 de Isabel Allende (detalhe eu só compro os dela e os dele em espanhol). E de Simone tenho 3, mas que eu gosto demais...quem eu não consigo entender é o Sartre :P.
    Beijos mil.
    p.s. Tenho o dvd Casa dos Espíritos, gosto muito.

    ResponderExcluir
  2. Adoro auto biografias, todas prendem minha atenção, assim acontece com filmes,mas quando misturam ficção com realidade e se essa é política, aff! danou-se, difícil assimilação, você tem razão.

    Não minha flor, outro livro não...eu me sinto mais madura, mais a flor da pele, porém ficarei somente no blog, obrigada pelo carinho, loviú

    lindo dia flor
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou por aqui. Adorei falar com você hoje.
    Muito gostoso ouvir sua voz, saber que está bem.
    Da próxima vez, nos veremos, nos daremos aquele abraço.
    Um beijão

    ResponderExcluir
  4. Querida, que bom que está bem e com carinho de todos.
    Torço por vc, sempre.
    Eu gostei do livro ' a casa dos espíritos', não li outros livros dela- este nunca lerei- não quero sofrer.
    Minha mãe,q entende do assunto diz que ela tem alguns mto bons, outros não.
    Bjs Laura

    ResponderExcluir
  5. Oi Camille !

    Obrigada pela resposta e pelo incentivo, bom isso.

    Então você aceitou meu conselho e leu Paula? É um ótimo livro.

    Eu não sei o que acontece com os comentários, mas já me disseram que deve ser "culpa" do I.Explorer, mas não posso afirmar. Vou ver se consigo descobrir e depois te conto.

    beijo grande minha querida, cuide-se bem.

    PS: Você é muito querida, sabia ?

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...