15 maio 2009

Isabel Allende. Como eu digo sempre, cada vida vale uma biografia.

Está muito frio aqui em SP. A temperatura baixou muitos graus de repente. Parece até NY, só falta nevar. Que exagero. Mas para quem chegou agora, pouco agasalhada e pega de surpresa depois de um dia intenso, muita preocupação, saúde complicada, sofrimentos mal digeridos e uma supervisão sexta a noite com mais seis ou sete, dá até mesmo para dizer que está um frio de tilintar. É exaustão, fome, tudo reunido.
Vamos ao que interessa: estou com saudades de visitar os blogs, de escrever, trocar idéias, mas me falta tempo, realmente. Hoje me dei conta, mais uma vez e muito sinceramente, que o tempo e a saúde são as coisas mais preciosas que temos. E se pudesse, acho que compraríamos por um bom preço. Com muito mais alegria do que pagamos em um par de sapatos novos. Para não dizer, um carro novo. O meu está uma lata velha. Jamais me dei ao luxo de ter um carro novo bonito e só para mim. Enfim...Pagaria com mais satisfação uma ou duas horas a mais no meu dia, que me permitissem cuidar um pouco de mim, me dar alguma atenção. Me sinto sucumbindo. Ainda.
Assim voltei ao meu antigo "fenômeno": a tal da insônia tardia. Acordo de madrugada e começo a ler. Até pouco tempo eu assistia intermináveis reprises de Friends e de Gilmore Girls. Um dia me dei conta que até de madrugada estava perdendo meu tempo e voltei a dormir.
Mas segunda-feira, num momentinho, consegui entrar na Livraria Cultura. Acostumei com a grande, já não me aborrece que não sejam mais aquelas lojinhas separadas. E comprei... A SOMA DOS DIAS da Isabel Allende. Jamais tinha lido um livro da autora, por absoluta e total antipatia gratuita por ela. Achava-a oportunista por usar o nome de Allende talvez em vão. Pensava que fosse uma charlatã que as pessoas endeusam por que pensam na griffe ao invés de pensar no produto. E a "griffe" Allende, realmente, é do maior respeito.
Não tenho a minima idéia se mudei de idéia quanto a romancista Isabel Allende. Mas comecei a simpatizar com a pessoa dela ao ler sua biografia, essa, A SOMA DOS DIAS. É um livro suficientemente transparente para que possamos ver a mulher neurótica, baixinha e feiosa, latina que fez sucesso no mundo, cheia de vaidades e bota vaidades nisso, que aquilo deve ser uma cobra coral, uma naja, mesmo quando a santinha está querendo enfeitar o pavão.
E aí, acontece um fenômeno engraçado: mesmo não me agradando de todo dela- e quem nos é totalmente agradável a não ser uma obra ficção feita sob medida?-comecei a gostar da leitura. E a me interessar pela vida dela , pela familia dela, pelos amigos. Pelo sofrimento, pelo peso daquela alma, beeem pesada. Ela narra o livro inteirinho como se estivesse falando com Paula, sua filha morta e nome de uma outra biografia da escritora. de sucesso mais estrondoso do que todos os seus romances reunidos, como ela mesma admite, e que eu não tive coragem de ler. Ela que expurgasse o seu luto. Eu não tive a coragem e a solidariedade de compartilhar como leitora, dessa enorme perda.
A SOMA DOS DIAS é um livro que vale a pena. Mostra uma pessoa de verdade, nas linhas e nas entrelinhas. Eu já amo uma biografia, meu tipo de leitura preferido. Especialmente as autobiografias. É fascinante ler alguém falando de si mesmo.
A SOMA DOS DIAS fala da vida como ela é. A começar pelo título. A vida é o que, mais além do que a soma dos dias que passam? E bom ainda quando o vivente consegue perceber os dias que vão passando. E se fosse no atacado, os anos que passam, as décadas que passaram e quem passou nem notou?
Isabel, minha nova amiga, aproveita seus dias. E escreve de um jeito que dá vontade de ler. Quem sabe eu consiga me interessar por um de seus heavy- romances? Ou ver até o final a "Casa dos Espíritos", com aquele alter-ego mais do que perfeito para a Sra Allende, Merryll Streep. Que aliás personifica a avó da autora. Mas nem precisa ver o filme para entender que no fundo é ela. Enfim...Daqui a pouco, hoje quase amanhã, vou dar um rolé pelos blogs. Que saudades de vocês.

20 comentários:

  1. Uia que bela resenha heim?
    Deu vontade de ler e saber mais sobre Isabel Allende.
    Mais o que é mais legal, é quando a gente consegue perceber uma antipatia gratuita por alguém e mudamos isso.
    Tenha um lindo final de semana Camille.
    Aqui em baixo está meio friozinho também.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Menina, aqui no sul começou a esfriar de verdade, mas ainda não é aquele friozão. Que bom que vc está voltando aos poucos e com uma dica ótima pelo visto de literatura.

    bom retorno, menina e muitos beijos1

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito da Isabel Allende, mas só alguns livros em especial: Eva Luna, Inês de Minha'alma, A Lenda do Zorro e Casa dos Espíritos. Tb jamais tive coragem de ler Paula e não o lerei nunca. Agora fiquei com vontade de lê-lo. Agora amo de paixão Gabriel Garcia Marquez, vc já leu a biografia dele? É para babar! Enfim se eu for começar a falar de livros aqui este comentário não terá fim! Gosto muito de vc, cuide-se por favor. Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Cam, eu li dela, Eva Luna e detestei, nao empacou de jeito nenhum.

    Quanto ao filme gostei muito mas nao li o livro e mesmo se me desse um outro livro dela para ler, acho que iria pensar 10 vezes, pois eu a achei super monótona. Ao menos em Eva Luna, ela comecava várias estórias com os personagens e de repente todos somem e vc nao sabe o que aconteceu com eles, e nem com os novos personagens. Enfim, uma enrolacao, ela mesma no livro chega a escrever isso. Li a critica sobre esse livro dela em alemao e todos foram unânimes que ela é uma autora chata demais...

    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Amiga o nome do livro é "Viver para Contar"...eu tenho em espanhol. É boa demais da conta e tem tb Tetê-à-Tetê que fala de Beauvoir e Sartre, vc conhece? É boa demais! Um cheiro e aproveite.

    ResponderExcluir
  6. Ler no meio da noite nao deve ser considerado perda de tempo, mas vc PRECISA descansar minha linda, ou a saude nao melhora!

    Mais uma dica pra mim... OBRIGADA

    ResponderExcluir
  7. Passando só para uma espiadinha. Vim ver se está tudo bem.
    Deixou meu beijo.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada da Isabel Allende, mas sempre "paquero" alguhns livros nas livrarias :)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Querida, eu li Casa dos espíritos é mto bom, depois não a li mais, o Paula andou na minha mão, mas não tive coragem, dizem que é mto bom.
    Veja no meu blog o convite para o livro onde tenho um conto.
    Bjão.
    Tome chá de camolmila antes d edormir, pra mim funciona.
    Elianne-Laura

    ResponderExcluir
  10. Querida, eu li Casa dos espíritos é mto bom, depois não a li mais, o Paula andou na minha mão, mas não tive coragem, dizem que é mto bom.
    Veja no meu blog o convite para o livro onde tenho um conto.
    Bjão.
    Tome chá de camolmila antes d edormir, pra mim funciona.
    Elianne-Laura

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:09

    Bom-dia

    Tempo e saúde... realmente são dois bens preciosos. Eu também ando devendo muitas visitas aos meus amigos blogueiros. Quero dizer que mesmo ausente por muito tempo não esqueço dos amigos da blogosfera. Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Eu também tenho tido pouco tempo para a blogosfera, e queria me dedicar mais a leitura de livros...por aqui esquentou e eu tô adorando. Bjks e tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Camille!

    Querida, faça um esforço e leia "Paula" - é um ótimo livro. Acho a autora corajosa, boa escrotora.

    Espero que as coisas melhorem para o seu lado e lembre-se: o sono é sagrado, não o perca.

    beijos e bom fim de semana,

    PS: Acabou a minha correria, agora volta a rotina. Tem bolo lá...

    ResponderExcluir
  14. amiga qto tempo q vc ñ aparecia no blog, teve problemas com teus endereços então?? que pena.. espero q consiga organiar tudo.. gostei da tua dica em relação à ansiedade, t ô tentando colocar em prática..

    frio, aqui no sul tivemos dias bem gelados, mas esta semana as coisas acalmaram e o calor voltou novamente..

    compartilho com vc sua exaustão, acho q estou quase no meu limite.. adorei teu texto, me vi nele, estou sem tempo para as coisas q mais gostava, acho q com gosto pagaria para ter mais tempo para fazer as coisas q adoro..

    a soma dos dias, gostei dos teus comentários, ñ li o livro, mas fiquei com a maior vontade, vou ver se encontro por aqui para comprar..

    bjks mil e ótimo domingo amiga..

    ResponderExcluir
  15. oi querida flor,
    aqui o frio não chega mas as alergias e gripes estão na ativa, rss
    ainda não li esse livro obrigada pela dica.
    linda semana de paz
    beijos

    ResponderExcluir
  16. O Camille.
    Estás bem acompanhada nas noites de insônia. Gosto de dona Isabel, mas ainda não li A Soma dos Dias, o que vou procurar fazer depois do teu comentário entusiasmado.
    Quanto ao frio, vem pro Sul pra ver o que é bom...
    Ah, também estou comprando umas horas para alongar o meu dia (desde que em suaves prestações).
    Um beijo pra você.
    Pra cima com a viga!

    ResponderExcluir
  17. Não li esse livro ainda e quanto aos outros, todíssimos!! Gosto muito dela!

    Veja que excelente palestra sobre o tema de direitos humanos das mulheres foi concebida pela Isabel Allende:

    http://www.caterina.net/archive/001101.html

    Oras, durma menina!! Quem não dorme direito, o tempo não rende, chega a escassear!

    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  18. cameliadepedra.blogspot.com08:26

    Recadinho para Tina:
    Oi amiga, nao consigo escrever umcomentario no seu blog. Ao clicar aparece uma janela dizendo que nao da para comentar e e preciso fechar. Quero dar os parabens pelo casamento de sua filha e dizer que esses momentos existem e sao dificeis mesmo, quando ficamos felizes de enlutados ao mesmo tempo. Beijos na familia intercional!
    Cam

    ResponderExcluir
  19. Camille, esse probleminha que aconteceu no blogue da Tina, aconteceu também em vários blogues, mas somente por causa do navegador que usa. Usa o firefox ou safari! Deixa o IEca de lado!! (rs*) Beijus

    ResponderExcluir
  20. Cam

    Ja li alguns livros dela e gostei.

    Paula e bem emocional e a filha dela indo embora.

    Retrato em sepia e muito bom.

    Vou ler este, deve ser muito bom.

    Beijinhos

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...